Home broker Clear: como comprar e vender ações e opções

Também conhecido como pit de negociações, o home broker Clear é uma plataforma personalizada da corretora.

melissa nunes perfil
Melissa Nunes

Reestruturado e com novas funcionalidades disponíveis, o home broker Clear segue como uma das alternativas mais interessantes para investidores que desejam atuar na Bolsa de Valores com mais praticidade.

No entanto, com a inclusão de diferentes ferramentas e mudanças na interface, antigos usuários podem estar precisando se adaptar ao novo formato da plataforma, enquanto os interessados podem ter dificuldade em acessar todos os recursos.

Continua após a publicidade

Pensando nisso, elaboramos um guia especial sobre o home broker Clear, com tutoriais para vender e comprar ações dentro da ferramenta, além de trazer mais informações sobre esse recurso.

Conheça o home broker Clear 

O home broker Clear, também conhecido como Pit de Negociações da corretora, é uma plataforma que possibilita a atuação dos investidores no mercado de ações. Por meio da ferramenta, é possível realizar operações de compra e venda de ações, além de outras transações mais aprimoradas na Bolsa de Valores.

Continua após a publicidade

Atualmente, o home broker Clear se tornou um dos nomes mais consolidados do mercado, ganhando o título de melhor plataforma de 2020, segundo o Guia Melhores Empresas de Investimento, do site de avaliações Yubb.

A ferramenta alcançou essa posição após reestruturar seu painel de operações, trazendo novas funcionalidades e uma interface mais moderna, que acompanhasse as inovações do mercado financeiro e das tecnologias que o compõem. No total, foram mais de R$10 milhões investidos na reformulação do site e do aplicativo, disponível para sistema Android e iOS.

Entre as principais mudanças, é possível destacar a inclusão de novas abas de serviço, que trazem novidades para diferentes perfis de investidores. Agora, é possível operar com Day Trade e Swing Trade, em categorias diferentes, permitindo que o cliente visualize a analise seus ativos preferidos por meio de gráficos e relatórios.

Novas abas de suporte, como a Estratégia de Opções, expandem o conhecimento do investidor no mercado, permitindo a análise de estratégias de investimentos que otimizem os seus resultados.

Continua após a publicidade

Ainda, o novo serviço de Operações a Termo aumenta as possibilidades de compra e venda de ativos com liquidação futura, sem a necessidade de possuir capital no momento da compra.

Grande parte dos serviços são personalizáveis de acordo com as necessidades do perfil de cada investidor, além de investimentos no suporte e na assessoria.

Atualmente, o home broker Clear conta com 2 milhões de clientes cadastrados, sendo 50% ativos, ou seja, que compram e vendem ativos por meio da plataforma.

Como usar o home broker da Clear?

Muitos investidores interessados em começar a atuar no mercado de ações procuram plataformas que possibilitem essas operações, como o home broker Clear. No entanto, podem ter dúvidas sobre como utilizar as ferramentas sendo iniciantes, ou mesmo usuários antigos que estão se adaptando às novas formulações do site.

Continua após a publicidade

Por esse motivo, vale a pena conferir alguns dos passos mais importantes para acessar as funcionalidades básicas da plataforma, e realizar transações na bolsa de valores.

Confirme o seu perfil declarado

O primeiro passo para utilizar o home broker Clear é responder o questionário Suitability. Trata-se do perfil de risco do investidor, que pode ser:

  • conservador;
  • moderado;
  • agressivo.

O usuário tem a liberdade de declarar o seu perfil da maneira que se identificar. No entanto, para realizar operações no mercado de ações, é necessário ter o perfil adequado para utilizar a ferramenta.

Nesse caso, o usuário deverá entrar no seu perfil e acessar o menu “Minha conta” e depois “Meus dados”. Nele, poderá encontrar a aba de “Suitability” e confirmar se a opção está em Agressivo. Esse é o único perfil que permite o uso do home broker Clear, como você pode ver abaixo.

Continua após a publicidade

página de suitability

Para alterar o perfil, o usuário deverá clicar em “Questionário” e preencher o formulário que realiza a mudança.

A seguir, veja mais detalhes sobre as principais operações do home broker Clear:

1. Como comprar e vender ações no modo Day Trade

As operações de Day Trade são caracterizadas pela compra e venda de ativos em um mesmo dia. Essa é uma estratégia mais arriscada e só deve ser utilizada por quem já tem os conhecimentos necessários para operar nesse modo.

icon

Atenção

Se você pretende apenas comprar ações para manter em carteira ou fazer operações de trade mais longas, utilize o modo Swing Trade, que tratamos mais adiante no texto.

Na corretora Clear, não há cobrança de corretagem para operações em bolsa e, por isso, muitos escolhem essa instituição para começar a investir.

Veja, abaixo, o passo a passo para habilitar essa função no site ao se tornar cliente da corretora: 

Continua após a publicidade

Aloque garantias

Para comprar e vender ações na aba Day Trade do home broker Clear é alocar garantias no seu perfil.

Uma vez que a operação ocorre com alavancagens, é necessário ter esse aporte para possibilitar as transações dentro da ferramenta.

Para isso, basta clicar em “Menu”, localizado no canto superior esquerdo, e selecionar “Garantias”. Em seguida, escolha “Day Trade” e confira as opções de ativos disponíveis para alocar no seu perfil, e a forma que deseja dispor cada um.

página de garantias

As alternativas disponíveis para alocar garantias são:

Realize as ordens de compra e venda

Depois de alocar as garantias necessárias, o cliente deverá abrir a página de Day Trade do home broker Clear, localizado no menu à esquerda.

Continua após a publicidade

modo day trade do home broker clear
  1. clique em “Novo” para adicionar um ativo e digite o código da ação desejada. Clique em “adicionar ativo”;
  2. no centro da tela, você vê o “Book de ofertas“, onde aparecem as negociações mais recentes. Clicando na engrenagem ao lado, você pode alterar para o “Book de metrô” ou “Gráfico”. No ícone à direita, é possível abrir uma nova janela para visualizar os dados de forma maior;
  3. para lançar uma ordem, escolha “Compra” ou “Venda” abaixo, digite a quantidade desejada do ativo e escolha o tipo de ordem. Nas ordens “A mercado” não é possível escolher o preço, apenas nos outros tipos;
  4. a boleta “Fast” permite zerar a posição (encerrar tudo) ou invertê-la. Ao lado, você vê sua posição atual, preço médio, lucro e prejuízo da operação.

Também é possível monitorar dois ativos ao mesmo tempo, como você vê na imagem acima (VALE3 e PETR4).

2. Como comprar e vender ações no modo Swing Trade

Enquanto isso, o home broker Clear também possibilita a compra e venda de ações no modo Swing Trade.

Ele se diferencia do Day Trade quanto a questão do período de fechamento da ordem. Uma vez que o Day Trade opera alavancado, é necessário fechar a ordem até o fim do dia. No entanto, o Swing Trade permite operações de curto, médio e longo prazo.

O passo a passo para comprar e vender ações nessa aba é simples. Primeiro, o usuário deverá acessar o menu de Swing Trade, localizado à esquerda na aba “Menu”. Você verá a tela a seguir:

Continua após a publicidade

página do modo swing trade no home broker clear
  1. comece adicionando a ação desejada, clicando em “Novo ativo“. Digite o código e clique em “Adicionar ativo”. Ele aparece na lista no centro da tela, com a boleta de ordens à esquerda;
  2. na boleta, escolha “Compra” ou “Venda” e o tipo de ordem. Nas ordens “A mercado” não é possível escolher o preço do ativo, e sua ordem será executada imediatamente, pelo melhor preço disponível. Ordens “Limitadas” e “Start/stop” permitem selecionar um preço limite e também a validade;
  3. escolha seus parâmetros e clique no botão “Comprar” (azul) ou “Vender” (vermelho);
  4. abaixo, você encontra a posição atual, isto é, a quantidade do ativo em carteira, bem como poder de compra e preço médio do ativo.

Se quiser, você também pode separar seus ativos em diferentes abas, caso tenha estratégias distintas. Para isso, basta clicar no “+” ao lado de “Novo ativo”.

Depois, é possível visualizar seus ativos em carteira e respectivos dados, como lucro e prejuízo, clicando em “Menu” e “Meus ativos”.

3. Como operar opções no home broker Clear

Enquanto isso, o home broker Clear também traz a nova aba de Estratégia de Opções, que permite montar estratégias personalizadas para cada perfil e executar as ordens de acordo com as definições pré-selecionadas.

Confira o passo a passo para elaborar uma oferta:

Verifique o saldo disponível

Antes de mais nada, é necessário que o usuário verifique o saldo disponível no seu perfil. É possível localizar essas informações clicando sobre o ícone da Clear e acessando o menu “Extrato financeiro”. Nele, o home broker Clear considera os futuros recebimentos, débitos e a soma do saldo total na conta.

Continua após a publicidade

No entanto, é importante desconsiderar ativos e capital alocado como garantia em outras ordens. Dessa forma, poderá confirmar que existe saldo suficiente para seguir com a elaboração da ordem, considerando o valor e o contrato desejado.

Monte sua estratégia de Opções

Em seguida, o cliente deverá acessar o modo de “Estratégias de Opções“, localizado no “Menu”.

página do modo estratégia de opções

Ao entrar na página, poderá acessar todas as alternativas disponíveis para montar a estratégia, podendo optar por operações de:

  • call e put;
  • financiamento;
  • trava de alta;
  • trava de baixa.
icon

Atenção

Vale mencionar que, antes de operar Opções, é preciso adquirir o conhecimento necessário, pois esse é um tipo de derivativo com características próprias e riscos. Portanto, não realize operações em que não entende exatamente o que está fazendo.

Depois de escolher o tipo de estratégia, digite o ativo desejado, a data de vencimento da opção e escolha entre “Call” ou “Put“. Por fim, veja as opções que aparecem na tela e monte sua estratégia.

Continua após a publicidade

exemplo de estratégia com opções no home broker clear

Confira as informações à direita da tela e confirme no botão “Montar“. Com a ferramenta do home broker Clear, o cálculo do spread é feito automaticamente, no menu à direita, com todos os detalhes da operação.

Por fim, basta confirmar a estratégia e acompanhá-la no próprio menu de Estratégia de Opções.


Caso você ainda tenha dúvidas, a corretora Clear oferece um PDF com alguns direcionamentos para o uso da plataforma e diferentes estratégias, que você pode acessar clicando aqui.

Como baixar as notas de corretagem? 

Ainda, o investidor também poderá acessar as notas de corretagem das suas operações feitas no home broker Clear.

Continua após a publicidade

Esses documentos representam o extrato diário das operações no mercado de ações. Com essas notas, é possível consultar o valor financeiro de cada transação em determinada data, além dos gastos com corretagem e emolumentos.

Por esse motivo, é importante ter acesso à essas informações, e o cliente da corretora pode fazer o download das suas notas de maneira prática e simples. Basta acessar o menu à esquerda, e clicar na aba “Extratos”.

Em seguida, selecione o período desejado e faça o download do arquivo diretamente pelo computador.

Outra opção é selecionar “Enviar notas” e definir o mês desejado. O arquivo será enviado diretamente para o e-mail registrado do cliente.

Continua após a publicidade

Ambas as alternativas disponibilizam as notas de corretagem completas, com todos os detalhes de cada operação e seus devidos valores.

Plataformas gráficas disponíveis na Clear

Além do home broker Clear, o pit de negociações diretas, também existem outras plataformas gráficas que operam em parceria com a corretora.

Nesse caso, todas as operações de compra e venda podem ser realizadas em ambas as alternativas.

Atualmente, as plataformas disponíveis são:

  • FlashChart;
  • FlashTrader;
  • MetaTrader 5;
  • ProfitPro;
  • ProTrader Web;
  • ProTrader Desktop;
  • ProfitPlus;
  • Profit Trader Clear;
  • TradeZone;
  • Tryd Pro;
  • Tryd Trader;
  • SmarttBot.

Para contratar qualquer uma delas e ver todos os detalhes, acesse “Minha conta” e depois “Plataformas”. Na tela abaixo, escolha a plataforma desejada e não deixe de ler os termos de cada contratação, além de acessar o manual de uso.

Continua após a publicidade

plataformas gráficas disponíveis na clear

Vale a pena usar o home broker Clear?

Investidores interessados em atuar no mercado de ações vão precisar de uma plataforma especializada nesse tipo de operação, e o home broker Clear pode ser uma alternativa interessante.

Após a sua reformulação, a interface gráfica e as funções disponíveis se tornaram mais modernas e intuitivas para o usuário.

Além disso, existem diversas opções disponíveis para operar com ações, contratos e opções, oferecendo mais autonomia para o cliente.

Dessa forma, em um primeiro momento, vale a pena conferir mais sobre essa ferramenta, uma vez que suas funções são completas e acessíveis para o usuário.

No entanto, muitas transações ainda necessitam de inclusão manual dos dados, o que torna necessária certa experiência do cliente para operar na bolsa de valores. Por isso, o cliente deve avaliar a opção com mais cuidado, e definir se o home broker Clear combina com o seu perfil e se ele possui os requisitos para utilizar o serviço.

Caso tenha certa experiência no segmento, certamente é interessante considerar essa plataforma, uma das mais completas e consolidadas do mercado.

Sugestões de leitura do iDinheiro:

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.