Conta Corrente

Transferência do Caixa TEM Não Caiu, Para Onde Vai o Dinheiro?

Flávio Mariano

Muitas pessoas estão se questionando sobre problemas em relação a transferências feitas com o Caixa TEM. Confira aqui o que pode ocorrer e para onde o dinheiro vai.

Artigo foi originalmente publicado pelo site Conta em Banco que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.

Muitas pessoas estão enfrentando problemas com o aplicativo Caixa TEM, o novo app da Caixa Econômica Federal criado para facilitar o pagamento dos benefícios sociais a todos os brasileiros. O aplicativo está disponível para celulares Android e IOS, e os usuários podem obter informações sobre o Auxílio Emergencial, FGTS, Abono Salarial do PIS, Seguro-Desemprego, dentre outros auxílios e programas sociais.

Pelo app, pode-se receber os benefícios e realizar consultas de saldo, emissão de extratos, pagamentos e transferências para contas da Caixa e também outras, gratuitamente. Há o limite de R$ 600,00 por transação e R$ 1.000,00 por dia. 

Continua após a publicidade:

Milhares de brasileiros optaram por receber o Auxílio Emergencial pelas contas digitais sociais da Caixa, que são movimentadas pelo Caixa TEM. Porém, diversas instabilidades têm sido relatadas pelos usuários, que não estão conseguindo acessar o app com facilidade. Algumas pessoas, após receberem o benefício na conta digital, demoraram até cinco dias para conseguirem efetivamente acessarem o app. E, ainda, estão sendo relatados problemas relativos à transferências. 

De acordo com os usuários do Caixa TEM, as transferências feitas a partir do app estão demorando demais para caírem nas contas as quais se destinam. E, em alguns casos, o dinheiro nem mesmo está sendo creditado nas contas indicadas. Assim, muitos se questionam, para onde o dinheiro vai? Em muitas destas situações, o dinheiro está sendo destinado a contas poupanças, criadas pelos próprios bancos, como está ocorrendo com o Banco do Brasil. Abaixo, saiba mais sobre estas questões. 

Transferência feita pelo Caixa TEM não caiu, o que fazer?

Como mencionado, muitas pessoas estão relatando problemas ao utilizar o aplicativo Caixa TEM. Por exemplo, falhas no acesso, ao gerar o token, problemas ao tentar acessá-lo sem o plano de dados do celular, dentre outras questões. De acordo com a Caixa Econômica Federal, estes problemas estão ocorrendo devido ao grande volume de pessoas que está tentando acessar o app e realizar transações. 

Um outro problema que está sendo muito relatado é a dificuldade de realizar as transferências. Como determinado pelo Banco Central do Brasil, as contas digitais sociais, que são controladas pelo Caixa TEM, devem disponibilizar transferências gratuitas, tanto para a própria Caixa quanto para outros bancos. Porém, este serviço não está sendo disponibilizado da forma correta. 

Muitos usuários não estão nem mesmo conseguindo concluir as transferências. Porém, outros passam por uma situação mais complicada: as transferências estão sendo concluídas, mas o dinheiro não cai na conta que foi indicada como beneficiária. 

Poupança Variação 73
O dinheiro pode ter ido para a Poupança com variação 73, caso a transferência seja feita para o Banco do Brasil;

É importante mencionar que todas as transferências feitas pelo Caixa TEM são por meio de DOC (Documento de Origem de Crédito). Assim, elas podem demorar até dois dias úteis para serem efetivadas, dependendo do horário em que foi feita. Caso a transação tenha sido feita em dia útil, até as 16h59, ela provavelmente será creditada no próximo dia útil. Porém, se foi feita após este horário, apenas no segundo dia útil. 

Entretanto, muitas pessoas estão aguardando este prazo mas, mesmo assim, o dinheiro não está caindo na conta destino. Afinal, para onde vai o dinheiro, se ele foi creditado na conta digital social e ainda não caiu?

Conta poupança automática

O que tem acontecido na maioria das situações semelhantes a esta, principalmente no que se tange aos valores enviados para o Banco do Brasil, é a criação de uma conta poupança. Em alguns casos, mesmo que tenha sido indicada uma conta corrente, o dinheiro vai para uma conta poupança, criada sem a solicitação do indivíduo. Por isso, confira se isto não ocorreu com você, caso esteja nesta situação.

O Banco do Brasil, por exemplo criou a poupança automática com variação 73, para que os indivíduos recebam o Auxílio Emergencial sem que ele seja debitado na conta corrente por possíveis dívidas. Esta poupança terá abertura automática, isenção de tarifa e não possuirá a emissão de cartão, cheques ou ordens de pagamento.

Ainda, uma outra possibilidade é ter ocorrido algum problema durante a transferência, o que está ocasionando um tempo de verificação da transação maior. O prazo de até dois dias dado pelos bancos é apenas uma estimativa, visto que, caso a instituição suspeite de fraudes ou queira verificar as informações de forma mais aprofundada, ele pode se estender.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

27 resposta em “Transferência do Caixa TEM Não Caiu, Para Onde Vai o Dinheiro?

  1. Indiquei uma conta do Banco Brasil e já se foram dois dias úteis,fora o sábado e domingo, e até agora nada,e nem no aplicativo está o valor mais,era para facilitar ficou é complicado.

    1. No meu caso também ainda nenhuma resposta. Gerei boleto do BB fácil, saiu da conta caixa tem mas não caiu na conta do BB.. pior de TD que sem resposta de saber onde foi esse valor. Desde terça feira passada o dia do boleto 21/07. Onde eu consigo resolver isso, alguém poderia me ajudar?.

  2. Realmente é o que está acontecendo,eu fiz a transferência sábado e esperei até hoje terça-feira,porém o dinheiro nao estava na Cc,li este post e fui verificar no meu App e estava em uma conta poupança que não foi eu quem fez,daí só resgatei e passou para Cc. E o Meu banco é o Santander

  3. Continua após a publicidade

    1. fico aliviada de ter visto esse comentario! ja ia ir la na caixa enfrentar filas! hehe. o meu é banco do brasil, e também foi pra poupança. obrigada

  4. Obrigada pelo conteúdo! Já estava pensando pra quem ligar pra resolver isso, mas está na poupança do BB…

  5. Já estava preocupada, graças a este artigo, entrei novamente na conta do Banco do Brasil que tinha feito a transferência e realmente estava lá, conta poupança 73, nem imaginaria, hoje ja era o terceiro dia útil da transferência e nada de aparecer na conta corrente.Aliviada.

  6. Continua após a publicidade

  7. Esse artigo me ajudou muito! Fiz transferência para uma conta do BB e para uma conta do Bradesco e depois de 3 dias não tinha caído em nenhuma. Fui olhar a conta poupança dos dois bancos e estava lá.
    Muito obrigada!

  8. Muito obrigado por esta publicação fiquei aliviada fiz a transferência do meu FGTS do caixa tem pro banco do Brasil só que não entrava de jeito nenhum o dinheiro fui até na própria agência caixa e nada quando vi essa publicação que fui olhar na minha poupança que tem duas variações estava justamente na 73 que eu não uso muito

  9. Continua após a publicidade

  10. Realmente o dinheiro foi para uma poupança que eu nem sabia que tinha no Santander, graças a essa matéria consegui resgatar .

  11. Continua após a publicidade

  12. Conteúdo muito útil, estava preocupada com o resgate do FGTS, e lendo o post entendi o que houve e resolvi. Parabéns !

  13. Acabei de ver e no meu caso também o Santander tinha criado uma conta poupança mesmo eu já tendo. A matéria me ajudou muito.

  14. Muito grata a essa matéria. São informações que todos deveriam ter acesso. Eis o motivo de muitos bancos abarrotados de gente, falta de informações como essa. Muito obrigada. O meu estava na poupança do Satander também, fiz o resgate.

  15. Continua após a publicidade

  16. Sabe informar se os bancos cooperativos do brasil tbm abriu alguma poupança pra depositar , o meu fas 5 dias ainda nao caiu?

    1. OLÁ! Sim, pode entrar em contato com o gerente da conta q recebeu a transferencia… o dinheiro está la, só resgatar.

  17. VERIFIQUE sua Conta Poupança, deve estar la.
    Para quem tem o App é só entrar no MENU CONTA POUPANÇA e fazer a Transferencia para Conta Corrente
    Caso não tenho o App é possivel fazer no Caixa Eletronico.

  18. Excelente Artigo. Graças a ele consegui localizar o dinheiro numa Poupança do Santander depois de 4 dias úteis. Só fazer o resgate. ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *