Comumente, quando algum estabelecimento comercial tenta realizar uma venda, mas ela é negada, muito dos clientes podem se sentir constrangidos pela situação. Porém, para a pessoa que sabe que tem o limite disponível para realizar a compra, a mensagem apenas indica que houve uma falha durante a transação financeira. Neste caso, deve-se tentar novamente realizar a transação pela máquina ou por outros métodos.

Quando a causa do constrangimento é um problema técnico, a responsabilidade é do próprio estabelecimento. Como, por exemplo falha no sinal de internet ou da máquina de cartão. Nestes casos, o empreendedor deve possuir métodos alternativos para realizar uma venda, para que não perca a oportunidade, como por QR Code, venda digitada pelo aplicativo, dentre outras.

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Venda não autorizada

Quando a mensagem “Transação não autorizada” aparece sem justificativa, a responsabilidade é da administradora do cartão de crédito. A administradora do cartão de crédito pode negar-se a realizar uma operação caso ela suspeite de fraude, sendo, portanto, uma medida de segurança. Além disso, se não houver limite suficiente ou a fatura em atraso, ela também pode negar-se em realizar uma transação financeira. 

Se ocorrer um problema operacional, os clientes devem ser comunicados para que saibam com antecedência que não está disponível o pagamento por cartão. Você pode fazer isto através de cartazes na entrada do estabelecimento avisando sobre a situação. Assim, o cliente estará consciente dos meios de pagamento disponíveis na loja.

Saiba como realizar uma venda digitada, caso a sua máquina apresente problemas.
A venda digitada é uma opção para venda não autorizada na máquina de cartão.

Porém, se a mensagem “Transação não autorizada” aparecer, lembre-se que a máquina não revela o motivo do problema. Assim, seja bastante gentil para evitar constrangimentos do consumidor.

Se o seu negócio for uma restaurante ou bar, e cliente já houver consumido, é importante que você tenha habilidade de negociação para combinar com o cliente o pagamento futuro. Ambos devem agir com boa-fé para manterem a credibilidade, tanto como cliente, tanto como fornecedor. Se algo acontecer com algum cliente, lembre-se que não poderá reter documentos pessoais (RG, CPF ou CNH).

O importante é que o cliente não saia de forma algum constrangido, irritado ou receoso. Para conferir se o problema é na máquina, tente passar alguma quantia, baixa, no seu próprio cartão ou de um amigo. Caso tenha se certificado de que o realmente a falha é na máquina, é importante que tenha alternativas para se realizar uma venda.

Primeiro, sempre pergunte ao seu cliente se ele possui dinheiro em espécie para facilitar a situação. Não seja rude ou impaciente. Caso o cliente não possua, tente oferecer a opção de pagamento digitado pelo aplicativo, transferência ou mesmo por QR Code.

Como realizar uma venda sem a máquina?

Caso o seu problema seja com a máquina de cartão, e não com o cartão do cliente você pode tentar uma alternativa de venda. Algumas máquinas de cartão oferecem algumas facilidades que podem te salvar em um momento como este. Um opção disponível para vendas sem cartão é fazer a venda pelo aplicativo.

A primeira coisa a fazer é baixar o aplicativo da empresa da máquina de cartão que você trabalha. Se você usa a Moderninha, poderá baixar o aplicativo Pagseguro Vendas na Google Play ou Apple Store. Se usa as máquinas da Cielo, você pode baixar o aplicativo Cielo mais na Google Play ou Apple Store. Outras empresas como a Getnet, iZettle e Sipag também possuem muitas facilidades. Consulte diretamente com elas.

Após fazer o download do aplicativo, entre com seu login e senha. Digite o valor da venda, selecione a forma de pagamento, digite os dados do cartão e conclua a venda. Lembre-se que as vendas realizadas pelo aplicativo, de maneira geral, estarão disponíveis apenas após 30 dias. Porém, é importante consultar os detalhes do plano que você contratou com a sua empresa de meios de pagamento eletrônico.

Existem também outros métodos de pagamento. Você pode perguntar ao cliente se ele não possui dinheiro em espécie, ou oferecer a opção de transferência. Outra opção atual é também a o pagamento por QR Code, que é possível para quem possui aplicativos mais modernos.

Este é um problema relativamente comum, e que pode ser um problema tanto do estabelecimento, quanto do cliente e da administradora do cartão de crédito. Por isso, não se assuste se algo assim acontecer com você. Lembre-se de tratar com gentileza o seu cliente e resolver a situação de maneira pacífica.

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