Empreendedorismo

Trabalho home office: Como iniciar sua jornada através da internet?

Karina Carneiro
Karina Carneiro
trabalho home office
O trabalho home office tem algumas vantagens, mas também muitos desafios. Veja as dicas que separamos para você neste post e aproveite.

Trabalho home office: Tudo que você precisa saber para começar

O trabalho home office está tornando-se uma alternativa interessante para empresas e profissionais de diversas áreas de atuação por conta de suas vantagens.

Além da praticidade, esse modelo também pode trazer redução de custos, maior comodidade na execução de tarefas e até bem-estar dos colaboradores.

Continua após a publicidade

No entanto, é preciso investir em uma adaptação adequada se você quiser ter um trabalho de qualidade, sem distrações, atrasos, e principalmente, sem prejudicar sua saúde.

Sendo assim, o iDinheiro preparou um guia completo sobre o trabalho home office. Veja tudo que você precisa saber para se dar bem nesse modelo de atuação.

Continua após a publicidade

Home Office: o que é e como ele funciona?

Apesar da tradução literal do termo ser “trabalho em casa”, no Brasil, o home office define qualquer trabalho realizado em um espaço alternativo. Ou seja, fora da empresa ou do escritório. 

Dessa forma, pode ser feito em um parque, uma lan house, em uma cafeteria ou em casa.

Por isso, é mais comum associar o trabalho home office como remoto ou à distância. Inclusive, é como esse modelo funciona.

De forma geral, trata-se da produção de atividades relacionadas ao trabalho fora do ambiente da organização, mas com uma infraetrutura mínima que permita a conexão e envio de dados.

Continua após a publicidade

Podem ser rotinas simples, entrega de relatórios, produções auxiliares ou mesmo o cumprimento de funções importantes, tudo a distância.

Apesar da prática já ser uma realidade em diversos países e setores, o trabalho home office ganhou força nos últimos anos.

Dados sobre o home office nos dias de hoje

Por conta da pandemia global de coronavírus em 2020, que obrigou o isolamento social, milhares de empresas adotaram o trabalho remoto como alternativa temporária e, algumas, em caráter definitivo.

Segundo pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e divulgada pela Agência Brasil, cerca de 46% das empresas entrevistadas adotaram a estratégia de serviço remoto durante este período.

Continua após a publicidade

Apesar das dificuldades iniciais, 34% planejam manter parte do quadro de funcionários a distância, e 29% desejam implementar o modelo para toda a empresa.

Enquanto isso, outra pesquisa divulgada pela mesma agência, em julho de 2020, mostra que os profissionais estão satisfeitos com o trabalho home office.

Nesse sentido, cerca de 70% dos funcionários desejam exercer suas funções remotamente no futuro.

Logo, é possível afirmar que o home office é uma forma de trabalho popular, e que a tendência dos próximos anos é que esse formato ganhe ainda mais força.

Quais áreas podem ser exploradas nesse meio de trabalho?

Mesmo que o trabalho home office apresente uma série de benefícios e facilidades, não são todas as áreas que podem se adaptar a esse modelo.

Continua após a publicidade

Alguns segmentos são mais simples de desenvolver funções de forma remota, como é o caso das áreas administrativa, design e comunicação, que obtêm resultados positivos.

Aliás, isso inclui empresas que desenvolvem trabalho de escritório, como consultoria, análise de dados, execução de relatórios e assistência.

As áreas financeiras, como escritórios contábeis, também já estão explorando esse meio de trabalho.

Além disso, setores de vendas, como marketing e lojas, já podem executar suas operações em espaços alternativos, sem a necessidade de atuação presencial.

Os campos da tecnologia em geral, também se adaptam bem ao home office, uma vez que suas ferramentas de trabalho são, em sua maioria, no ambiente digital.

Continua após a publicidade

Por outro lado, negócios como indústrias e que precisam de uma produção operacional têm mais dificuldades para usar o home office.

No entanto, a pandemia do coronavírus, em 2020, mudou essa perspectiva. Um estudo realizado pelo Centro de Pesquisa Econômica Europeia (ZEW, na sigla em alemão) mostra que 50% das empresas do setor manufatureiro pretendem manter o serviço remoto ou em escala híbrida.

Essa é uma das diversas alternativas que as indústrias possuem para aderir ao trabalho home office e todas suas vantagens.

Quais as principais vantagens do trabalho home office?

Um dos principais motivos que tornaram o trabalho home office tão popular são os benefícios que ele proporciona, tanto para a empresa quanto para o empregador.

Continua após a publicidade

Confira agora os principais benefícios de trabalhar em casa.

Praticidade e conforto

Certamente, praticidade e conforto são duas das maiores vantagens do trabalho home office.

Afinal, é possível atuar em parques, cafés, durante uma viagem e em casa. 

Dessa forma, não é preciso enfrentar o trânsito ou transporte público, fazendo com que você consiga otimizar seu tempo, e acabe com a necessidade de se locomover para o trabalho.

O funcionário pode realizar suas funções em um lugar confortável, sem precisar usar uniformes ou ficar no escritório o dia inteiro, por exemplo.

Flexibilidade

Com a possibilidade de trabalhar em casa, ou em outro espaço alternativo, o profissional também conta com maior flexibilidade em sua rotina.

Grande parte das empresas que adotam o trabalho home office estabelecem um determinado número de horas a cumprir.

Continua após a publicidade

Assim, o colaborador tem a liberdade de executar todas suas atividades no período que melhor atender suas necessidades.

Inclusive, a flexibilidade de horários é um dos principais motivos que levam profissionais a se tornarem autônomos ou trabalharem em casa, por exemplo.

Aumento da produtividade

Muitos funcionários relatam aumento da produtividade quando trabalham no home office.

Nesse sentido, uma pesquisa do Instituto DataSenado divulgada pelo portal G1 mostra que 41% dos entrevistados afirmam que seu trabalho rende mais nessa modalidade.

Isso se deve a vários fatores, como a flexibilidade de horários, que proporciona maior disposição para as atividades, e a comodidade de não ter que ir ao escritório todos os dias.

Continua após a publicidade

Principais desvantagens do trabalho home office

Por outro lado, é preciso ficar atento para alguns pontos menos positivos do trabalho home office.

Descubra, a partir de agora, as principais desvantagens desta modalidade.

Concentração

Enquanto trabalhar em casa ou lugares alternativos proporciona maior disposição e conforto, também pode trazer dificuldades para concentração.

Isso pode se dar por distrações familiares, especialmente funcionários com filhos pequenos.

Sem contar o fácil acesso a aparelhos eletrônicos, como a televisão, o celular ou até mesmo a cozinha e o desejo de comer à toda hora.

Por isso, podemos dizer que, se você não estabelecer uma rotina extremamente organizada e equilibrada, as chances de distração durante o horário de trabalho podem ser muito maiores do que no ambiente corporativo tradicional. 

Continua após a publicidade

Menor acesso a ferramentas de trabalho

Empresas e escritórios possuem uma estrutura especializada para atender todas as necessidades de trabalho dos funcionários.

Não apenas máquinas, mas também sistemas, plataformas e programas que facilitam a execução das atividades.

Com o trabalho home office, muitos funcionários perdem o acesso a essas ferramentas e facilidades, como uma internet mais rápida. Isso pode dificultar a produção, ou mesmo prejudicá-la.

Falta de rotina

A flexibilidade de horários e liberdade para definir a ordem das atividades a serem cumpridas pode levar a falta de rotina.

Continua após a publicidade

Isso influencia na perda de produtividade e maiores chances de distração durante o trabalho home office.

Além disso, também pode prejudicar o rendimento e a entrega de projetos, por exemplo.

Se consideramos, ainda, seus efeitos no organismo e saúde dos colaboradores, a falta de rotina ou uso de telas até tarde da noite pode impactar no metabolismo, repouso, nível de atenção etc.

Quais as características mais importantes para conseguir trabalhar em home office?

Para aproveitar todas as vantagens que o trabalho home office traz e otimizar o serviço, as empresas e os funcionários precisam se adaptar a esse modelo.

Por isso, é importante contar com algumas condições fundamentais que auxiliam na execução apropriada de todas as atividades remotas.

Continua após a publicidade

Descubra nesta lista algumas das principais características para conseguir executar o seu trabalho à distância da melhor forma possível.

1. Acesso a tecnologia

É fato que a tecnologia permitiu o crescimento do trabalho home office, especialmente nos últimos anos.

Desta forma, é importante que todos os funcionários possuam acesso às modernidades e ferramentas adequadas para a execução do serviço, seja ele de curto, médio ou longo prazo.

Com a demanda atual do mercado, apenas um computador com boa internet acaba não sendo o suficiente. 

Continua após a publicidade

Muitas vezes, é preciso contar com softwares e  plataformas necessárias para a execução de todas as atividades.

Caso o colaborador não tenha condições de cumprir a jornada de trabalho remoto, é responsabilidade da empresa fornecer acesso a todos os recursos necessários para o desempenho das funções de trabalho.

2. Comunicação eficiente

O trabalho home office permite que todos os colaboradores trabalhem à distância, em suas casas ou em lugares de sua preferência.

No entanto, isso pode prejudicar a comunicação da equipe como um todo. Assim, é essencial que a empresa adapte um sistema de interlocução eficiente.

Continua após a publicidade

Nesse sentido, existem diversas plataformas para divisão do trabalho em equipe, programas de chamada em vídeo e canais de mensagens.

É essencial que a empresa ou escritório que adote o home office possa estabelecer uma comunicação contínua e operativa com os funcionários.

Uma alternativa eficiente é criar um grupo de WhatsApp para o grupo ou integrar todo o time em uma plataforma de comunicação interna, como o Slack ou o Google Chat, por exemplo.

3. Rotinas de entrega

Para que o trabalho home office funcione corretamente, a empresa precisa estabelecer rotinas de entrega de projetos.

Continua após a publicidade

Apesar das atividades remotas proporcionarem uma maior liberdade de horários e prioridade de tarefas, os funcionários podem perder prazos importantes, caso não estejam devidamente organizados.

Sendo assim, é fundamental manter determinadas rotinas, para beneficiar os colaboradores e a própria organização.

Como montar uma boa estrutura para que o trabalho home office possa funcionar?

Enquanto a empresa precisa se adaptar para o trabalho home office, os colaboradores também podem montar estruturas que sejam eficientes para sua produtividade.

Veja como estabelecer um espaço confortável e proveitoso para exercer suas funções.

Trabalhe em um ambiente tranquilo

Essa é uma das principais recomendações para quem quer trabalhar home office, ou seja, ter um local tranquilo para executar as atividades com tranquilidade e aumentar a concentração, tenha um ambiente tranquilo.

Continua após a publicidade

Isso significa estar longe de distrações, barulhos ou conversas.

Se for trabalhar em casa, separe um cômodo apenas para seu serviço, com todos os equipamentos necessários. Por exemplo, um escritório ou quarto separado.

Caso opte por um espaço alternativo, como uma praça, garanta que tenha acesso a tudo que precisa.

Evite lugares barulhentos ou com elementos que possam te distrair mais facilmente.

Atente-se para a ergonomia

Dê preferência para um ambiente arejado, com boa iluminação e escolha móveis ergonômicos para que você não sobrecarregue sua coluna, visão etc.

Evite distrações

Por mais que já tenhamos falado sobre isso anteriormente, e se torne de certa forma redundante, é essencial evitar qualquer tipo de distração durante seu horário de trabalho.

Continua após a publicidade

Garantir que o seu local de atividades não tenha elementos que facilite a perda de atenção é uma dica fundamental para começar a exercer suas funções.

Se precisar, desligue o celular ou deixe no modo silencioso para não interromper suas atividades.

Desabilite as redes sociais e desligue aparelhos eletrônicos, como televisão, rádio ou videogames.

Dessa forma, ficará mais fácil evitar possíveis distrações e se concentrar nas rotinas de produção.

Programe pausas

Embora o trabalho home office também conte com prazos e horas diárias a serem cumpridas, é essencial programar pausas para manter sua produtividade em funcionamento.

Continua após a publicidade

No escritório, é comum conversar com colegas ou fazer a famosa “pausa para o café”. 

Isso faz com que a mente não fique sobrecarregada e tenha mais disposição para continuar as atividades.

Faça alongamentos, um lanche ou apenas pare um pouco. Isso ajudará a construir uma rotina mais saudável de trabalho.

Como funciona o contrato de trabalho home office na CLT?

Mesmo que o trabalho home office seja uma prática relativamente nova, essa modalidade já é conhecida pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Continua após a publicidade

O artigo 75-B da lei n° 13.467/2017, que altera a CLT, define o home office, ou teletrabalho como “a prestação de serviços preponderantemente fora das dependências do empregador, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação que, por sua natureza, não se constituam como trabalho externo”.

Ou seja, atividades realizadas fora da empresa, podendo ser, ou não, em casa.

Assim, a legislação se adapta às novas relações de trabalho que estão surgindo.

Em outras palavras, o colaborador pode realizar o home office e manter seus direitos trabalhistas definidos através da contratação pela CLT.

Inclusive, garante que o funcionário só exerça as atividades previamente definidas durante o expediente remoto.

Quem trabalha home office tem direito a vale refeição?

Muitas pessoas têm dúvidas quanto a benefícios referentes a CLT, como o vale refeição e vale transporte, durante o trabalho home office.

Continua após a publicidade

As empresas possuem liberdade de suprimir o vale refeição caso indiquem previamente em contratos aditivos que estabeleçam essa alteração.

No entanto, esse benefício continua sendo um direito do funcionário, mesmo que trabalhe remotamente, especialmente se forem produto de negociação coletiva.

Por outro lado, o vale transporte pode ser extinto, uma vez que não existe a necessidade do colaborador se deslocar até a empresa.

Como funciona o trabalho home office para freelancers?

Freelancer é o termo em inglês utilizado para denominar profissionais autônomos, liberais e empreendedores individuais.

Continua após a publicidade

Inclusive, foi uma das primeiras categorias a adotar o trabalho home office, principalmente pela liberdade de horários.

Atualmente, o freelancer pode atuar sozinho, ou através de contratos pontuais com empresas.

Essa segunda alternativa também é garantida pela CLT, estabelecendo um contrato de trabalho intermitente, desde que você esteja à disposição da empresa diante de um horário combinado previamente.

Sendo assim, o empregado não deve ter vínculos contínuos, mas assegura direitos como adicional noturno e salários justos.

Sobre a remuneração

O pagamento é calculado através de duas formas.

A primeira, é mediante valor diário ou valor-hora, não podendo ser menor que a remuneração de um funcionário contratado pelo regime CLT na mesma função.

Continua após a publicidade

Já no caso do profissional autônomo, o valor pode ser calculado por hora de trabalho, ou de acordo com projeto contratado previamente.

Dessa forma, freelancers podem atuar no home office de maneira temporária para empresas e escritórios à sua escolha.

Além disso, também existem os profissionais autônomos sem vínculos. Esses podem exercer atividades provisórias para pessoas físicas ou jurídicas, sem a obrigatoriedade de emissão de notas fiscais ou aberturas de contas jurídicas, por exemplo.

Áreas de produção criativa e tecnologia são as mais comuns nesse segmento de trabalho à distância.

Continua após a publicidade

As melhores formas de encontrar oportunidades de trabalho home office

Realizar o trabalho home office pode ser o sonho de muitos profissionais. Afinal, é uma modalidade que traz praticidade e conforto para as rotinas de produção.

Para isso, é preciso encontrar oportunidades em empresas e escritórios que adotem esse modelo de serviço.

Se você está interessado em trabalhar remotamente, confira as melhores formas de encontrar empregos que empregam essa premissa.

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social voltada para o perfil profissional. Além de interações entre usuários, muitas empresas utilizam a plataforma para contratações.

Continua após a publicidade

Assim, vale a pena criar uma conta e procurar por vagas que disponibilizem o trabalho home office.

Através das barras de pesquisa, é possível aplicar filtros para essa busca, além de separar por áreas, cargos e níveis profissionais.

O contato entre empregador e interessado pode se dar diretamente na rede social, ou guiar para uma entrevista em outras plataformas. 

Google Empregos

O mecanismo de buscas Google também mostra oportunidades de trabalho remoto.

Basta digitar na barra de pesquisa os termos desejados, como “trabalho home office” e a área pretendida, que o algoritmo passará a te mostrar as primeiras buscas de acordo com o seu perfil de usuário e sua localização.

Continua após a publicidade

Basicamente, ele irá informar algumas das principais vagas, ou redirecionar para sites de contratação específicos.

Trampos.co

O portal Trampos.co surgiu nas redes sociais e ganhou espaço ao facilitar a busca por empregos.

Nele, é possível encontrar diferentes tipos de vagas, com especificidades como ser home office.

Criando um perfil no site, o usuário pode se cadastrar e entrar em contato com a empresa que está oferecendo o emprego.

Sites para trabalhar home office

Por outro lado, muitas pessoas buscam plataformas para trabalhar home office como profissionais autônomos. Ou seja, freelancers.

Continua após a publicidade

Essa também é uma possibilidade bastante popular, e vários sites facilitam o contato entre interessados e a contratação para projetos. Confira agora:

Workana

O portal Workana é um dos maiores sites de freelancers da América Latina, abrindo oportunidade para trabalho em diferentes segmentos.

Os usuários que têm seu perfil aprovado podem fazer propostas em projetos que sejam de seu interesse.

Se forem aceitos, o contratante acerta os detalhes diretamente com o profissional.

Os projetos são realizados dentro de determinado período de tempo, e o pagamento também é combinado antecipadamente.

Continua após a publicidade

Este site é ideal para quem deseja trabalhar home office, pois todas as etapas são feitas virtualmente.

b. Freelancer

O site Freelancer.com também é popular no Brasil, com milhares de cadastrados. 

Profissionais premium podem acessar detalhes dos projetos antes de usuários comuns, o que aumenta as chances de contratação.

No entanto, a plataforma disponibiliza serviço gratuito para quem não deseja contratar um plano.

Funciona de maneira semelhante ao Workana, e também permite a realização do projeto de forma virtual.

c. GetNinjas

O portal GetNinjas é semelhante a outros sites de profissionais autônomos, mas possui um maior abrangência de áreas.

Continua após a publicidade

Além das áreas mais comuns, como tecnologia e produção de conteúdos, também oferece o contato para consultorias e assistência pessoal.

O usuário precisa ter moedas para solicitar os dados de contato do contratante, e pode adquiri-las mediante compra de pacotes especiais.

Como se organizar financeiramente para o trabalho valer a pena?

Seja como contratado pelo regime CLT, ou profissional autônomo, é preciso se organizar financeiramente para conseguir ter um bom desempenho no trabalho home office.

Isso porque os gastos são diferentes para cada tipo de serviço. 

Por exemplo, na modalidade convencional, é preciso se locomover até a empresa. 

Por outro lado, no exercício remoto, aumentam gastos cotidianos, como energia elétrica, internet e até mesmo a estrutura de trabalho, como um computador melhor ou uma cadeira de escritório.

Continua após a publicidade

Assim, é preciso ter um bom planejamento, para fazer com que os ganhos tenham bom rendimento.

Veja algumas dicas para ajudar na organização financeira do home office:

Trace o custo-benefício

Antes de mais nada, é essencial traçar o custo-benefício de cada modelo. Quanto será economizado e quais gastos aumentarão durante o período.

Em seguida, veja se o pagamento irá aumentar ou diminuir, de acordo com o que a empresa estabelecer.

Dessa forma, ficará mais fácil organizar as finanças para não se perder nas contas.

Combine com a empresa

Se o contratante propor o trabalho home office, garanta que todos os detalhes serão combinados antes da execução das atividades.

Continua após a publicidade

Por exemplo, supressão de auxílios como vale refeição e vale transporte. Ou, ainda, custeio dos equipamentos necessários para as atividades.

Enquanto isso, profissionais autônomos, que não atuam no regime CLT, também precisam combinar o trabalho com o contratante.

Especifique o valor-hora ou valor diário, adicionais e condições para o projeto.

Determine limites para os gastos

Trabalhar remotamente, em casa ou em lugares alternativos, traz outros tipos de gastos.

Dessa forma, é importante determinar certos limites, para manter o controle adequado das economias.

Por exemplo, fazer as refeições fora, ou pedir comida pelo aplicativo. 

Se for necessário gastar com programas, softwares ou plataformas pagas, para realizar o trabalho, veja se a empresa irá cobrir esses custos.

Também vale a pena incluir esses gastos no planejamento, e determinar um valor limite para ferramentas adicionais que podem ser necessárias.

Continua após a publicidade

Isso ajudará a se organizar melhor financeiramente e não ter surpresas com o home office.

Conclusão: Trabalho home office vale a pena?

Diferentes situações podem levar ao trabalho home office. Seja como for, esse modelo traz uma série de vantagens, para os empregadores e colaboradores.

Inclusive, está se tornando, cada vez mais, uma tendência mundial.

Por isso, é importante que as empresas busquem adaptar sua estrutura para essa nova realidade.

Com a organização correta, é possível realizar um trabalho remoto de qualidade, com eficiência e praticidade.

Continua após a publicidade

Existe uma pluralidade de áreas que estão adotando esse novo sistema, e profissionais interessados no home office, seja autônomos ou efetivos de uma organização, encontram diversas oportunidades no mercado.

Em resumo, com um planejamento, organização e controle financeiro adequado, o home office pode valer a pena para quem procura novas relações de trabalho, não é mesmo?

Gostou do conteúdo? Então, não se esqueça de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações Push para receber todas as novidades.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *