Quais são os principais tipos de cartão de crédito e como funcionam?

Confira os principais tipos de cartão de crédito disponíveis no mercado e saiba quais os fatores que podem influenciar na composição e no funcionamento do serviço

LinkedIn
Ana Júlia Ramos

Você conhece todos os tipos de cartão de crédito que existem no mercado? Pode não parecer, mas aprender o básico sobre as principais categorias é fundamental para encontrar o produto certo para o seu perfil. Atualmente, a variedade de cartões disponíveis para os consumidores é surpreendente e surgem cada vez mais opções, dos mais variados tipos e modelos.

No entanto, para escolher o melhor serviço entre tantas alternativas, é importante conhecer ao menos alguns detalhes sobre os principais recursos e como eles funcionam. Pensando nisso, preparamos um guia especial sobre os principais tipos de cartão de crédito, o que muda em cada modalidade e como elas operam.

Continua após a publicidade

Quais são os principais tipos de cartão de crédito?

Antes de mais nada, é importante definir que existem vários tipos de cartão de crédito, embora muitas pessoas acreditem que se trata de um único serviço.

icon

Atenção

Apesar do objetivo ser o mesmo, oferecer novas possibilidades de pagamento para o consumidor que não possui recursos financeiros no momento da compra, cada cartão opera de um jeito diferente.

Isso acontece porque eles funcionam como uma combinação de fatores distintos, que podem se dividir entre:

Continua após a publicidade

  • bandeira;
  • modalidade;
  • e a categoria propriamente dita.

Nesse caso, a bandeira do cartão de crédito é o que permite a conexão entre a administradora do cartão e o aparelho que está processando a compra. 

Enquanto isso, a modalidade divide os cartões em diferentes níveis para atender as necessidades de públicos distintos, com mais ou menos poder aquisitivo, existindo desde a categoria básica, passando por modalidades como Internacional, Gold ou Platinum.

Por fim, a categoria do cartão define o seu tipo, propriamente dito, podendo ser convencional ou pré-pago, por exemplo. Dessa forma, a combinação entre esses três componentes gera uma infinidade de tipos de cartão de crédito, e é sobre eles que falaremos a seguir.

Tipos de bandeira de cartão de crédito

A começar pela bandeira do cartão, temos, atualmente, alguns nomes que estão mais consolidados no mercado. São elas que permitem que o consumidor utilize seu cartão em determinado estabelecimento, realizando a conexão entre a maquininha de pagamento e a administradora.

Continua após a publicidade

Na hora de realizar uma compra com o cartão de crédito, é fundamental verificar se o aparelho possui credenciamento com a bandeira praticada para que a transferência de recursos seja feita sem problemas. Contudo, os vários tipos de cartão de crédito são bem aceitos nacionalmente, porque as principais bandeiras atuam em milhões de estabelecimentos em todo o território.

Nesse caso, não existem muitos problemas quanto a esse quesito, mas, uma vez que a bandeira é determinante para o tipo do cartão, vale a pena conhecer mais sobre elas.

Mastercard

Criada em 1947, nos Estados Unidos, a bandeira formalizou a prática de usar cartões de crédito para pagamentos, cuidando das garantias entre o estabelecimento que vendia “fiado” e o cliente que utilizava o papel de crédito para pagar depois.

Hoje, a empresa também possui outras filiais, como a bandeira Cirrus e Maestro, o que ajuda a criar ainda mais tipos de cartões de crédito. Atualmente, é tida como a bandeira mais utilizada em todo o mundo, presente em mais de 210 países.

Continua após a publicidade

Visa

Enquanto isso, também temos a Visa, a segunda bandeira mais popular do mundo, presente em mais de 200 países. Ela foi criada em 1958, iniciando suas atividades também nos Estados Unidos.

No entanto, ao contrário da Mastercard, ela não oferece tantos serviços financeiros secundários, focando sua atuação em cartões de crédito e débito. No Brasil, ela está presente no mercado desde 1971 e também firmou parceria com operadoras nacionais, como a Credicard, que contribui para a existência de tantos tipos de cartão de crédito.

Elo

A Elo é uma bandeira de cartões brasileira, desenvolvida em parceria por três bancos nacionais: Bradesco; Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. O objetivo era ampliar os tipos de cartão de crédito desenvolvidos no Brasil, além de aumentar a aceitação dessa forma de pagamento em todo o território.

Apesar de ser relativamente nova no mercado, lançada apenas em 2011, a bandeira Elo possui grande atuação, presente em milhões de estabelecimentos dentro e fora do país.

Continua após a publicidade

American Express

A American Express é uma das bandeiras mais tradicionais dos Estados Unidos, fundada em 1850 e atuando no mercado desde então. Embora não seja muito difundida no Brasil, ela também é aceita em vários lugares, trazendo ainda mais variedade para o catálogo nacional.

Em território nacional, os tipos de cartão de crédito com a bandeira Amex são emitidos pelo banco Bradesco.

Tipos de cartão de crédito por modalidade

Além da bandeira, também temos a modalidade do produto como um dos fatores que diferenciam os tipos de cartão de crédito. Basicamente, trata-se da categoria da bandeira, que representa o nível do serviço baseado em suas vantagens e características técnicas.

Internacional

A começar pela modalidade Internacional, esta é a categoria mais popular entre os cartões de crédito convencionais. Basicamente, é um recurso que pode ser usado tanto em compras dentro quanto fora do território nacional sem a necessidade de trocar de serviço, por exemplo.

Continua após a publicidade

Além disso, a modalidade Internacional, apesar de básica, traz vantagens como saques em dinheiro no exterior e a possibilidade de participar de programas de pontos.

Gold

A modalidade Gold já está um patamar acima da bandeira Internacional, embora tenha se difundido bastante nos últimos anos. Isso porque novos tipos de cartão de crédito digital começaram a popularizar a categoria Gold de forma mais acessível. É o caso do Nubank, por exemplo, que já oferece seu cartão mais básico nessa modalidade.

No entanto, ela continua trazendo mais benefícios que a cesta básica, como seguro de compras, atendimento emergencial 24 horas e programas de fidelidade diferenciados. Por outro lado, é nessa categoria que começam a surgir taxas como anuidade.

Platinum

Os tipos de cartão de crédito Platinum já são menos acessíveis para os consumidores convencionais por conta da exigência de renda mínima elevada, por exemplo. Dessa forma, o cliente poderá arcar com os custos, que também aumentam, como anuidade e tarifas de seguro.

Continua após a publicidade

Por outro lado, os benefícios incluem tratamento diferenciado, vantagens para viajar e uma linha de crédito expandida. Por isso, os cartões Platinum costumam ser altamente desejados pelos consumidores.

Black ou Infinite

Finalmente, temos a modalidade Black ou Infinite, o nível mais elevado de cartão de crédito atualmente. Essas duas categorias são exclusivas, sendo a modalidade Black única da bandeira Mastercard e o Infinite pertencendo à bandeira Visa.

Apenas consumidores selecionados podem ter esses tipos de cartão de crédito, geralmente com uma renda mensal elevada e um relacionamento de longa data com o banco, que convida o cliente para ter essa modalidade. No entanto, os custos acompanham tratamento diferenciado em resorts e hotéis, promoções únicas, milhas adicionais e parcerias com vários estabelecimentos.

Tipos de cartão de crédito por finalidade de uso

Por fim, os tipos de cartão de crédito também se dividem por categorias, baseada na sua finalidade de uso. Veja mais detalhes sobre os principais tiposs.

Continua após a publicidade

Convencional

Trata-se do tipo mais comum de cartão de crédito e o mais conhecido pelos consumidores em geral. O cartão convencional é o que traz todas as funcionalidades e vantagens da linha de crédito, permitindo pagamentos mesmo que o cliente não possua o valor no momento.

Geralmente, as compras são acumuladas em uma fatura, que é paga ao final de cada ciclo, a partir da melhor data de vencimento escolhida pelo titular. Além disso, a categoria convencional acompanha uma série de serviços adicionais, como:

  • programa de pontos ou fidelidade;
  • cartões adicionais para dependentes;
  • programa de cashback;
  • clube de descontos.

Dentro dos tipos de cartão de crédito convencional, podem existir outras subcategorias, como:

  • universitário;
  • corporativo;
  • cartão de banco digital.

Pré-pago

Enquanto isso, outro tipo de cartão de crédito popular no mercado são os pré-pagos. Basicamente, eles funcionam como cartões de débito e só podem realizar pagamentos a partir do saldo disponível na conta.

No entanto, o diferencial é por atuarem na função de crédito, que é mais aceita no mercado, agregando benefícios como a possibilidade de compras online ou cadastro em aplicativos. Além disso, a categoria é ideal para quem deseja controlar melhor as finanças, por permitir gastos somente a partir do saldo depositado na conta.

Continua após a publicidade

Consignado

Por fim, outro tipo de cartão de crédito conhecido é o consignado. Essa modalidade é exclusiva para alguns grupos de consumidores, como:

  • aposentados e pensionistas do INSS;
  • militares e ex-militares das Forças Armadas;
  • servidores públicos.

Isso porque o principal diferencial dessa categoria é o desconto automático da fatura no benefício ou salário do titular. Dessa forma, é necessário que a instituição possua credenciamento que permita esse débito.

Embora seja voltado para um público mais restrito, ele também traz suas vantagens, como menores chances de inadimplência e, assim, mais acessível e fácil de aprovar. O cartão de crédito consignado também funciona como o cartão convencional, permitindo compras parceladas, internacionais e até mesmo trazendo níveis mais altos, como Gold, e seus respectivos benefícios.

Conclusão: entendendo qual é o tipo de cartão ideal para você

Como você pode perceber ao longo do texto, existem vários tipos de cartão de crédito disponíveis no mercado, além das combinações que podem surgir entre cada fator. Por esse motivo, vale a pena conhecer mais sobre como funciona cada componente, para entender qual o tipo ideal para o seu perfil.

Cada bandeira, modalidade e categoria apresenta seus próprios benefícios, de modo que é possível encontrar uma grande variedade de alternativas, com várias finalidades. Nesse caso, procure avaliar as características do cartão que chamou sua atenção, pois ele pode apresentar um tipo único que combina mais ou menos com você.

Conheça o nosso comparador de cartões de crédito e avalie os principais nomes do mercado, sejam eles convencionais, pré-pagos ou consignados!

icon compare os cartões lado a lado Está em dúvida sobre qual é o melhor cartão para você? Que tal ver os cartões lado a lado?

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.