Investimentos, Notícias

Tesouro Selic ainda é opção viável de renda fixa em 2020

Amanda Gusmão
Amanda Gusmão
fachada do tesouro nacional, representando Tesouro Selic em 2020

O investimento em Tesouro Selic em 2020 continua sendo atrativo mesmo com a taxa básica de juros baixa. Saiba o que dizem os especialistas.

Entre as opções de curto prazo, o investimento em Tesouro Selic em 2020 ainda está entre as melhores estratégias. É o que sinalizam economistas e consultores das principais corretoras de valores em atuação no Brasil.

Um dos melhores papéis da opção, com vencimento em 2025, tem o rendimento de 110% do CDI. Essa performance é difícil de ser encontrada nos CDBs dos bancos de primeira linha, por exemplo.

Continua após a publicidade

Com informações do Valor Investe.

Como os especialistas analisam o investimento em Tesouro Selic em 2020

A reportagem do Valor Investe, publicada nesse 15 de outubro, traz a análise positiva sobre o investimento em Tesouro Selic em 2020.

Mesmo depois das medidas adotadas pelo Tesouro Nacional e Banco Central, ele é apontado como uma das melhores opções de curto prazo.

Continua após a publicidade

CDBs de bancos de primeira linha dificilmente oferecem a mesma rentabilidade

Para Marília Fontes, da Nord Research, o Tesouro Selic continua sendo uma das melhores opções quando o assunto é renda fixa no curto prazo.

Ela destaca, ainda, a performance do título com vencimento em 2025, que está rendendo 110% do CDI.

Para a especialista, é pouco provável que os CDBs dos bancos de primeira linha ofereçam retornos semelhantes.

Deságio nos títulos pós-fixados não é animador

Apesar disso, para o economista Marcelo d’Agosto, a depreciação do valor dos títulos do Tesouro após a sequência de redução da taxa Selic ainda desanima o investidor.

Continua após a publicidade

De acordo com os números levantados pela Nord Research, o prejuízo entre 10 de setembro e 7 de outubro no melhor preço da LFT foi de 1,32%.

Com a cotação da última quarta-feira, 14, porém, tal prejuízo diminuiu para 0,55%.

O universo da renda fixa tem muitas opções

Para a Asset Management do banco Santander, Cal Constantino, o universo da renda fixa oferece opções em toda a curva de juros, seja em taxas nominais, seja em taxas reais.

Isso porque, para a área do Santander dedicada a acompanhar a economia, as projeções são de Selic estável em 2020 e, fechando o ano de 2021 em 2,5%.

Impacto das mudanças econômicas na renda fixa

Ao que tudo indica, o objetivo do Banco Central é manter a taxa básica de juros em seus menores patamares.

Continua após a publicidade

Porém, alguns especialistas acreditam que reformas serão necessárias no governo e, por consequência, as pressões inflacionárias podem prejudicar o desempenho e a oferta de títulos de curto prazo.

Para Marília, da Nord Research, outros investimentos em renda fixa continuarão pouco atrativos. Isso porque existe um risco de que as próximas políticas fiscais não sejam satisfatórias.

Além disso, a situação econômica foi agravada pela pandemia, o que obrigou o governo a oferecer estímulos fiscais além de suas condições que precisarão ser compensados.

Como investir em Tesouro Selic em 2020?

Para investir em Tesouro Selic, o investidor deve se cadastrar em um banco ou corretora de valores habilitada para sua comercialização.

Continua após a publicidade

Depois de criar a conta, basta transferir o valor e concluir o investimento nos títulos do Tesouro selecionados.

Além do Tesouro Selic 2025, é possível acessar o site do Tesouro Direto e realizar uma simulação para identificar o melhor investimento de acordo com perfil e objetivos do investidor.

Gostou dessa matéria sobre o Tesouro Selic em 2020 e não quer perder outras notícias com dicas práticas de investimentos? Então, assine agora mesmo a newsletter do iDinheiro.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *