Como saber se meu celular foi clonado? Saiba o que fazer nessas situações!

Será que meu celular está clonado? Alguém está usando meu Whatsapp? Tire suas dúvidas e saiba como resolver algumas situações.

Escrito por Lucas Proença

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


icon

Seguro para celular

Além da clonagem, o furto de celular também é uma preocupação dos brasileiros já que o preço dos aparelhos é alto. Dessa forma, contratar um seguro para celular com cobertura inclusive para roubos simples é importante.

* Pier Seguro celular Pier

Solicitar

Como saber se meu celular foi clonado? Essa é uma pergunta bastante comum nos últimos tempos. Afinal, a quantidade de crimes e golpes virtuais não para de aumentar.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo para você entender se seu aparelho está vulnerável, além de dicas de como você deve agir, caso seja vítima de um desses bandidos. Acompanhe a leitura!

É possível que meu celular tenha sido clonado?

Sim, infelizmente é possível que seu celular tenha sido clonado. Os golpes realizados pela internet têm sido cada dia mais comuns e pessoas de todas as idades podem ser vítimas desse ato criminoso.

Diversas atividades financeiras, como transferência de dinheiro ou pagamento de contas são realizadas de forma online e isso aumenta ainda mais o interesse de bandidos que atuam nessa modalidade de crime.

Após a clonagem, algumas atividades comuns que eram realizadas em seu aparelho podem demonstrar alguma alteração ou mudança. Por isso, é importante que você verifique com atenção alguns aspectos rotineiros para descobrir se há a possibilidade dele ter sido clonado.

Como saber se meu celular foi clonado?

Antes de responder a pergunta “como saber se meu celular foi clonado”, é necessário que você entenda as maneiras como isso pode acontecer, facilitando a aplicação das medidas de prevenção. 

Confira alguns indícios de que seu celular pode ter sido clonado:

  • perceber a presença de aplicativos que você não lembra de ter baixado;
  • recebimento de muitas ligações de números desconhecidos;
  • ter dificuldade em completar ou receber chamadas;
  • chiados e sinal cortando durante as ligações;
  • muitos SMS por engano nos últimos dias;
  • smartphone mais lento que o normal e esquentando muito;
  • consumo elevado de dados de internet;
  • dificuldade para usar a caixa postal ou enviar recados por ela;
  • duração da bateria inferior ao de costume.
Índice
Ver lista de seguros

Quais os meios de clonagem mais comuns?

As principais maneiras que os golpistas utilizam para clonar seu celular são: SIM Swap, pelo código do aparelho e aplicativos espiões. 

Confira: Como rastrear celular roubado ou perdido? Veja as alternativas possíveis!

Abaixo, conheça como funciona cada um deles!

SIM Swap

Nessa situação, o golpista já conhece e mantém alguns dos dados da vítima em mãos, como nome completo e número de telefone. Com isso, ele entra em contato com operadora de telefone e simula que o celular foi roubado, solicitando que aquele número seja vinculado a um novo chip.

Após isso, os criminosos passam a ter acesso a dados importantes — como os aplicativos bancários — e conseguem fazer a troca de senhas, receber SMS´s de confirmação, consultar a lista de contatos etc.

Em posse desses recursos, o golpe começa a ser aplicado de várias maneiras para tentar arrancar dinheiro daquela vítima ou de seus conhecidos. 

Solicitações de empréstimos em bancos online ou a lista de contatos, chantagens e ameaças à vítima com a divulgação de fotos ou informações íntimas, são algumas das formas mais comuns.

Código do aparelho

Nesse tipo de golpe, acontece a reprogramação do aparelho para que uma informação importante seja repassada ao golpista. Todo celular carrega um código único que identifica o aparelho. Com acesso a esse número e o código do assinante, os criminosos têm livre acesso a seu dispositivo.

Leia também: Você sabe como localizar o celular pelo IMEI? Veja o tutorial completo!

Com a clonagem concluída, o telefone será utilizado para fazer e receber ligações que, posteriormente, serão cobradas de sua linha telefônica. Fique atento à dificuldade de ligar ou receber chamadas, e também à presença de números desconhecidos em sua caixa postal.

Aplicativo espião

Parceiros e familiares controladores ou pessoas mal intencionadas podem utilizar de um aplicativo espião para ter acesso a todas as movimentações que você realiza em seu celular.

Após a instalação deste app, seu aparelho continuará funcionando normalmente, sendo quase imperceptível alguma mudança. Porém, tudo que você fizer em seu smartphone pode ser acompanhado pela outra pessoa, assim como troca de mensagens e senhas de bancos.

Como saber se meu WhatsApp foi clonado?

Quando o usuário troca de celular e precisa instalar o WhatsApp nesse novo aparelho, o aplicativo envia um código de confirmação via SMS para que a autorização de acesso seja concedida.

Com o número do alvo em mãos, os criminosos podem utilizar iscas, como convites para festas e confirmação de compras na internet, tentando convencer a vítima a informar para eles esse código, liberando a utilização do mensageiro em um novo dispositivo. 

Leia também: Cartão clonado: o que fazer nessas situações complicadas? Veja nossas dicas e saiba como evitar esse problema!

Caso isso aconteça com você, o app será desconectado do seu aparelho e seu login será repassado ao criminoso que terá acesso a suas mensagens e lista de contatos.

A ação mais rápida a ser tomada nesse momento é tentar reinstalar o aplicativo. Mas, caso não consiga, a solução será entrar em contato urgentemente com o suporte do WhatsApp e explicar detalhadamente a situação. O endereço para contactar a empresa é: support@whatsapp.com

O que acontece com celular clonado?

Além dos prejuízos financeiros que o titular da linha, os familiares e amigos podem sofrer, a privacidade pode ser perdida, já que existe a possibilidade de seus dados e fotos serem expostas.

A clonagem do celular também pode causar graves efeitos psicológicos, caso o criminoso utilize o recurso para ameaçar ou simular algum sequestro do dono do aparelho, amedrontando os familiares e causando sérios traumas aos entes queridos.  

Outra coisa que pode acontecer é que, em caso de roubo do seu IMEI, a operadora de seu número de telefone não conseguir mais identificar qual aparelho está realmente efetuando as ligações. Apenas quando sua fatura telefônica for recebida ou com a finalização repentina de seus créditos, é que a clonagem poderá ser percebida.

Meu celular foi clonado, e agora?

Agora que já te ajudamos a responder a pergunta ”como saber se meu celular foi clonado”, vamos te mostrar como se livrar dessa situação, caso você se torne vítima desse ato criminoso. 

Primeiramente, se você perceber que seu aparelho foi invadido, procure manter a calma. A partir disso, você pode tomar algumas atitudes para minimizar os impactos.

Confira:

  • faça um reset de fábrica em seu smartphone;
  • entre em contato com sua operadora de celular e tente obter maiores informações (não esqueça de anotar protocolo de atendimento);
  • faça a alteração das senhas dos seus principais aplicativos pessoais e bancários;
  • configure o login em duas etapas nas suas contas Apple ou Google, aumentando a segurança;
  • peça o bloqueio da linha do aparelho para evitar que o criminoso faça e receba ligações;
  • solicite o bloqueio do IMEI do celular, junto a operadora;
  • registrar um boletim de ocorrência.

Confira: Como resetar o celular? Saiba como restaurar as configurações de fábrica no Android e iOS!

Como evitar que meu celular seja clonado?

Mais importante que agir após a clonagem, é tentar se proteger para que isso não aconteça. Por isso, procure seguir algumas dicas de segurança que podem evitar que você passe por esse sufoco, tais como:

  • conferir se há algum aplicativo suspeito instalado;
  • levar o aparelho em uma loja autorizada ou de sua confiança. quando ele precisar de reparos;
  • analisar sempre com calma sua fatura ou histórico de créditos;
  • evitar usar redes de internet públicas ou com baixa segurança;
  • verificar se o aparelho adquirido está no Cadastro Nacional de Estações Móveis Impedidas (CEMI);
  • buscar seu número de celular na internet para saber se essa informação foi vazada;
  • instalar um antivírus confiável no seu smartphone;
  • não clicar em links recebidos por números desconhecidos;
  • manter seu código IMEI anotado em local seguro;
  • não preencher formulários ou fornecer seus dados pessoais em sites não confiáveis;
  • usar senha e bloqueio de tela para acessar seu smartphone.

Dicas

Sempre verifique a segurança do seu aparelho ao realizar transações bancárias ou compras. Na maioria dos celulares, aparece uma espécie de cadeado no canto superior esquerdo, indicando a segurança na operação.


Importância de contratar um seguro para celular

A clonagem do seu celular é apenas um dos perigos existentes. Afinal, existem outros problemas que podem ocorrer com o seu aparelho, como: roubo, furto, danos acidentais, entre outros.

Por esse motivo, é importante contratar um seguro para celular, pois apenas assim você consegue ficar totalmente livre de preocupações.

Nesse sentido, o seguro para celular da Pier aparece como uma das melhores opções do mercado, disponibilizando um valor bem acessível e um seguro de qualidade livre de burocracias.

Confira nosso conteúdo com os melhores seguros para celular e conheça os detalhes de outras opções que se destacam no mercado.

Seguro celular Pier
Seguro celular Pier

Conclusão

Apesar da internet facilitar e muito a nossa vida, os perigos presentes nela também são muitos e precisamos ficar atentos para não passarmos por sufocos desnecessários.

Mas, agora que você já conhece um pouco mais sobre esse perigo online e as medidas que podem ser tomadas tanto para se prevenir quanto para tomar providências, ficou muito mais fácil responder a pergunta “como saber se meu celular foi clonado”, não é mesmo?

Portanto, fique de olho nos “sintomas” que seu dispositivo pode apresentar e caso perceba que está sendo vítima desse crime, siga as orientações que apresentamos no conteúdo!

E aí? Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações!

Perguntas frequentes sobre celular clonado

  1. Existe código para saber se meu celular foi clonado?

    Alguns vídeos na internet sugerem o uso do código *#21# ou ##002# para saber se o celular está clonado, mas a informação não procede. Ou seja, não são códigos para saber se o celular foi clonado.

  2. Como saber se meu Whatsapp foi clonado?

    Confira se as mensagens enviadas recentemente são suas e veja na sessão Ajustes do seu smartphone quais dispositivos têm acesso ao seu Whatsapp. Tente recordar se clicou em algum link para baixar ofertas ou promoções suspeitas. Qualquer situação atípica pode ser sinal de que o Whatsapp foi clonado.

Referências do artigo
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp