Qual é a melhor internet do mundo? Conheça os critérios avaliados e o ranking mundial de velocidade!

Conheça a melhor internet do mundo e saiba quais países são privilegiados com as conexões mais velozes do planeta. Confira!

WhatsApp Image 2022-05-06 at 11.57.41
Heloisa Moraes

Como deve ser usar a melhor internet do mundo? Essa é uma pergunta que vem à mente todas as vezes que estamos reiniciando o roteador para resolver problemas de conexão. Para acabar com a curiosidade, te dizemos onde está a internet mais rápida do mundo: em Londres! Mais especificamente, na University College of London, em um laboratório. 

No entanto, esse é um caso à parte, que não entra exatamente no ranking mundial. A velocidade de 178,08 Terabits por segundo foi alcançada por um time de pesquisa, de maneira experimental. Nessa velocidade, para se ter uma noção de quão rápida é, poderia fazer o download de todo o catálogo de um serviço de streaming em um segundo!

Continua após a publicidade

Claro que essa internet não é (pelo menos ainda) comercializada, mas dentro das conexões comerciais, existe um ranking mundial das mais rápidas do mundo. Então, para acabar com a curiosidade e sentir um pouco de inveja de nossos amigos de outros países, vamos ver onde está a melhor internet do mundo.

Como é avaliado os critérios da melhor internet do mundo?

A pesquisa mais completa e que compara a internet oferecida em diversos países do mundo é feita pela empresa Speedtest, que recolhe dados de 122 países. Para classificar os países em relação à qualidade da internet, o principal critério utilizado é a velocidade da conexão, que é a variável mais acessível e objetiva. No entanto, para considerar a qualidade da internet de maneira geral, é preciso estabelecer critérios mais abrangentes do que apenas a velocidade. 

Continua após a publicidade

Esses dados são difíceis de obter com qualidade o suficiente para saber qual é a melhor internet do mundo. No entanto, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), órgão regulador deste segmento no País, realiza desde 2002 a pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida desses serviços. 

Em relação à internet, além da velocidade, a pesquisa utiliza critérios como:

  • estabilidade;
  • área de Cobertura;
  • preço;
  • qualidade e eficiência do atendimento, etc.

Dessa maneira, a Anatel produz o ranking com os melhores serviços de internet do Brasil, tanto para banda larga, como para internet móvel. 

Leia também: Qual é a melhor operadora de celular do Brasil? Conheça os critérios avaliados!

Qual é a melhor internet do mundo?

Quando o critério sendo mensurado é a velocidade da internet, é possível fazer, de maneira muito mais simples, uma relação das maiores e melhores do mundo. Algumas empresas realizam esse tipo de pesquisa, mas uma das que fazem isso com maior frequência e tem os resultados mais bem considerados é a da Speedtest, que pertence à americana Ookla.

Continua após a publicidade

Em seus rankings, a empresa faz a relação da velocidade média da internet em 122 países de todos os continentes. A média mundial da velocidade da internet móvel é de 48,49 Mbps para downloads e essa média em relação à banda larga é de 98,67 Mbps. Se você ainda não consegue imaginar qual é a melhor internet do mundo em relação à velocidade da conexão, vamos falar agora. Apenas uma dica: não são os Estados Unidos!

Melhor internet do mundo em banda larga

A melhor internet banda larga do mundo em velocidade está em Singapura! No país asiático, a velocidade da conexão pode chegar aos incríveis 170,99 Mbps para download de dados! A Ásia é o continente que, no geral, possui as maiores velocidades de internet, com mais dois territórios nos cinco primeiros colocados, Hong Kong e Coréia do Sul.

Depois da Ásia, a Europa está muito próxima na representação das maiores velocidades de internet, com a Islândia e a Romênia entre as cinco primeiras posições do ranking. Esses continentes são onde a internet é de fato a mais rápida de todo o mundo, ficando muito à frente até mesmo da média mundial. Os Estados Unidos, que muitos tomam como referência quando o assunto é relacionado à tecnologia, está na singela 47ª posição da lista, com uma velocidade média de 27,76 Mbps, bastante abaixo da média mundial. 

Melhor internet móvel do mundo

Obter a melhor internet do mundo quando o assunto é conectividade móvel é muito importante, já que essa é a forma mais utilizada hoje para ficar online. Nessa categoria, a liderança está na Europa, mais especificamente na Noruega, que possui uma velocidade média da internet móvel de 62,70 Mbps, valor acima da média mundial. A outra representante do Velho Mundo é a Islândia, ocupando o terceiro lugar, com uma velocidade média de conexão de 58,57 Mbps.

Continua após a publicidade

Os demais representantes são todos asiáticos: Catar, em segundo lugar (58,81 Mbps), Singapura, mais uma vez, agora em quarto lugar (54,96 Mbps) e em quinto lugar, os Emirados Árabes (54,18 Mbps). Quando o assunto é internet móvel, os Estados Unidos se posicionam um pouco melhor, mas ainda não ocupam um lugar relevante. 

Qual é a velocidade da internet no Brasil?

No assunto da melhor internet do mundo, o Brasil está bem mal das pernas, amargando a posição de número 47 no ranking da banda larga com uma velocidade de 22,09 Mbps. Apresentamos uma velocidade quase 20 pontos abaixo da média mundial e, podemos chorar sobre isso ou se esforçar para mudar esse cenário. 

Quando o assunto passa para a velocidade da internet móvel, não estamos tão abaixo da média global, já que nossos valores são de 18,52 Mbps. No entanto, esse valor ainda é três vezes menor do que a internet móvel mais rápida do mundo. Em relação à banda larga, a conexão de Singapura, com a internet mais veloz do mundo, tem oito vezes mais potência do que o Brasil.

Qual é a internet mais rápida do Brasil?

A pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida da Anatel colhe informações para sabermos qual é a melhor conexão do Brasil. Em relação à velocidade, a fonte mais utilizada para ranquear as cidades e provedoras é a relação do site Minha Conexão. Também é possível compararmos os desempenhos das diferentes cidades do país em relação a esses dois critérios. 

Continua após a publicidade

Veja: Qual é a melhor internet do Brasil? Conheça os melhores planos residenciais e móveis!

De acordo com os dados do Minha conexão, a cidade gaúcha de Viamão tem a internet mais rápida de todo o Brasil, com uma média de 49,7 Mbps. Já a operadora com a internet mais rápida é do interior de São Paulo, mais especificamente de Avaré, a One Center, com uma conexão que pode chegar a 165.1 Mbps.

Capitais brasileiras com as maiores velocidades de banda larga

  • São Paulo: 19,3 Mbps;
  • Porto Alegre: 18,6 Mbps;
  • Curitiba: 14,4.

Capitais brasileiras com as maiores velocidades de internet móvel

  • São Paulo: 9,8 Mbps;
  • Florianópolis: 9,7 Mbps
  • Porto Alegre: 9,6 Mbps.

Qual é a operadora de celular com internet mais rápida?

A operadora de celular com a internet mais rápida é a Claro, seguida da Tim que possuem, respectivamente, 9,2 Mbps e 8,7 Mbps. Em relação à qualidade, de acordo com a Anatel, as melhores provedoras de internet do Brasil são:

  • Unifique: 8,2 pontos;
  • Copel: 7,97 pontos;
  • Brisanet: 7,47 pontos;
  • Tim: 6,96 pontos;
  • Algar: 6,86 pontos.

Lembrando que a pontuação da satisfação e qualidade da Anatel vai de 0 a 10, sendo os números mais próximos de 10, melhores em qualidade percebida pelo consumidor. Das provedoras mais populares e com maior cobertura do país, além da Tim, as melhores colocadas no ranking são a Vivo (6,8 pontos) e a Claro (6,52 pontos).

Continua após a publicidade

Conclusão

De fato, o Brasil está longe de ter a melhor internet do mundo, no entanto, a qualidade dos serviços, além da velocidade, aumentou muito nos últimos anos. Na pesquisa da Anatel, por exemplo, todas as empresas tiveram um crescimento na satisfação de seus clientes em relação ao ano anterior. Isso mostra que, mesmo que a passos mais lentos do que o consumidor gostaria, estão sendo feitos investimentos para melhorar a conexão dos brasileiros. 

Principalmente após a pandemia de Coronavírus, iniciada em 2019, muito esforço foi feito para melhorar a quantidade e qualidade de serviços. Diversas pessoas passaram a ficar ainda mais dependentes da internet, principalmente por causa da transferência do trabalho para o modelo de home office. Por isso, as empresas precisaram melhorar seus serviços, desde a contratação e instalação até a velocidade da conexão e estabilidade da rede. 

A internet móvel também tem passado por mudanças, inclusive com a tecnologia 5G chegando ao país. Mesmo que a cobertura desse serviço ainda seja restrita a grandes capitais, a introdução dele no mercado já impulsiona a melhoria dos serviços e tecnologias já oferecidos. Mesmo sem ter a melhor internet do mundo, o Brasil melhorou muito e continua a evoluir. 

Seja para jogar, trabalhar, se informar ou apenas se entreter, uma conexão à internet de qualidade se tornou um produto tão essencial quanto a própria água encanada e a energia elétrica. Além da qualidade, é necessário trabalhar na democratização ao acesso à boa conexão pelo território nacional. De toda forma, estamos chegando lá, cada vez mais rápido!

Gostou de saber sobre a melhor internet do mundo? Se quiser saber mais sobre tecnologia e assuntos relacionados, não deixe de nos acompanhar! Inscreva-se em nossa Newsletter e entre em nosso canal do Telegram! 

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.