Investimentos, Notícias

Saiba como superar a volatilidade do mercado e proteger seus investimentos

Heloísa Vasconcelos
Heloísa Vasconcelos
gráfico, representando superar a volatilidade
Apesar do momento conturbado, é possível superar a volatilidade e manter a calma para proteger os investimentos e não perder dinheiro. Saiba como.

Com a Selic no nível mais baixo histórico, cerca de 1,5 milhão de pessoas entraram na bolsa este ano. E, com um cenário cheio de incertezas, é importante aprender a superar a volatilidade para não perder dinheiro nos investimentos.

Só neste ano, o Ibovespa bateu 119.527 pontos e caiu para 63.569. Recuperou e perdeu a casa dos 100.000 pontos oito vezes. Em meio a esse maremoto, investidores novatos podem acabar perdendo dinheiro ao comprar e vender ações de forma precipitada.

Continua após a publicidade

Algumas estratégias tomadas por investidores experientes podem ajudar a manter a calma e proteger os investimentos nos momentos de volatilidade do mercado. 

Com informações da Exame.

Como superar a volatilidade?

Uma estratégia em tempos de tanta incerteza é observar a volatilidade histórica, que traz o quanto um ativo pode variar para mais ou para menos. A volatilidade histórica histórica do Ibovespa anualizada de um ano está em 45%. No mesmo período de 2019, esse indicador estava em cerca de 19%.

O importante é que o investidor saiba analisar se a volatilidade está de acordo com seu perfil, para decidir se não é o momento de voltar para investimentos mais conservadores, mesmo que com menor rentabilidade. 

Outra forma de conseguir maior segurança é reservar uma parte do portfólio para ativos descorrelacionados com o mercado de ações.

“Existem instrumentos bem acessíveis que servem como colchão de volatilidade, que são os fundos atrelados ao ouro ou ao dólar. Ter de 10% a 15% do portfólio de risco em ouro ou dólar ajuda a suavizar a volatilidade”, indica o responsável pela mesa de renda variável e derivativos do BTG Pactual Digital, Jerson Zanlorenzi, à Exame.

Utilizar a volatilidade como aliada

A volatilidade pode ser uma aliada para quem quer atuar com day trade, diz o trader e estrategista-chefe do Grupo Laatus, Jefferson Laatus.

“Para quem faz day trade, o melhor momento para operar é na volatilidade, porque dá para tirar proveito das oscilações”, aponta. É importante, porém, saber bem o que está fazendo ou contratar um profissional, a fim de evitar perdas.

A volatilidade não deve assustar também quem investe pensando em longo prazo. Para esse público, o ideal é ter paciência e evitar movimentos bruscos, esperando que a maré agitada passe.

Gostou deste conteúdo e quer continuar acompanhando notícias sobre investimentos? Então, assine a newsletter do iDinheiro.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *