Status Invest: conheça a ferramenta de análise de investimentos

Na Status Invest, é possível gerenciar todos os seus investimentos em um lugar só. Saiba mais sobre a plataforma e decida se é uma boa opção.

melissa nunes perfil
Melissa Nunes

Se você investe ou está pensando em investir na bolsa de valores, precisa conhecer o Status Invest. O site é uma ferramenta de análise de ativos gratuita, além de disponibilizar um gerenciador de carteira de investimentos com muita informação relevante para o investidor.

Neste artigo, vamos te apresentar a plataforma e suas funcionalidades, incluindo o plano de assinatura que pode ser interessante para os investidores mais assíduos e detalhistas.

Continua após a publicidade

Continue lendo para conhecer:

  • o que é o Status Invest;
  • se a plataforma é confiável;
  • quais as funcionalidades disponíveis;
  • como gerenciar sua carteira de investimentos;
  • quais as funcionalidades do plano Bull.

O que é o Status Invest?

O Status Invest é uma plataforma online, de autoria da Suno Research, que disponibiliza ferramentas para ajudar o investidor a fazer suas próprias análises de ativos como ações, fundos imobiliários e BDRs.

Uma boa vantagem do site é que também existem informações sobre o mercado internacional de ações (stocks), REITs e ETFs, algo que pode ser um pouco difícil de encontrar em português.

Continua após a publicidade

Além disso, você também encontra listas dos fundos de investimentos mais rentáveis, dados sobre os títulos do Tesouro Direto e um glossário completo com os termos do mercado.

Por fim, você também pode fazer seu cadastro e acessar a área logada, onde consegue importar ou adicionar ativos da sua carteira de investimentos e gerenciá-la com a ajuda de gráficos e relatórios diversos.

O Status Invest é gratuito?

Sim! O acesso a todas as informações de ativos, listas de fundos, glossário e gerenciamento de carteira é totalmente gratuito.

Mesmo assim, existe a opção de assinar o plano Status Bull, onde você terá acesso a outras informações na sua carteira de investimentos, como: cadastro de múltiplas carteiras, acompanhamento de metas de patrimônio, personalização de tela, entre outros.

Continua após a publicidade

Conheça mais sobre o Status Bull mais adiante no texto!

O Status Invest tem aplicativo?

Não! Até o momento, só é possível usar a versão web, que pode ser acessada de qualquer navegador. Mesmo assim, novas funções são recorrentes no site, especialmente na área logada.

Para ficar de olho nas novidades, você pode acompanhar o Status Invest nas redes sociais, como Instagram, Twitter e Youtube.

Quais as funcionalidades disponíveis no site?

Usar o Status Invest para buscar informações sobre ativos é o mais comum entre os investidores. Nesse caso, não é necessário nenhum tipo de cadastro. Na barra superior você encontra todas as opções que precisa:

menu para buscar investimentos no status invest

1. Use a lupa para procurar por ativos específicos (pode ser por código ou nome) ou ser redirecionado para a busca avançada de ações e fundos imobiliários.

Continua após a publicidade

2. Nas abas “internacional”, “ações”, “FIIs” e “BDRs” você encontra dados sobre o mercado nacional e internacional, como índices, calendário de eventos, ações, REITs, FIIs, BDRs e ETFs listados e suas cotações.

Clicando em cada ativo, você vê informações e gráficos sobre as empresas e fundos e indicadores de valuation, endividamento, eficiência, rentabilidade e crescimento.

Se quiser, pode optar por fazer uma “busca avançada” para procurar ativos dentro de parâmetros específicos, como setores e subsetores ou indicadores que desejar.

Dica: deixe todos os parâmetros como estão e clique em “buscar” para obter uma lista completa de todos os ativos. No lado direito da tela, você pode clicar em “download” e baixar uma planilha em Excel com todos os esses dados.

Continua após a publicidade

3. Na aba “fundos” você encontra uma lista com os fundos de investimentos mais rentáveis dos últimos 12 meses. Entre eles, fundos de ações, renda fixa, previdência e cambiais.

Clicando em cada um deles, é possível acessar diversas informações sobre o fundo selecionado, como rentabilidade ao longo dos anos, dados estatísticos, patrimônio, cotistas, volatilidade e etc.

4. Por fim, na aba “tesouro” estão dados sobre os títulos do Tesouro Direto à venda e os que já estão indisponíveis para compra. Clique em cada um para ver o gráfico diário de preços de compra e venda, bem como outros detalhes de rentabilidade.

No fim de qualquer página você encontra a funcionalidade “termos do mercado”, onde pode acessar, em ordem alfabética, dezenas de termos e siglas do mercado financeiro. Clique na # para ver o glossário completo e também o termo do dia.

Continua após a publicidade

Como gerenciar sua carteira de investimentos com o Status Invest?

Caso você queira usar a função de gerenciamento de carteira, que funciona similarmente à um aplicativo de investimentos, é preciso fazer o cadastro no site.

Na página inicial, clique em “entrar”, no canto superior direito. Escolha “entrar com o Google”, para acelerar o processo, ou “faça o seu cadastro” e informe os dados pedidos na tela.

tela de cadastro do status invest

Depois de criar a sua conta, onde anteriormente dizia “entrar”, você verá o seu nome.

Continua após a publicidade

Como cadastrar ativos na carteira: no menu da sua conta, clique em “carteira”. Conforme aparece na tela, escolha como quer adicionar os ativos: manualmente, um a um; a partir de um arquivo em Excel no seu computador (você pode baixar um modelo); ou automaticamente pelo CEI.

como cadastrar ativos na carteira

Após o cadastro, pode demorar alguns minutos para que todos os dados sejam consolidados. Depois, você já consegue visualizar seus ativos em carteira, como no exemplo abaixo:

exemplo de carteira de investimentos

Assim que sua carteira estiver completa, você pode explorar o dashboard para ver dados como rentabilidade, composição, patrimônio, proventos e o calendário de evento dos seus ativos.

Para ver mais detalhes sobre cada um, clique nas setas no canto superior direito de cada quadro.

tela de dashboard do status invest

Como alterar ativos na carteira: caso precise fazer alguma alteração nos seus ativos cadastrados, clique no ícone da carteira no menu à esquerda e escolha “transações”. Depois, é só clicar no botão com desenho de lápis ao lado de cada ativo e alterar as informações necessárias.

Continua após a publicidade

alterar-ativos-status-invest

Outras funcionalidades da área logada

Além de gerenciar sua carteira de investimentos, a área logada do Status Invest permite que você utilize algumas outras ferramentas que aparecem no menu à esquerda. São elas:

  • seguir ativos: escolha ações, FIIs, REITs, entre outros, para acompanhar cotação e outras informações. Você pode até colocar alertas de preço e fazer anotações;
  • calendário: veja todos os eventos relacionados a todos os tipos de ativos ou selecione por categoria;
  • buscas salvas: ao fazer uma busca avançada no site, você pode deixá-la salva para futuras consultas;
  • comparadores: use essa seção para comparar ativos por rentabilidade ou da mesma classe, por exemplo, duas ações do mesmo setor ou dois fundos imobiliários de recebíveis.

Dessa forma, podemos ver como existem diversas funções interessantes no site que muitas vezes não são exploradas pelos usuários. Por isso, escolha aquelas que fazem sentido para você e vão te ajudar na sua análise e acompanhamento de carteira.

Quais as funcionalidades do plano Bull?

Além de todas as ferramentas gratuitas mencionadas no tópico anterior, o Status Invest também oferece um plano pago para os usuários mais assíduos e que preferem manter seu controle de investimentos em um só lugar.

Veja o que é possível aproveitar nesse plano:

  • cadastro de várias carteiras ao mesmo tempo;
  • espaço para acompanhamento de metas;
  • cotações dolarizadas da carteira;
  • divisão em sub carteiras com diferentes objetivos;
  • histórico e indicadores de acionistas e remuneração;
  • maior quantidade de ativos para comparação;
  • personalização de telas;
  • correlação entre ativos;
  • aumento do limite de listas e ativos seguindo.

Continua após a publicidade

Conforme o site, essas são apenas as funções iniciais, sendo que outras devem ser adicionadas futuramente. O preço do plano Status Bull (o único até o momento) é de R$ 262,80 por ano, podendo ser dividido em parcelas mensais de R$ 21,90.

Por fim, talvez você esteja se perguntando se a assinatura realmente vale a pena. Bem, caso as ferramentas te pareçam interessantes, você pode assinar o plano pago por 7 dias e decidir se gosta. Caso contrário, pode pedir o reembolso total dentro desse prazo.

O Status Invest é confiável?

Se você já usou ou usa alguma outra ferramenta de análise de investimentos, talvez tenha notado que os valores dos indicadores das empresas, entre outros dados, podem variar entre os sites ou aplicativos. Isso acontece porque, muitas vezes, os períodos de coletas não são iguais ou alguns cálculos são feitos de maneira diferente.

Mesmo assim, os dados geralmente são confiáveis e atualizados constantemente. Se ainda estiver em dúvida, compare com outros buscadores similares e até mesmo com os documentos oficiais da empresa que você está procurando.

De qualquer forma, o Status Invest garante que todas as suas informações são advindas de fontes públicas e, a partir disso, os dados são calculados.

Continua após a publicidade

Quanto ao gerenciamento de carteira, a integração com o CEI é totalmente segura e não representa nenhum perigo para o investidor, visto que o site apenas consolida as informações disponíveis no sistema da B3.

Conclusão

Ao começar a investir, algo que é muito negligenciado pelo investidor novato é o controle dos seus investimentos. Muitas vezes, as pessoas esquecem de anotar compras que fizeram ou sequer sabem onde está seu dinheiro.

Por isso, uma ferramenta de gerenciamento pode ser muito útil e facilitar sua vida. Nesse sentido, o Status Invest pode ser a ferramenta mais adequada para esse trabalho, já que ele oferece muitas funções de análise que ajudam o investidor a entender sua carteira e tomar decisões mais assertivas.

Mesmo assim, não deixe de comparar o Status Invest a outros sites e aplicativos de investimentos que têm funcionalidades parecidas. Assim, você escolhe aquele que serve melhor para o que você precisa.

Sugestões de leitura do iDinheiro:

Continua após a publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

2 comentários

  1. Adriano da

    Não consigo atualizar a CEI no status Invest desde o dia 01/07/21.

    1. Rafaela Souza

      Olá, Adriano! Tudo be,?
      Nesse caso, é necessário entrar em contato com o suporte da ferramenta para verificar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.