Máquinas de Cartão

7 Soluções para Máquina de Cartão Fora do Ar

Flávio Mariano

Saiba aqui como resolver o incômodo da maquininha de cartão fora do ar, para não perder vendas. Confira 7 dicas de como se portar neste tipo de situação.

Artigo originalmente publicado pelo site Passa Cartão que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.

A máquina de cartão de crédito é uma solução que tem trazido inúmeras facilidades, tanto para o consumidor, quanto para o empreendedor. A implantação desta tecnologia aumenta o número de vendas em seu estabelecimento e ainda te oferece várias facilidades na gestão do seu negócio. Porém, mesmo com o aprimoramento da tecnologia e diversidade nos equipamentos, muitos usuários sofrem com problemas nos aparelhos ou mesmo com a rede de dados das máquinas.

Estas situações são muito incômodas, pois significa que enquanto a máquina estiver inutilizável, o empreendedor pode perder vendas. Em busca de soluções para estes momentos fizemos uma lista com 7 soluções para você tentar destravar a sua máquina e fazer suas vendas.

Continua após a publicidade:

7 Soluções para Máquina de Cartão Fora do Ar

Como mencionado, muitas vezes enfrentamos situações em que as máquinas se encontram fora de área, o que prejudica o empreendedor em questão de atrasar e até mesmo perder vendas. Muitos procuram o atendimento da empresa prestadora de serviços, que fornece a máquina, mas este contato pode demorar. Por isso, abaixo, iremos dar algumas dicas para você mesmo tentar inicialmente resolver o problema.

Verifique se os cabos estão conectados corretamente: Antes de prosseguir com passos seguintes, verifique se o cabo de energia e o cabo que conecta com a internet, caso seja o modelo da sua máquina de cartão, estão conectados corretamente. Caso haja um mal contato em algum deles pode haver interferência na transmissão de dados e fazer com que a sua máquina de cartão trave.

Verifique se o Chip ou cartão SIM está encaixado corretamente ou limpo: Se o SIM card do seu equipamento estiver mal encaixado ele, não irá realizar corretamente a transmissão de dados. Dessa forma, você não conseguirá efetuar suas vendas corretamente. Por isso, faça esta verificação, retirando-o e colocando-o novamente. Além disso, verifique se o chip ou o local em que o insere estão limpos, sem poeira.

Conheça os passos para máquina fora do ar.
Saiba o que fazer no caso da sua máquina estar fora do ar.

Teste sua conexão com a internet (linha telefônica, banda larga, wifi ou GPRS): se no seu estabelecimento estiver faltando internet (via wifi, banda larga ou linha telefônica) você também não conseguirá efetuar transações. Por isso, teste se há sinal de internet no seu estabelecimento através de outros equipamentos. Se não houver, entre em contato com o seu fornecedor de serviços de internet.

Caso o seu equipamento utilize sinal de internet GPRS, que é o sinal de celular, verifique se as operadoras estão funcionando corretamente no seu endereço. Caso não esteja, entre em contato com a operadora prestadora do serviço.

Realize o procedimento padrão: Verifique se as luzes verdes da máquina de cartão de crédito estão acesas (as luzes estão localizadas onde o cabo Ethernet ou o do telefone está ligado a sua máquina, ou então na tela do visor da maquininha). Depois, tente reiniciar o roteador e/ou máquina de cartão.

Desconecte o cabo de alimentação para a máquina de cartão e o roteador de internet. Espere cerca de 30 segundos. Depois, volte a ligar os cabos e a alimentação dos dispositivos de parede para o terminal. Caso a sua máquina de cartão tenha bateria, remova-a e coloque novamente. Procure aguardar cerca de 60 segundos para tentar usar a máquina. Reinicie-a e estabeleça uma conexão com o roteador novamente.

Tenha uma máquina de cartão extra: Já ouviu o ditado popular “quem tem um, não tem nenhum”? Isso quer dizer que quando você tem apenas um equipamento você está sujeito a passar por alguma situação desagradável caso ele falhe.

Por isso, para reduzir as chances de passar por esta situação novamente tenha uma máquina de cartão reserva. Assim, se você for surpreendido com a sua máquina de cartão fora do ar, terá como substitui-la imediatamente. A nossa sugestão é que você tenha máquinas de prestadoras de serviço diferentes, com formas e conexão diferentes, assim terá mais chances de evitar possíveis falhas nos sistemas.

Entre em contato com a Central de Atendimento: Tenha sempre em mãos o número da Central de Atendimento da empresa que contratou a máquina de cartão de crédito. Se nenhum dos procedimentos anteriores funcionou, você precisa entrar em contato com a sua empresa prestadora de serviço e conversar com o suporte técnico. Eles podem pesquisar remotamente o que está acontecendo com o seu equipamento e resolvê-lo a distancia.

Troque sua máquina de cartão: Você já tentou de várias formas e o problema persiste? Então considere a possibilidade de trocar o seu equipamento. Você pode manter a mesma prestadora de serviço ou procurar outra empresa que possa ser melhor para você.

Nesta artigo, você viu sobre 7 soluções para máquina de cartão fora do ar, e grande parte dos problemas pode tentar resolver sozinho. Mas, se mesmo assim persistirem, entre em contato com o suporte técnico pela Central de Atendimento e tente solucionar o problema. E se mesmo assim, o problema ainda permanecer, substituir este equipamento pode ser uma boa ideia.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *