Solicitar cartão de crédito nunca foi tão fácil: veja estas opções

Em dúvida sobre como solicitar cartão de crédito? Confira aqui os pré-requisitos, as instruções como fazer e as melhores opções do mercado.

Rodrigo Salgado
Rodrigo Salgado

Solicitar cartão de crédito nunca foi tão fácil: veja estas opções

Solicitar cartão de crédito pode ser um desafio para quem ainda não está familiarizado com esse mundo.

Afinal, o que é necessário? Como fazer isso? Onde? Quais são as melhores opções?

Neste artigo você encontrará as informações necessárias para dar o primeiro passo rumo ao crédito.

Continua após a publicidade

Ter um cartão de crédito está se tornando cada vez mais comum e acessível para os brasileiros. Não é para menos: ele costuma trazer muitas vantagens para os usuários, além de ser mais prático e seguro.

Por meio do cartão de crédito é possível ter formas de pagamento simplificadas, como parcelamentos e faturas espaçadas, além de transações no exterior, acesso a programas de vantagens e muito mais.

Continua após a publicidade

Nos próximos tópicos deste artigo, abordaremos o passo a passo desde os pré-requisitos para solicitar cartão de crédito até as melhores opções disponíveis no mercado! Veja o resumo de cada um deles:

Qualquer pessoa pode solicitar cartão de crédito?

  • Por onde solicitar cartão de crédito?
  • Quais as melhores opções para solicitar cartão de crédito?
  • Tive meu cartão de crédito negado. E agora?

Qualquer pessoa pode solicitar cartão de crédito?

Apesar de hoje em dia estar cada vez mais fácil solicitar cartão de crédito, ainda é preciso se enquadrar em alguns pré-requisitos específicos, alguns determinados por lei e outros pelas próprias instituições bancárias.

É possível dividir esses requisitos em três categorias: legais, instituições financeiras e nome na praça. Confira:

Requisitos legais para solicitar cartão de crédito

Para se ter um cartão de crédito no Brasil é necessário ter 18 anos ou mais e residência fixa no país. Por isso, algumas documentações como RG, CPF e comprovante de residência serão necessárias no momento de realizar o seu pedido.

Continua após a publicidade

Requisitos da instituição financeira

Embora não seja necessariamente uma regra, já ter uma conta corrente no banco desejado pode facilitar o acesso ao cartão de crédito.

Além disso, também é comum que a instituição exija um comprovante de renda. Os mais comuns são:

Nesse sentido, em alguns casos, além dos documentos oficiais, extratos bancários e faturas pagas de cartão de crédito também são aceitos como forma de comprovação de renda.

Essa validação serve tanto como uma forma de passar confiança para instituição quanto também para ser um dos fatores mais decisivos na hora de determinar quanto será o limite do cartão.

Continua após a publicidade

Nome na praça

Chegamos ao fator mais importante na hora de solicitar cartão de crédito: a credibilidade. É essencial não ter o nome em órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

Estar negativado ou com score baixo pode ser um motivo decisivo para que o banco decida por não oferecer a linha de crédito ao consumidor.

Entretanto, se esse for o seu caso, não desanime. Embora dificulte, estar com “nome sujo” não torna impossível o sonho do cartão de crédito.

Para todos os pontos levantados neste tópico é interessante lembrar que você nunca deve fornecer informações falsas às instituições bancárias: sejam elas sobre renda, nome sujo ou qualquer dado pessoal.

Continua após a publicidade

Nesse sentido, os bancos descobrem essas mentiras com facilidade e isso poderá dificultar o acesso ao crédito.

Por onde solicitar cartão de crédito?

Agora que você já conhece os pré-requisitos necessários para ter um cartão de crédito para chamar de seu, chegamos ao segundo passo: como e onde solicitá-lo?

Com o gerente do banco

Essa é a forma mais tradicional de solicitar cartão de crédito: indo presencialmente até uma agência do banco, pegando a senha e conversando com o gerente.

É uma opção interessante principalmente para quem deseja solicitar o crédito em uma instituição em que já é correntista. Afinal, o gerente já te conhece e saberá se você cumpre os requisitos necessários.

Continua após a publicidade

Outra vantagem importante dessa opção é a oportunidade de poder negociar as tarifas e as anuidades do seu cartão. Vale lembrar: diante da grande concorrência entre os bancos, está cada vez mais simples e comum conseguir um cartão de crédito com anuidade zero!

Solicitar cartão de crédito pela internet

A forma mais simples, rápida e prática de pedir o seu cartão de crédito é pela Internet. Nesse caso, seja você já correntista de algum banco ou não! No caso de ser, basta procurar o Internet banking da sua instituição.

No entanto, se você não é um cliente de algum banco, não se preocupe. Basta ir até o site da instituição que você deseja solicitar o crédito ou, ainda, baixar o aplicativo.

Geralmente são solicitados os dados pessoais e uma selfie segurando algum documento de identificação oficial. Pronto! A solicitação está feita.

Continua após a publicidade

Apesar da facilidade, cuidado com as possíveis fraudes. Assegure-se de estar no site da instituição financeira e fique de olho nas informações solicitadas.

As respostas das solicitações de cartão de crédito pela Internet costumam ser imediatas ou, no máximo, levar poucos dias. Varia de acordo com a análise da instituição; entretanto, não demora.

Quais as melhores opções para solicitar cartão de crédito?

Se você já sabe que tem todos os pré-requisitos necessários para solicitar cartão de crédito e também já sabe onde pedi-lo, agora deve estar se perguntando qual opção escolher.

Neste tópico citaremos as principais opções de cartão de crédito disponíveis no mercado. Cada um tem as suas especificidades e, por isso, é preciso pesquisar para saber qual deles te atende melhor.

Continua após a publicidade

Nubank

Um dos precursores na revolução digital dos bancos, o Nubank é uma excelente opção para quem busca um cartão de crédito prático, gratuito e com manutenção 100% digital.

Para ter o seu “roxinho” (forma como o cartão de crédito Nubank é chamado), há três opções possíveis:

  • Pelo site do banco, clicando na seção “Quero Ser Nubank”;
  • Por meio do aplicativo, clicando em Pedir Convite;
  • Sendo indicado por algum amigo que já tenha o cartão; ele te enviará o link.

Logo após realizar o cadastro com a documentação necessária, você define o seu limite, uma data de vencimento para a fatura e a senha do cartão. Pronto! É tudo feito de forma digital e não tem nenhuma anuidade.

Por outro lado, é comum ver relatos de várias pessoas tendo o crédito negado por parte do Nubank. A seleção do banco para o crédito é, de fato, bem criteriosa. Apesar disso, ainda que o crédito seja reprovado, é possível ter acesso a uma NuConta.

Continua após a publicidade

Casas Bahia

Apesar de pertencer às Casas Bahia, uma gigante do varejo, o cartão pode ser utilizado em qualquer estabelecimento, na compra de qualquer mercadoria e sem nenhuma ligação com banco – ainda que ele seja ligado ao Bradesco.

Nesse sentido, ainda é possível solicitar o cartão por telefone (na Central de Atendimento das Casas Bahia), pela Internet, no site da empresa, ou na loja física mais próxima de você. Dessa forma, em todos os casos, é necessário apresentar identidade, CPF, comprovante de renda e de residência.

Méliuz

Ligado ao Banco Pan, o cartão de crédito da Méliuz oferece zero anuidade e ótimas condições de cashback. Além disso, é totalmente digital, com o controle totalmente feito pelo aplicativo no celular.

Para solicitar cartão de crédito da Méliuz, basta acessar o site da empresa e clicar em “Quero meu Cartão Méliuz”. Logo após apresentar toda a documentação necessária, você poderá acompanhar a sua solicitação também pelo mesmo site.

Continua após a publicidade

Santander

O Santander oferece possibilidade de solicitar cartão de crédito por meio do telefone, da internet ou direto com o gerente, em uma agência física. Atualmente vem sendo comum que bancos tradicionais (ou seja, que não são digitais) ofereçam todas essas opções.

No site, o Santander já adianta sem delongas algumas das características para solicitar alguns de seus cartões como o Santander Free.

Renda mínima, anuidade, programa de benefícios e vantagens. Tudo está detalhado.

Bradesco

Bem como o Santander, o Bradesco também oferece o serviço de solicitação de cartão de crédito por meio de telefone, internet e direto com o gerente.

O diferencial de pesquisar o cartão de crédito Bradesco no site é que a plataforma já te direciona para o cartão ideal para você.

Continua após a publicidade

Assim, basta você selecionar a sua renda mensal que já são filtrados quais os cartões mais recomendados para você, com as principais vantagens e as orientações de como solicitar.

Credicard

A solicitação de um cartão Credicard também vem ocorrendo de forma 100% digital, por meio do site. A anuidade é zero e são oferecidas diversas vantagens.

Ele surge como uma opção do grupo Itaú para bater de frente com os bancos digitais e fintechs. Apesar disso, vale ressaltar que não é necessário ser correntista no Itaú para ter direito a esse cartão.

Itaú

A maneira mais interessante de solicitar cartão de crédito Itaú é por meio da Internet. No site do banco, o usuário informa a renda, as principais vantagens que procura e bandeira de preferência e automaticamente são informadas as opções existentes para melhor atender.

Continua após a publicidade

A partir disso, são informados valores de taxas e anuidades para que o usuário possa passar as informações necessárias para solicitação. Vale lembrar que correntista Itaú tem vantagem e que o banco também oferece o serviço presencial, nas agências físicas.

Neon

Sem anuidade e 100% digital, o Neon se aproxima muito das vantagens do Nubank. O usuário informa os dados necessários, que serão submetidos a análise.

Um fator interessante sobre o banco Neon é a conta digital grátis para MEI (Microempreendedor Individual), que conta com um cartão virtual. Ele funciona como crédito, mas com limite estabelecido pelo próprio usuário.

Caixa

A Caixa oferece serviços presenciais, na Internet ou pelo telefone. No site do banco, assim como o do Itaú, o usuário pode informar dados como renda e vantagens que procura e a própria plataforma já direciona as melhores opções de cartão.

Continua após a publicidade

Além disso, a Caixa é o banco mais popular do país e oferece condições interessantes para pessoas com baixa renda e baixo score.

Banco do Brasil

Sendo correntista ou não, o Banco do Brasil também oferece várias opções de cartão de crédito – independente da renda. Ademais, os serviços estão disponíveis nas agências físicas, por telefone ou pela internet.

Inter

Assim como o Neon e o Nubank, o Inter é um banco 100% digital, com anuidade zero e controle todo feito pelo aplicativo.

Visa e outras bandeiras

Você pode escolher um cartão de crédito pelo banco, pela instituição (administradoras) ou, também, por uma bandeira específica. Todo cartão de crédito deve ter uma bandeira, que é a empresa que regula esse mercado e padroniza a execução de todos os processos.

Continua após a publicidade

Além disso, a bandeira do cartão também oferece benefícios como pontuação para trocar por produtos ou descontos e vantagens em serviços.

Entre as maiores bandeiras de cartão do Brasil, a Visa é uma opção que permite a solicitação por meio de seu próprio site. Em suma, o site da empresa apresenta as principais características de cada uma das opções e direciona para a administradora, que conclui o processo de solicitação.

Tive meu cartão de crédito negado. E agora?

Caso o banco ou instituição financeira te negue o direito ao crédito, não se desespere. Nem tudo está perdido e ainda é possível realizar esse sonho.

Como já citamos aqui, os principais motivos para a negativa são o baixo score de crédito, informações incorretas, nome sujo na praça e baixo valor da renda.

Continua após a publicidade

Assim sendo, é possível procurar outras instituições financeiras menos rigorosas ou procurar maneiras de corrigir algum desses gargalos que impossibilitou a concessão do crédito.

Conclusão sobre solicitar cartão de crédito

Ter um cartão de crédito é uma enorme facilidade para a vida de qualquer pessoa. Além de possibilitar uma melhor gestão financeira, ainda é prático e pode oferecer vantagens.

Dos bancos tradicionais às fintechs, o serviço está cada vez mais difundido entre a população brasileira.

Sendo assim, agora que você já tem as principais informações sobre como solicitar cartão de crédito, é importante analisar todas as opções para decidir qual é a melhor para a sua realidade.

Continua após a publicidade

Afinal, essas particularidades podem variar a partir da renda, da localidade, do acesso à Internet de cada um.

Por fim, é também importante relembrar que o uso de um cartão de crédito requer responsabilidade e educação financeira. Por possibilitar uma maior liberdade de gastos, pode acabar se transformando em uma grande armadilha para quem não conseguir gerenciar bem as contas.

E aí, gostou do texto? Então, assine a newsletter do iDinheiro para continuar acompanhando conteúdos relevantes sobre o que realmente importa para a gestão do seu dinheiro.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.