Em quais situações o Banco pode bloquear o cartão?

Conheça os principais motivos que levam o banco a bloquear um cartão e saiba como evitar esse tipo de problema. Quando o banco tem que avisar e o que fazer se seu cartão foi bloqueado.

Escrito por Flávio Mariano

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São vários os motivos que podem levar o seu cartão a ser bloqueado, e também são várias as consequências para quem passa por essa situação. Principalmente se você é do tipo de consumidor que usa o cartão de crédito para tudo, tenho certeza que não quer passar pelo desconforto de ter sua linha de crédito bloqueada.

Para evitar esse tipo de problema é sempre interessante se manter informado sobre quais são os principais motivos que levam o banco a tomar essa posição. Tendo em mente essas situações você poderá criar hábitos e tomar cuidados de forma e evitar ao máximo se tornar mais uma vitima do bloqueio do cartão de crédito.

A boa noticia é que o assunto de hoje é exatamente isso, você sabe quais são os motivos mais recorrentes que levam ao bloqueio do cartão? A seguir você terá acesso a uma lista feita pela Revista Exame e também algumas dicas desenvolvidas pela nossa equipe, para você evitar passar por esse constrangimento, confira!

Quais situações podem levar ao bloqueio do seu Cartão?

Como dito anteriormente, são diversas as situações que podem levar o banco a bloquear seu cartão, desde a já tradicional inadimplência, até suspeita clonagem, entre outros. Veja os principais motivos:

Falta de pagamento da fatura

A primeira e mais comum, sem dúvidas, é a falta de pagamento da fatura do seu cartão. Os prazos aqui irão variar de acordo com a sua relação com o banco, e o quão “bom pagador” a instituição te considera. Existem algumas maneiras de evitar o bloqueio pelo não pagamento são elas:

Pagamento em débito automático: Se o seu caso é consequência da desorganização, uma dica valiosa é colocar o pagamento da sua fatura em débito automático. Desta maneira o banco irá realizar a cobrança na data estipulada por você, diretamente da conta corrente o que evita atrasos, esquecimentos ou outras situações dessa natureza.

Outra vantagem nessa forma de pagamento é que nos meses em que você não tiver todo o valor necessário para pagar a fatura, o banco faz a cobrança de do valor que estiver disponível e você passa para o regime do pagamento mínimo, onde os juros apesar de altos são ainda menores do que o crédito rotativo.

Pagamento mínimo: Já que citamos esse regime de pagamento vale explicar como funciona, as instituições financeiras dão a opção do pagamento completo ou o chamado pagamento mínimo do cartão, onde o cliente paga uma certa porcentagem e tem a opção de dividir o restante da fatura.

Nos casos onde você optar pelo pagamento mínimo, será cobrada uma taxa de juros juntamente com a parcela nas próximas faturas, entretanto sua linha de crédito não será prejudicada, uma vez que você não está inadimplente. Apenas atente-se e esforce-se para pagar o mais rápido possível.

Não pagamento: Casos onde você simplesmente não realiza o pagamento de nenhum valor referente ao cartão, ou não entra em negociação com o banco, seu regime de crédito passa para o chamado Crédito Rotativo. Sistema com os maiores juros do mercado, ele funciona da seguinte maneira, ao não pagar a fatura do cartão você continua com a linha de crédito durante o tempo variável.

O período que o banco aceita que você realize compras dentro do regime do crédito rotativo varia de acordo com as chances de pagamento que foram calculadas pela instituição. Isso ocorre pois não é interessante para o banco que a sua dívida fique tão grande que seja impossível você honrar com suas pendências, mesmo sendo lucrativo cobrar juros referente aos atrasos com o pagamento.

Suspeita de Fraude

Outra situação que leva o banco a bloquear linhas de crédito são as movimentações que levantam suspeita sobre a legitimidade do cartão, em outras palavras, todas as vezes que o banco detecta uma situação que pode significar clonagem, roubo ou outro tipo de fraude, a tendência é que a instituição bloqueie seu cartão por segurança. Algumas dessas situações são:

Movimentações realizadas em lugares distantes: Ocorre quando o banco identifica, por exemplo, duas cobranças, com intervalo de tempo muito curto e realizadas em localidades geograficamente distantes. Por exemplo em países diferentes, ou estados muito distantes, nesses casos o bloqueio costuma ser imediato pois as chances de haver duas pessoas distintas utilizando o mesmo cartão são altas.

Pequenas movimentações consecutivas: Outra situação apontada são os pagamentos de valores muito baixos e com prazos de tempo muito curtos. Nesse caso, segundo dados da revista o banco entra em contato com o cliente para verificar a autenticidade das transações e decide realizar ou não o bloqueio. Estas transações de valores baixos costumam ser muito utilizadas por golpistas pois não chama atenção.

Compras atípicas: Transações realizadas fora dos padrões de compras comuns do titular do cartão também geram suspeita. Como compras feitas em mercados distantes, ou com valores incompatíveis com o histórico de uso do cartão.

Transações de altos valores: Por falar em valores, geralmente, transações com valores muito altos também chamam a atenção do banco. Entretanto, nesse caso o mais comum é que o banco entre em contato com o cliente para confirmar a origem do pagamento, para só então cogitar bloquear a venda e a linha de crédito.

O banco realiza uma manutenção no sistema

Apesar de raro o bancos podem bloquear alguns cartões por motivos técnicos, como manutenção no sistema, teste de segurança e diversas outras possibilidades. Nesse caso vale ressaltar que a instituição tem por obrigação avisar os cliente sobre o período em que o serviço ficará fora do ar, e esse aviso deve ser feito com tempo suficiente para os cliente se preparem de modo a evitar transtornos.

E você, já teve seu cartão bloqueado? Qual foi o motivo? Conta pra gente aqui nos comentários.

  1. Rosângela rodrigues

    O meu foi bloqueado por que devia a um cartão de outro banco.o banco que bloqueou foi o BB e estava atrasada com o Itaú

  2. Vanessa de

    Tenho 2 cartão de credito do mesmo banco(ITAU) não vou conseguir pagar um por conta de terceiros, mas quero preservar o outro, é possível; ou podem diminuir o limite e até cancelar o que ficou em dias ?

  3. Ingrid

    Fiz uma renegociação sobre um empréstimo com o banco, gostaria de saber se podem bloquear o meu cartão de crédito mesmo o cartão sendo pago em dia

  4. patricia.csantunes@gmail.com

    Tenho um cartão que tem a função débito e crédito, fiquei inadimplente com a fatura
    Bloquearam tanto a função débito quanto o crédito, gostaria de saber se isso está correto.

  5. Kevellyn

    Tenho 5 cartões de crédito, por motivos maiores acabei sujando 3 deles. Porém 2 cartões eu pago em dia nunca atrasei uma fatura. Eles podem ser bloqueados, devido a inadimplência?

  6. Márcia

    Boa tarde estou negativa em um banco que não e o brasil mais o banco do brasil bloqueou meu cartão de crédito que esta em dia pode isso

  7. Fabio

    Minha mulher, tem o cartão de crédito, e estava inadimplente, mas eles bloquearam a conta dela devido a isso, eles podem fazer isso?

  8. Raquel

    Olá, boa noite.
    Tenho um cartão de crédito no mesmo banco que é minha conta salário, conta corrente e poupança. Nunca tive problema com o mesmo, porém estou inadimplente em outro cartão de crédito hoje simplesmente quando fui usar o cartão ele estava bloqueado, liguei várias vezes para o banco quando conseguir a atendente disse que o mesmo estava bloqueado porque eu estava com pendência no cadastro, liguei para o número que ela me passou, tentei pela WhatsApp que fica disponível e até agora nada. Quando liguei novamente para a central ela disse que eu estou com uma pendência do Serasa por este motivo o cartão está bloqueado.
    E “correto” o bloqueio de outro cartão mesmo que ele não esteja atrasado ? Sendo de outra instituição?
    Agradeço se conseguir me esclarecer .
    Feliz ano novo a todos.

  9. marcos s

    tenho um emprestimo com o banco , eles podem bloquear meu cartão de credito por falta de pagamento do emprestimo ? obs o cartaõ é pago sempre em dia . so estou inadiplente com o emprestimo

  10. Valdemir

    Possuo dois cartões de um mesmo banco, um está com o pagamento em dias, já o outro infelizmente estou inadimplente, o banco pode bloquear o primeiro cartão e ainda indisponibilizar a fatura para pagamento, me obrigando a entrar em contato via telefone com eles?

  11. Wesley

    Fiz uma renegociação recentemente a primeira parcela nem venceu e o banco bloqueou meu cartão de crédito..
    A renegociação foi de um empréstimo.
    Eles podem fazer isso

  12. Janilce Rodrigues

    Meu cartão de crédito está vindo um valor muito alto do que eu devo já reclamei não adianta ,todos os nesses vem o valor sem eu usar o cartão , como posso resolver

  13. Vera Martins

    O INSS não depositou para o banco o valor do empréstimo consignado que é em desconto em folha…daí fiquei negativada com o banco…com isso eles bloquearam o meu cartão de crédito…vou ter que procurar o Procon talvez…

  14. Sabrina

    Queria saber se é verdade que tenho que deixar dinheiro sempre no cartão da caixa poupança . Por isso que meu cartão bloqueou pq eu não tinha colocado mas dinheiro .

  15. Maria Candida

    Sou idosa, aposentada, e recebia pela Caixa. No período de 11 meses tive meu cartão de movimentação da conta corrente bloqueado QUATRO VEZES – NÃO ERA CARTÃO DE CRÉDITO – só movimentação da conta corrente. A Caixa alegou motivo de segurança. Em nenhuma das vezes fui informada. Passei vergonha em supermercado, lojas, posto de gasolina etc. Em todas essas quatro vezes o acesso pela internet ficou restrito apenas à visualização do extrato. A única alternativa era sacar todo valor na boca do caixa na agência e sair pela rua com dinheiro vivo até uma lotérica, porque a Caixa não recebe contas, e no meu caso também até uma agência do Bradesco para depositar meu aluguel. De acordo com o Estatuto do Idoso artigos 19, 82, 96 e especialmente 104 essa conduta da Caixa é crime. Encerrei a conta unilateralmente, por carta enviada pelo correio, registrada, porque a Caixa se recusou a receber meu pedido de explicações. Falei para a gerente que ia entrar na justiça para pedir explicações e indenização por dano moral. Ela respondeu que a Caixa colocaria um monte de advogados em cima de mim e eu não ia conseguir nada. Qual sua opinião sobre essa situação? Obrigada.

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