As máquinas de cartão fazem parte do modo de pagamento mais utilizado hoje em dia. Utilizamos este aparelho para pagar uma conta no supermercado, padaria, restaurante, loja ou quaisquer outros estabelecimentos que trabalham com cartões. Porém, usados tanto estes terminais mas não entendemos quais são as tecnologias usadas por eles.

A TEF, a Transferência Eletrônica de Fundos, é uma forma de tecnologia de leitura e transmissão dos dados financeiros. Hoje iremos tratar sobre o sistema TEF, que funciona mediante um software instalado que transmite as informações das transações via internet para a empresa prestadora. Ele não só é uma tecnologia de venda, como também é uma própria para comércios maiores. As máquinas que funcionam base TEF são  acopladas aos computadores para se começarem aos programas de vendas. Algumas empresas, como a Getnet, oferecem estas máquinas.

Continua após a publicidade:

Como funciona o TEF?

O TEF, Transferência Eletrônica de Fundos, é uma tecnologia de vendas, que opera em máquinas de cartão. Diferentemente do POS simplesmente, esta tecnologia é própria para estabelecimentos comerciais como atacados, supermercados, lojas, dentre outros, que possuem controle de estoque, programas de vendas instalados em computadores e controle de caixa.

O TEF agiliza o processo da venda, conectando a operadora da máquina de cartões direto ao software de vendas do comércio. Com esse método, o operador do Caixa não precisa digitar manualmente o preço da venda nas máquinas de cartão. Isso evita que haja erros, o que é muito comum em estabelecimentos com grande fluxo de clientes.

Pode-se dizer que o TEF é um método maia inteligente. Isso porque, além de ser mais autônomo, ele gera relatórios de vendas, controla o estoque, etc. Ademais, ele também evita fraudes por parte dos funcionários, que podem desviar as transações, já que ele funciona de uma forma única e conectada ao sistema.

Geralmente o TEF é utilizado em estabelecimentos que vendem mais de R$30.000,00 por mês. Porém, até mesmo pequenos comércios estão aderindo a esta opção, devido a facilidade, rapidez e economia. Isso porque é muito maia viável financeiramente e praticamente ter uma máquina que aceita diversas bandeiras de cartões, como as que possuem TEF, do que 5 máquinas para aceitar diferentes bandeiras. Isso porque 5 máquinas significam 5 aluguéis, e também 5 taxas diferentes.

Ainda falando sobre a inteligência do TEF, ele é um sistema no qual você pode contratar o serviço de diversas operadoras. Por exemplo, você pode configura-lo da forma que quiser. Certas bandeiras passam por um tipo de operadora, e as demais, pela outra operadora. Isso faz com que seu custo diminua e você possa operar da melhor forma que achar para o seu negócio, mantendo a lucratividade e condições diferenciadas em cada bandeira

Quais máquinas oferecem TEF?

getnet tef
A Getnet oferece sistema TEF em suas máquinas de cartão

Diversas empresas oferecem este serviço, como a Rede. Porém, existem também empresas que oferecem a máquina em conjunto com operadoras de cartões e suporte técnico. Por isso, pode ser um serviço muito ramificado.

A GetNet oferece uma máquina com sistema TEF por R$39,90 mensais. Caso você tenha interesse nessa opção, é só acessar o site, clicar na opção “Soluções TEF”, preencher seus dados e esperar o contato da empresa. Cielo e PagSeguro também tem soluções TEF.

Além do TEF, como dito, existe a tecnologia POS. Está tecnologia é a mais comum, pois indica as máquinas individuais de cartões. Ela é muito utilizada quando o comércio não possui grande fluxo de clientes, e é facilmente controlável a venda das mercadorias. Geralmente os estabelecimentos que possuem POS usam mais que um tipo de máquina, para atenderem diversos tipos de cartões.

Entretanto, esta tecnologia também é a mais cara. Isso porque o cliente fica preso a uma operadora de cartões e não tem a possibilidade de negociar as taxas MDR. Mas com a TEF é possível , pois como são muitas empresas prestadoras de serviços, são diversas opções.

O importante é analisar o seu negócios, suas necessidades e o fluxo de vendas. Se for de grande porte, a tecnologia TEF é a melhor opção. Caso seu negócio também tenha a opção de delivery, será necessário uma máquina  POS.

Publicidade