Financiamentos

Simulador Habitacional Santander: como funciona, taxas e se vale a pena

Luana de Oliveira
Luana de Oliveira
simulador habitacional santander ilustrado com um rapaz assentado no sofá, mexendo no notebook
O Santander possui o simulador habitacional imobiliário. Faça a simulação com base na sua renda e verifique se os valores apresentados são compatíveis com a sua realidade. Confira!

Simulador Habitacional Santander: como funciona, taxas e se vale a pena

 

A aquisição da casa própria costuma ser o anseio de muitos brasileiros.

Mas para que o sonho se torne realidade, é primordial estudar bastante todas as opções oferecidas para fechar este negócio. Afinal, não queremos que os requisitos indicados no financiamento, por exemplo, sejam o causador do pesadelo da sua vida financeira.

Por conta disso, vamos mostrar neste artigo como os simuladores são uma peça importante nesta tomada de decisão. Nosso foco da vez será o oferecido pelo banco Santander.

Continua após a publicidade

Ficou interessado? Então continue lendo para conhecer mais de perto o simulador habitacional do Santander.

Financiamento imobiliário: por que simular?

A ferramenta de simulação do financiamento imobiliário costuma ser uma ótima alternativa para quem procura compreender a proposta oferecida. Com os dados em mãos, fica mais fácil verificar se ela realmente vale a pena.

Continua após a publicidade

O simulador de financiamento habitacional apresenta as taxas, prazos de pagamentos e outras informações que podem ser interessantes para o momento de aceite do contrato. Ou se preferir, existe a possibilidade de realizar novas simulações.

Simulador habitacional Santander

Ao utilizar o simulador habitacional do Santander, você tem a possibilidade de receber na hora a sua análise de crédito. E tudo pode ser feito por meio do site do banco, sem a necessidade de sair de casa.

Simule e Contrate o financiamento do Santander

Ao clicar no botão “Simule e Contrate”, você será redirecionado para o primeiro formulário, onde será preciso informar alguns dados pessoais, como o nome completo, e-mail, cpf, celular, renda mensal e entre outros.

O próximo passo é relacionado aos dados da proposta. Neste formulário, será preciso informar alguns detalhes. Em seguida, o sistema apresenta o resultado da simulação e o valor do crédito aprovado.

Continua após a publicidade

menu simulador santander

Acompanhamento da proposta

Assim que enviar a sua proposta de financiamento habitacional pelo simulador, é possível acompanhar o progresso no próprio site do Santander. Para isso, basta informar o seu CPF.

consultar proposta financiamento habitacional do santander - utilize o cpf

O que levar em consideração antes de contratar um financiamento imobiliário

Como todo financiamento, a decisão em contratar envolve vários fatores, principalmente o seu capital. Por conta disso, é preciso que seja feito um bom planejamento para não comprometer a renda e as suas outras obrigações monetárias.

Então, para te ajudar na decisão, a equipe do iDinheiro separou algumas dicas que todo mundo precisa saber antes de assinar o contrato. Veja abaixo:

Antes de obter um financiamento, tenha conhecimento sobre o seu perfil financeiro. Somente com este entendimento você vai conseguir perceber se tem condições para arcar com as prestações mensais.

Continua após a publicidade

Além disso, utilize, no máximo, 20% da sua renda para o pagamento das prestações mensais.

Assim que decidir sobre qual imóvel deseja comprar, verifique se o mesmo está liberado para venda sem nenhum custo e dívidas do proprietário. Para isso, faça a solicitação no cartório da certidão de negativa de ônus e de propriedade.

Não se esqueça de verificar se o imóvel possui algum produto pendente, como o IPTU por exemplo.

Lembre-se que você pode utilizar o saldo do seu FGTS como entrada no financiamento.

Finalmente, como imprevistos financeiros podem acontecer a qualquer momento e com qualquer pessoa, não se esqueça de ter um segundo plano para caso algo aconteça com a sua renda.

Continua após a publicidade

Principais dúvidas sobre o Financiamento Habitacional do Santander

Veja as principais respostas para as dúvidas mais frequentes relacionadas ao financiamento do banco Santander.

Posso utilizar o Simulador Habitacional Santander a qualquer hora?

Sim. A ferramenta de simulação do financiamento imobiliário fica disponível a qualquer hora e qualquer dia da semana. Além disso, o simulador do Santander é gratuito e você pode utilizar quantas vezes desejar.

Quais os canais de atendimento do Santander?

Os canais de atendimento para consultas, informações, transações e cancelamentos, são:

  • 4004 3535 (capitais e regiões metropolitanas);
  • 0800 702 3535 (demais localidades);
  • 0800 723 5007 (pessoas com deficiência auditiva e de fala).

Se não ficar satisfeito com a solução apresentada, ligue para 0800 726 0322. Disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, exceto feriado. Atende também pessoas com deficiência auditiva e de fala no 0800 771 0301.

O que é a taxa de juros bonificada?

A taxa de juros bonificada é um benefício oferecido pelo banco Santander, que concede a taxa de juros reduzida para o cálculo das 12 primeiras prestações do financiamento imobiliário.

Continua após a publicidade

Isto acontece apenas na modalidade de parcelas atualizáveis, sendo possível prorrogar o prazo deste benefício a cada semestre, em situações onde o cliente esteja cumprindo todas regras de relacionamento.

Existe alguma taxa ou despesa ao contratar o Crédito Imobiliário?

Sim. Existem algumas taxas e despesas na contratação do financiamento habitacional no Santander. Confira:

  • Tarifa de Avaliação da Garantia de R$ 3.100 mil*;
  • Tarifa de Serviços Administrativos (para operações enquadradas no âmbito do SFH);
  • Seguros MIP (Morte e Invalidez Permanente) e DFI (Danos Físicos do Imóvel), obrigatórios de acordo com as normas do Sistema Financeiro de Habitação;
  • Despesas cartorárias;
  • ITBI: Imposto sobre a transmissão de bens imóveis. Esses valores possuem variação de acordo com o estado.

*Os valores máximos praticados pelo Santander estão disponíveis para consulta no site desta instituição financeira em “Tarifas e Pacotes Padronizados”.

É possível acompanhar a proposta do crédito imobiliário pela internet, mesmo tendo feito toda a análise numa agência do Santander?

Sim. Você pode acompanhar o status do crédito imobiliário no site do Santander. Basta informar o seu CPF no seguinte link.

Posso contratar o financiamento imobiliário do Santander mesmo não sendo correntista?

Sim. Mas logo após a simulação e a análise de crédito, você vai precisar abrir uma conta no Santander para finalizar a contratação deste serviço.

Continua após a publicidade

Conclusão

Se você pretende comprar um imóvel, possivelmente já deve estar avaliando as opções da sua região. E é muito comum que nesta etapa você esteja verificando a localização, o tipo de imóvel e entre outras características.

Não podemos esquecer que sua situação financeira é também um fator importante e decisório para esta questão. Portanto, não deixe de verificar qual o valor máximo que pretende investir e qual o prazo para a quitação.

Além desses fatores citados acima, não podemos esquecer de refletir sobre as condições de um financiamento. Então, estude todas as propostas, não esquecendo de observar os pontos mais importantes, como o preço, valor de entrada, juros e a perspectiva de valorização do imóvel.

E para facilitar nesta sua busca, aproveite para utilizar a ferramenta de simulação que muitos bancos, como o Santander, disponibilizam em seu site. De forma gratuita, você consegue usar o serviço a qualquer hora e dia da semana.

Por fim, não deixe que o financiamento atrapalhe a sua vida financeira. Caso possua dúvida ou incertezas, recomendamos que assine a newsletter do iDinheiro para receber conteúdos exclusivos sobre gestão financeira!

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *