Na última segunda-feira, 14, o Banco Central anunciou que os saques em comércios com o PIX estão previstos para entrar em funcionamento a partir do segundo trimestre de 2021.

Desta maneira, os consumidores que precisarem sacar quantias em dinheiro não precisarão se dirigir a caixas eletrônicos, podendo realizar o processo por meio de lojas de comércios autorizadas pelo BC.

Continua após a publicidade:

“O Banco Central está focado em possibilitar que os saques em dinheiro possam acontecer em lojas varejistas para facilitar a vida do consumidor que utilizar o PIX, pagamento instantâneo que será lançado em novembro”, disse o BC em nota oficial nas redes sociais. 

Portanto, os saques em comércios com o PIX ficam de fora nesta primeira fase de implantação do sistema.

Sobre os saques em comércios com o PIX

Inicialmente, o objetivo do BC era o de começar o funcionamento de saques em comércios com o PIX em novembro deste ano. 

Entretanto, alguns testes precisaram ser realizados e a data para esse processo ser implantado precisou ser adiada.

“A possibilidade de sacar dinheiro em estabelecimentos comerciais vai disponibilizar melhores opções de saque, independentemente da instituição financeira do cliente. Além disso, a facilidade e a conveniência do serviço será determinante para a popularidade do PIX”, concluiu o BC em nota.

Sobre o PIX

A partir de 05 de outubro, os usuários que tiverem interesse em utilizar o PIX poderão começar a realizar o cadastro para a identificação de pagamentos. Alguns bancos já se anteciparam a esse processo e disponibilizaram um pré cadastro para os seus usuários. 

As instituições financeiras que possuem mais de 500 mil clientes registrados em sua base serão obrigadas a disponibilizar o serviço do PIX. 

Até o momento, são 34 instituições financeiras que pertencem ao grupo de obrigatoriedade. Entre eles, estão os principais bancos do País e algumas contas digitais como Nubank, Banco Inter e C6 Bank.

Quer continuar recebendo informações sobre o PIX? Então assine a newsletter do iDinheiro e ative as notificações do Push para acompanhar tudo em tempo real.

Publicidade