Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Como funciona o Santander Internet Banking

Veja como funciona o Santander Internet Banking e como realizar PIX, transferências, pedir empréstimo e mais.

Amanda Gusmao
Amanda Gusmão Especialista em Ganhar Dinheiro e Bancos Digitais

Conhecer o Santander Internet Banking é importante para correntistas do banco que realizam transações financeiras com frequência ou preferem não se deslocar até uma agência bancária para movimentar suas contas.

Atualmente, quase todas as instituições bancárias possuem um sistema de transações bancárias online. No entanto, se você é cliente novo ou está pensando em abrir conta , saiba que o Internet Banking do Santander é considerado seguro por seus usuários.

Continua após a publicidade

Conta Confia Santander

Conta com abertura e gerenciamento 100% digital. Oferece gratuidade de conta para quem recebe pelo menos R$1.000 e paga contas pelos canais digitais da Instituição.

Taxa de manutenção: De 24 até 24
Saque: Gratuitos e ilimitados
TED/DOC: Gratuitos e ilimitados

  • Linha de Crédito
  • Investimento
  • Seguros
  • Consórcios
  • Pix
  • Câmbio
  • checkmark Carteira digital Way
  • checkmark 10 dias sem juros no limite da conta para quem cadastra CPF ou celular como chave PIX
  • checkmark Cesta de serviços completa
  • checkmark Atendimento presencial
  • close Exige movimentação mínima para isenção de tarifa
  • close Análise para liberação de cartão de crédito
Leia mais sobre Conta Confia Santander

Quer saber mais? Neste artigo, você vai entender o que é o Santander Internet Banking, como usá-lo e quais são funcionalidades que ele oferece. Confira!

O que é o Santander Internet Banking?

O Internet Banking Santander é um ambiente virtual que permite que os clientes realizem operações pela internet a qualquer momento, sem a necessidade de ir até uma agência física.

Continua após a publicidade

Com o serviço, é possível consultar saldo da conta corrente, realizar pagamentos, transferências e Pix, solicitar empréstimos e fazer investimentos. Tudo isso de forma rápida, fácil, gratuita e segura.

Como consultar saldo no Santander pela internet?

Com o Internet Banking Santander, é possível consultar saldos e extratos da sua conta corrente. Para isso, basta selecionar a opção “Conta Corrente” e, em seguida, clicar em “Consultar Saldo”. Com isso, será exibida uma tela com o seu saldo atual e o valor do saldo somado ao limite extra da conta.

Já em relação ao extrato, basta selecionar a opção “Extrato Conta Corrente”. Dessa forma, aparecerá a opção de visualizar seu extrato dos últimos 7, 15 ou 30 dias.

O extrato é a maneira ideal de acompanhar as transações realizadas em sua conta, tanto no que diz respeito às entradas quanto às saídas de crédito.

Continua após a publicidade

Além disso, o Internet Banking também oferece a opção de salvar seu extrato em PDF, caso você deseje imprimir ou guardar seus recibos.

Como fazer Pix no Santander pela internet?

Para utilizar o Pix no Santander pela internet, o primeiro passo é cadastrar uma chave. Essa informação é vinculada à conta e serve como identificação do correntista. É possível cadastrar o Pix usando CPF, e-mail ou número de celular. Pessoas físicas podem criar até cinco chaves.

Após criar sua chave, é preciso que o ID Santander esteja habilitado e funcionando corretamente em seu dispositivo eletrônico para transferir dinheiro via Pix no Santander. Estando tudo certo, basta seguir o seguinte passo a passo:

  1. na tela inicial do aplicativo, acesse a aba “Pix”;
  2. encontre o contato que deseja realizar a transferência, digite a chave e defina o valor a pagar. O número e saldo restante na conta serão exibidos antes da confirmação. Além disso, como nas demais operações via app, também é possível agendar o pagamento para uma data futura;
  3. revise os dados de pagamento, inclusive para não cair em golpes. Conferir se o valor, a data e ca onta de destino estão corretos é muito importante. E, se achar necessário, você ainda pode salvar ou compartilhar o comprovante.
  4. pronto! Em poucos segundos a transação será concluída.

Como fazer transferências pelo Internet Banking do Santander?

Os usuários também podem realizar transferências para outras contas, sejam elas do próprio Santander ou de outros bancos, pelo Internet Banking. 

Continua após a publicidade

As transferências entre contas do Santander são gratuitas, no entanto, para outros bancos, pode haver cobrança de taxas. De todo modo, para realizar uma transferência é preciso ter os seguintes dados da pessoa física ou jurídica que receberá o dinheiro:

  • número da agência e da conta corrente ou poupança;
  • nome completo;
  • CPF ou CNPJ.

Com essas inforrmações em ãos, basta seguir o passo a passo abaixo::

  1. abra o Internet Banking do Santander;
  2. vá até o menu “Transferir”;
  3. selecione a opção “para outros bancos”, se for o caso, e insira os dados do beneficiário (número do banco, agência, conta, nome completo e CPF ou CNPJ);
  4. confirme as informações e clique em “Continuar”. O comprovante da transação aparecerá na tela e você pode enviá-lo por e-mail, salvá-lo ou compartilhá-lo via WhatsApp.

Outras funcionalidades disponíveis

Além das funcionalidades descritas acima, o Internet Banking ainda oferece outras. Veja a seguir algumas:

Débito Direto Autorizado (DDA)

O Débito Direto Autorizado (DDA) é um sistema integrado entre diversos bancos que possibilita que os usuários visualizem e recebam boletos de cobrança eletrônicos.

Dessa maneira, é possível manter o controle das suas contas mensais de forma online, ou seja, sem a necessidade de impressão em papel.

Continua após a publicidade

Para visualizar sua fatura ou cobrança via Internet Banking, clique na guia “Pagamentos” > “Boletos Eletrônicos (DDA)” > “Consultar/Pagar”.

Empréstimos, antecipação do 13º salário e do imposto de renda

O Internet Banking permite que você simule ou contrate empréstimos, além de também possibilitar que você solicite a antecipação do 13º salário e do imposto de renda.

A opção pode ser bastante útil para os usuários que não querem ir até uma agência física para contratar um empréstimo.

Para acessar a opção, vá até o menu “Empréstimos e Financiamentos” e escolha a opção desejada: “Simular e Contratar”, “Meus Empréstimos”, “Crédito Consignado”, “Crédito Pessoal”, Contratos a Aprovar”, “Unifique seus Créditos”, “Antecipe seu Imposto de Renda” ou “Antecipe seu 13º Salário”.

Continua após a publicidade

Conta Confia Santander

Conta Santander online

Como fazer o primeiro acesso no Santander Internet Banking?

Para acessar o Internet Banking pela primeira vez, é necessário seguir os seguintes passos:

  1. acesse o site do Santander;
  2. digite o seu CPF à direita do menu superior;
  3. serão apresentadas as condições gerais de uso do Internet Banking. Leia atentamente o contrato e, caso concorde com as condições, selecione essa opção e clique em “Confirmar”;
  4. insira os dados solicitados para sua confirmação;
  5. crie a sua senha de seis dígitos;
  6. para realizar transações no Internet banking, será necessário gerar um QR Code no aplicativo do Santander, disponível para download no Google Play e na App Store.

O Santander Internet Banking é seguro?

Sim. Na verdade, por si só o Internet Banking já é seguro, porém, se você quiser potencializar ainda mais essa segurança, é possível baixar o app e autorizar o funcionamento do ID Santander.

Dessa forma, cada vez que você realizar uma transação via Internet Banking, será solicitado um código gerado pela leitura do QR Code. Essa é uma maneira de garantir que o procedimento está sendo realizado pelo cliente Santander.

Outra forma de preservar a segurança da sua conta é manter o antivírus do seu smartphone ou celular sempre atualizado.

Vale ressaltar que o Santander adota um rigoroso processo de criptografia, impedindo que as informações que transitam no ambiente virtual entre o seu dispositivo e os computadores do banco possam ser lidas ou decifradas por terceiros.

Continua após a publicidade

Por fim, nunca forneça sua senha de acesso ou do cartão por contato telefônico, mesmo se estiver falando com um funcionário do próprio Santander.

O que é e como funciona o ID Santander?

O ID Santander é um dispositivo de segurança que pode ser habilitado pelo smartphone via aplicativo ou nos caixas eletrônicos do banco.

Esse dispositivo de segurança é utilizado para confirmar as transações realizadas nos canais do banco de forma prática e segura. É uma verificação que acontece em duas etapas e garante que só você possa realizar movimentações financeiras com a sua conta.

Ele funciona como um autenticador automático para transações realizadas no app. Com o ID Santander você pode solicitar um novo cartão, ativar o débito automático, contratar empréstimos e muito mais.

Para consultar o código de autenticação, basta abrir o aplicativo Santander e tocar na função “ID Santander” na tela anterior de acesso à conta. 

Confira os principais benefícios que o ID Santander oferece para os clientes:

  • segurança nas transações;
  • praticidade na confirmação das transações digitais;
  • assinatura digital pessoal e intransferível;
  • possibilidade de realizar transações dentro dos canais bancários: pagar contas, receber e enviar dinheiro via Pix, realizar compras via QR Code, gerar o cartão online e contratar produtos e serviços.

Perguntas frequentes sobre Internet Banking Santander

  1. O Internet Banking Santander é seguro?

    Sim. Além do ID Santander, o banco adota um processo de criptografia bastante minucioso, impedindo que as informações que circulam entre o dispositivo do cliente e o computador do banco sejam decifradas por outras pessoas.

  2. Como habilitar o ID Santander pelo celular?

    A habilitação  do ID Santander pelo celular é bem rápida e simples. Acesse o app do banco e vá em “Configurações” > “Segurança” > “Habilitar ID Santander” e siga as orientações.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.