Uma pesquisa elaborada pelo iDinheiro mostrou que o Pix já é o meio de pagamento mais utilizado para recargas ou faturas de planos de celular por 38,84% dos usuários. O estudo faz parte do recorte financeiro do Relatório Conexão 2025, uma iniciativa do Prêmio MelhorPlano.net, considerada atualmente a maior premiação de Telecom do Brasil. A edição mais recente do projeto contou com a realização dos sites MelhorPlano.net e Minha Conexão, e apoio do iDinheiro.
Ainda de acordo com o levantamento, boleto e débito automático também são métodos de pagamento relevantes para clientes de telefonia móvel, com 27,95% e 22,69% das respostas, respectivamente. Já o cartão de crédito é o formato com menor representatividade na pesquisa (17,42%).
Confira os demais resultados do estudo a seguir.
Mais de ⅓ de consumidores de serviços de Telecom já utiliza o Pix como um dos principais meios de pagamento
A pesquisa mostrou que o Pix é o meio de pagamento mais usado por 36,22% dos clientes de Telecom (em banda larga, telefonia ou TV por assinatura) que participaram do questionário. O método de pagamento instantâneo divide a posição com os formatos de boleto ou carnê, que representam 37,27% das respostas.
Assim como no recorte exclusivo de planos de celular, o cartão de crédito possui a menor representatividade entre os resultados, com 11,02% das respostas. O índice de uso exclusivo do método é ainda menor: apenas 5,77% dos respondentes usam somente crédito para o pagamento de contas de internet, telefonia e/ou TV.
As outras combinações possuem baixa representatividade, mas as que possuem maior percentual de resposta são: débito automático e Pix (1,31%) e boleto ou carnê e cartão de crédito (1,05%).
Esquecer a data de vencimento do pacote de telefonia móvel é principal motivo para pagamentos em atraso
A pesquisa do iDinheiro identificou que 21,76% dos participantes do estudo já esqueceram de pagar a fatura do plano de celular ou de realizar a recarga para atualização do pacote, e consideram esse o principal motivo para o atraso.
Entre os consumidores que já atrasaram o pagamento alguma vez, 16,41% justificam que não tinham o valor para pagar a conta. Outra situação mencionada pelos respondentes foi a falha do débito automático. Ainda, 43,13% dos usuários afirmam nunca ter deixado de pagar a fatura do plano de celular.
A metodologia utilizada para a construção do Relatório Conexão 2025 está descrita na íntegra do levantamento, que está disponível na página do estudo. A equipe de jornalismo da plataforma pode ser consultada em jornalismo@idinheiro.com.br.
Sobre o iDinheiro
O iDinheiro é uma startup brasileira criada em 2020, que tem como objetivo auxiliar o público no processo de contratação de serviços financeiros como bancos, contas digitais, cartões de crédito, empréstimos, financiamentos e corretoras de investimentos. Além da produção de conteúdo escrito, a plataforma oferece a tecnologia de calculadoras, recomendadores e simuladores. Atualmente, o site conta com mais de 5 milhões de acessos mensais.