Estilo de Vida

Saiba escolher cursos EaD gratuitos para sua carreira de sucesso

Fabíola Thibes
Fabíola Thibes
mulher sentada em frente ao computador digitando e sentada em uma biblioteca estudando
Já pensou em fazer alguns cursos EaD gratuitos? Neste post apresentamos como escolher o melhor e quais são as alternativas disponíveis.

Saiba escolher cursos EaD gratuitos para sua carreira de sucesso

 

Desde o início da quarentena, vários assuntos foram apresentados na internet. Os cursos EaD gratuitos foram uma dessas categorias.

Porém, eles não são novidade. Várias empresas e profissionais da área de educação e desenvolvimento atuavam dessa forma desde antes do período de isolamento social.

Continua após a publicidade

O objetivo é o mesmo: conquistar vantagem competitiva e melhorar o currículo. No entanto, nem sempre é possível alcançar essa meta.

Afinal, nem todos os cursos gratuitos online são bons. Como escolher aqueles que valem a pena? Neste post, vamos trazer as dicas matadoras para você fugir dessa armadilha.

Continua após a publicidade

Que tal conferir e aprimorar a sua carreira da melhor forma possível? Continue lendo!

O que são cursos EaD gratuitos?

Os cursos EaD gratuitos são aqueles oferecidos por plataformas online. Todos são realizados a distância e são voltados para a atualização e a qualificação profissional.

Para acessá-los, o aluno precisa ter um computador com acesso à internet e um login para a plataforma. As aulas, geralmente, ficam disponíveis por determinado período.

Portanto, podem ser acessadas a qualquer momento. A vantagem é a ausência de gastos com deslocamento e materiais didáticos.

Por outro lado, muitos não são regulamentados pelo Ministério da Saúde (MEC). Esse é o caso dos cursos livres.

Continua após a publicidade

Devido a esse motivo, nem sempre equivalem a um curso técnico-profissionalizante. Quando há a regulamentação, os certificados têm o reconhecimento do MEC.

Um ponto positivo é que os cursos EaD grátis são oferecidos em diversas áreas. Algumas delas são turismo, informática, beleza, idiomas, saúde, gestão e negócios, e mais.

O que é EaD?

A sigla EaD indica a Educação a Distância. Essa é uma modalidade de ensino em que as aulas são disponibilizadas pela internet.

Por isso, os estudantes têm horários e turnos flexíveis. Em 2020, há um número maior de ingressantes em cursos EaD do que nos presenciais, pela primeira vez.

Continua após a publicidade

Para ter uma ideia, o crescimento chegou a 379%, com mais de 1,5 milhão de estudantes. Essa alta foi possível devido à evolução tecnológica.

As aulas são disponibilizadas em plataformas especializadas. Ao mesmo tempo, a relação entre professor e alunos também acontece por meio de plataformas online.

Apesar de existirem várias possibilidades de cursos e horários variados para assistir às aulas, é preciso seguir um cronograma. A instituição fornece um calendário com prazos e datas para as atividades.

Além disso, são fornecidos fóruns para debates e conversas. O e-mail também é usado para se comunicar com o professor.

Continua após a publicidade

Como um curso EaD gratuito pode ajudar a sua carreira?

Qualquer oportunidade de conhecimento é válida. Ela ajuda no crescimento pessoal, mas também permite melhorar seu currículo.

Para a sua carreira, é fundamental dar esse passo à frente. Afinal, quanto mais você mostra capacidade de reciclagem e atualização, mais demonstra interesse na melhoria contínua.

Ainda existem vários outros motivos para fazer cursos gratuitos EaD. Entre os principais estão:

  • troca de experiências e fortalecimento do networking, o que pode levar a novas oportunidades de trabalho;
  • aumento do conhecimento, com possibilidade de planejar uma mudança de carreira ou alcançar outro patamar;
  • valorização do currículo, com conquista de vantagem competitiva nas disputas por uma vaga de emprego qualificada;
  • aplicação dos conhecimentos no mercado, já que as aulas são práticas e o curso é rápido. Assim, é possível ter resultados em menos tempo.

Em resumo, os cursos EaD gratuitos com certificado ou não trazem boas chances de conseguir melhorias na carreira. Basta escolher as alternativas certas.

Muitas vezes, os participantes reclamam que só viram assuntos que já conheciam ou que o curso trouxe poucas informações extras.

Continua após a publicidade

Para evitar essas situações, é preciso seguir as dicas matadoras que trazemos a seguir. Que tal conferir?

mulher estudando no computador em uma foto tirada de cima
Os cursos EaD gratuitos podem ser uma boa opção, mas é preciso fazer a escolha certa.

Como escolher um curso gratuito EaD que vale a pena?

Apesar de serem ótimos para aumentar seu conhecimento, os cursos gratuitos de EaD podem ser uma armadilha. Isso acontece porque existem várias plataformas disponíveis.

Além disso, muitas pessoas podem criar cursos e vender como infoprodutos. Eles são uma forma de atrair alunos para comprar pacotes mais completos.

Parece uma boa ideia, mas isso nem sempre acontece. O motivo é simples: muitas vezes, a qualidade é deixada de lado.

Continua após a publicidade

Desse modo, é preciso ter atenção a alguns pontos para garantir uma escolha certa para você.

Afinal, se você pode escolher um curso técnico EaD gratuito, também pode fazer a modalidade livre. Tudo depende do que você procura.

Para facilitar a sua escolha, veja as dicas que a gente preparou a seguir. Acompanhe!

Avalie se o cronograma é completo

O objetivo no EaD dos cursos gratuitos é complementar o seu conhecimento. Portanto, é impensável escolher uma opção que fique aquém do esperado.

Continua após a publicidade

Afinal, quando se fala em cronograma, é preciso observar mais do que o prazo para cumprimento das atividades. É fundamental ver as disciplinas apresentadas.

Aqui, é importante avaliar o que você já sabe e o que pretende conhecer melhor. Por exemplo, em um curso sobre marketing digital, vários assuntos podem ser abordados, como:

  • produção de conteúdo;
  • revisão;
  • gestão de redes sociais;
  • estratégias de campanhas pagas.

Apesar de ser possível encontrar uma alternativa tão completa, é provável que você queira aprofundar mais seus conhecimentos sobre determinado assunto.

Por isso, veja se esse curso mais abrangente detalha cada um desses tópicos. Caso contrário, se você quer saber mais sobre gestão de redes sociais, vale a pena fazer aulas específicas.

Continua após a publicidade

A mesma regra vale para qualquer área. Da mesma forma, observe quanto tempo você terá para assistir às aulas e fazer os exercícios.

Pode ser que o prazo seja livre, mas também pode ser imposto um período determinado. Observar esse cronograma é essencial para aproveitar ao máximo os conhecimentos.

Considere a opinião de ex-alunos

Para saber onde fazer cursos gratuitos EaD, confira a reputação da empresa que os fornece. Pode ser uma instituição conhecida ou até mesmo uma plataforma que reúne vários autores.

Nesse segundo caso, estão incluídas as opções como a Udemy e a Veduca. De toda forma, a reputação é fundamental.

Continua após a publicidade

Aqui, vale a pena fazer diferentes pesquisas. Além do Google, use as informações dos sites de reclamações, redes sociais, fóruns e mais.

Procure por ex-alunos nos grupos do Facebook, por exemplo, e pergunte sobre a experiência pessoal de cada um.

A partir dessas informações, veja os pontos positivos e negativos do curso EaD grátis. Aqui, considere:

  • características buscadas em uma instituição de ensino;
  • assuntos relacionados no curso que se pretende fazer;
  • alternativas para melhorar sua qualificação profissional.

Por fim, avalie como a empresa lida com as reclamações. Se ela agir de forma negativa, acenda seu sinal de alerta!

Continua após a publicidade

Consulte se o curso oferece certificado

Os cursos EaD gratuitos com certificado têm mais credibilidade no mercado. É claro que isso depende da reputação da empresa. Portanto, é crucial avaliar o primeiro aspecto.

Mais do que isso, é importante saber se o certificado terá validade para a finalidade que você deseja. Por exemplo, se o objetivo é um concurso público, é preciso que ele seja aceito como prova de títulos.

Para empresas privadas, os cursos online grátis costumam já ter alguma relevância. Para saber se realmente é interessante, avalie a carga horária das aulas e se elas condizem com o prazo para liberar o documento.

Observe também o formato do certificado. Se ele estiver apenas na versão impressa, é preciso ter atenção. Esse modelo é facilmente falsificado.

Continua após a publicidade

O ideal é ter a versão digital ou até ambas, porque traz segurança, sustentabilidade e atende a qualquer demanda que você tiver.

Pesquise se as aulas são gravadas ou ao vivo

Aqui, é mais uma questão de preferência e possibilidade de horários. Se as aulas forem gravadas, você poderá assisti-las a qualquer momento. Caso sejam ao vivo, terá que reservar aquele período.

Por isso, é importante avaliar a sua rotina para garantir o acesso a todo o conteúdo. Se você tem dificuldade de acompanhar em uma data determinada, as aulas gravadas são mais úteis.

Outra vantagem dessa modalidade é a possibilidade de assistir novamente aos conteúdos e sanar possíveis dúvidas. Se o assunto for disponibilizado nas duas versões, é ainda melhor!

Continua após a publicidade

homem de camisa social sentado em frente ao computador estudando e fazendo anotações em um caderno
Os cursos EaD gratuitos também ajudam no ambiente corporativo.

Onde fazer cursos EaD gratuitos? 10 opções atualizadas

Com todas as informações que você leu até aqui, já foi possível ter certeza de que vale a pena fazer um curso gratuito EaD. No entanto, a escolha nem sempre é tão fácil.

Encontrar as melhores alternativas depende de diversos fatores. Além daqueles já citados, chega o momento de ver as melhores opções disponíveis.

Por isso, listamos as principais a seguir. Confira!

1. Plataforma Todos por Todos

Lançada pelo Ministério da Economia, reúne 674 cursos de capacitação e qualificação profissional.

Eles são oferecidos por várias instituições renomadas, como:

  • Fundação Bradesco;
  • Senai;
  • Google;
  • FGV;
  • Microsoft;
  • Sebrae.

Apesar da plataforma apenas indicar as alternativas disponíveis, ela facilita muito a busca. Inclusive, você pode pesquisar conforme as categorias de assuntos:

  • competências gerais e básicas: matemática financeira, inglês, gramática e mais;
  • competências socioemocionais: criatividade, gestão pessoa, networking eficiente etc.;
  • competências técnicas: qualidade no atendimento ao cliente, boas práticas no serviço de alimentação e outros;
  • comércio: planejamento para o comércio eletrônico, fundamentos do marketing digital, precificação e mais;
  • tecnologia da informação e comunicação: HTML básico e avançado, linguagem Java básico e avançado etc.;
  • indústria: inteligência artificial aplicada ao setor, ferramentas aplicadas no Lean Manufacturing, indústria 4.0 e mais;
  • transporte e armazenamento: direção segura, cálculo de frete, transportador autônomo de cargas, entre outros;
  • empreendedorismoeconomia colaborativa, começo de um pequeno negócio, acesso a capital para startups e mais;
  • agropecuária e afins: prevenção de acidentes;
  • administração: construção do plano de negócios, gestão de custos, planejamento financeiro da empresa etc.;
  • administração pública: criatividade e novas tecnologias, gestão por competência, entre outros.

Para se inscrever, é preciso acessar a plataforma Todos por Todos e conferir as opções. Depois, entre nos links dos cursos que se interessou e veja os pré-requisitos exigidos.

Continua após a publicidade

2. Senac

Os cursos gratuitos Senac são voltados para profissionais de diferentes níveis de escolaridade. Eles são ministrados a distância e abrangem várias áreas, como:

  • enfermagem;
  • meio ambiente e saúde;
  • gestão e negócios;
  • tecnologia da informação e comunicação;
  • turismo, hospitalidade e lazer;
  • conteúdos autoinstrucionais.

A lista completa está disponível no site do Senac. Esses são cursos para trabalho online, a fim de que você se aperfeiçoe. A inscrição é feita diretamente no link de cada uma das opções.

No site do Senac, é possível fazer vários cursos online gratuitos com certificado grátis. No entanto, os autoinstrucionais não têm comprovação de participação.

3. Cursos da USP no Coursera

O Coursera é uma plataforma que reúne vários autores, mas muitos cursos são da Universidade São Paulo — e têm a chancela de uma das melhores universidades do País.

Continua após a publicidade

Há várias opções pagas, mas também alguns cursos EaD gratuitos. Todos os conteúdos são escritos e ministrados por docentes e pesquisadores da USP.

Dentre as alternativas grátis, algumas delas são linguagens Python e UX/UI, e gestão de projetos. Para participar, acesse a página da USP no Coursera, escolha o curso e faça sua inscrição.

4. FGV

Outra das melhores universidades do Brasil, a Fundação Getúlio Vargas oferece 4 modalidades de cursos online: gratuitos, pós, MBA e curta e média duração.

A modalidade sem custos é ofertada em parceria com a Open Education Global (OEG). Para você ter uma ideia, são 110 opções, que abrangem várias disciplinas. Entre elas estão:

Continua após a publicidade

  •  acesso à informação;
  • como fazer investimentos 1 e 2;
  • como organizar o orçamento familiar;
  • como planejar a aposentadoria;
  • cyberbullying;
  • democracia digital;
  • BSC;
  • conceito de tempo;
  • conceitos básicos de matemática financeira;
  • design thinking aplicado à área da saúde.

As aulas são gravadas e podem ser acessadas a qualquer momento. A carga horária varia. Pode ir de 1 hora a 30 horas.

Depois de escolher, serão apresentados os detalhes das aulas. Os cursos gratuitos EaD não têm certificado, mas você pode imprimir uma declaração de participação. Para se inscrever, acesse o site da FGV.

5. Udemy

A plataforma online tem ofertas pagas, mas também várias gratuitas. É só fazer uma pesquisa no próprio site.

A desvantagem é que a maioria dos cursos EaD grátis são oferecidos em espanhol. Se você tem familiaridade com o idioma, pode começar a estudar.

Continua após a publicidade

Alguns deles também estão disponíveis em português. Há mais de 1.300 alternativas no total, que abrangem as seguintes áreas, entre outras:

  • tecnologia;
  • matemática;
  • nutrição;
  • redes sociais;
  • música;
  • programação neurolinguística para crianças;
  • investimentos.

Assim que você escolher o curso, clique sobre ele e veja a descrição. Depois, clique no botão “Inscreva-se agora”. Você pode conferir todas as opções no site da Udemy.

6. Ivy Leagues

As universidades americanas que fazem parte da conhecida Ivy League oferecem 450 cursos gratuitos online. As aulas são ministradas pelas instituições:

  • Brown;
  • Columbia;
  • Princeton;
  • Dartmouth;
  • Harvard;
  • Cornell;
  • Universidade da Pensilvânia;
  • Yale.

Várias categorias de assuntos são abrangidas nas aulas. Entre elas estão:

  • ciências da computação;
  • data science;
  • programação;
  • humanidades;
  • negócios;
  • arte e design;
  • ciências sociais;
  •  ciências;
  • saúde e medicina;
  • engenharia;
  • matemática;
  • educação;
  • desenvolvimento pessoal.

O ponto negativo é o uso da língua inglesa. Por outro lado, é uma forma de você aprender e se aperfeiçoar no idioma.

Continua após a publicidade

Para fazer sua inscrição, acesse o site FreeCodeCamp, role a página para baixo e escolha o seu curso online gratuito. A partir disso, é só clicar em “Go to class“.

7. Veduca

Assim como a Udemy, a Veduca faz parcerias com instituições de ensino. Oferece cursos gratuitos e pagos.

Na primeira categoria, traz várias possibilidades. Entre elas estão:

  • desenvolvimento de produtos e serviços;
  • ecoinovação;
  • eletromagnetismo;
  • física básica;
  • gestão ambiental;
  • medicina do sono;
  • probabilidade e estatística.

Para acessar qualquer um dos cursos EaD gratuitos, você precisa apenas fazer o seu cadastro na plataforma. A lista de temas disponíveis é grande. É só escolher o seu!

8. IETEC

O Instituto de Educação Tecnológica oferece cursos gratuitos EaD para qualquer pessoa que se interesse pelos assuntos. Há diversas alternativas, como:

Continua após a publicidade

  • contabilidade como instrumento de tomada de decisão;
  • elaboração e apresentação de proposta técnica comercial;
  • orçamentação eletromecânica;
  • redução de custos empresariais;
  • importância da gestão efetiva da capacidade produtiva;
  • cronoanálise industrial.

A lista disponível pode ser acessada no site do IETEC. Ao clicar sobre o curso, você se informa sobre os detalhes e pode se inscrever.

9. Senai e Sesi

Se você busca um curso técnico EaD gratuito, o Senai e o Sesi podem ajudar! Na plataforma nacional, há as opções de todas as unidades, tanto virtuais quanto presenciais.

Você também pode selecionar por ver apenas as modalidades sem cobrança de valores. As ofertas variam conforme o prazo de inscrição.

Você também pode verificar as alternativas dentro da página do Senai do seu estado ou região. Para saber mais, basta acessar o site das instituições.

Continua após a publicidade

10. Sebrae

De forma parecida a Sesi e Senai, o Sebrae tem vários cursos, muitos online e gratuitos. A diferença é que a plataforma nacional reúne as alternativas. Assim, a busca fica mais fácil.

Ao acessar a página, você verá várias oportunidades sem custos. Algumas delas são:

  • gestão financeira;
  • marketing digital para o empreendedor;
  • aprender a empreender;
  • atendimento ao cliente;
  • gestão de pessoas;
  • como planejar seu negócio;
  • planejamento estratégico para empreendedores;
  • customer success;
  • Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD);
  • vendas no Instagram.

A lista completa e as inscrições podem ser feitas no site do Sebrae. É importante citar que muitos são cursos técnicos EaD gratuitos.

Conclusão

Como você pôde perceber, há várias opções para quem quer estudar. É só procurar e ver as alternativas disponíveis.

Você deve ter verificado que a maioria das plataformas oferece também cursos pagos. É só você pesquisar para encontrar as opções sem custos.

Continua após a publicidade

De toda forma, neste post você viu um bom resumo de como começar a estudar de graça. Que tal começar?

É só escolher os melhores cursos EaD gratuitos, a plataforma e a instituição. Depois, aproveite os conhecimentos.

Achou interessante e quer ver mais dicas úteis? Assine a newsletter do iDinheiro e receba as atualizações no seu e-mail.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *