SAC Mercado Livre: como entrar em contato com o Marketplace?

Saber quais são as formas de falar com o SAC Mercado Livre é essencial para você que utiliza a plataforma de vendas. Conheça as principais

Escrito por Karina Carneiro

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


SAC Mercado Livre: como entrar em contato com o Marketplace?

O SAC Mercado Livre costuma ser um canal onde vendedores e compradores podem falar com a empresa de maneira prática e facilitada. 

Entretanto, com o passar do tempo, a empresa acabou ocultando informações de suporte pelo grande número de solicitações na plataforma.

Esse método foi implantado para que o suporte não precisasse lidar com perguntas simples ou situações que poderiam ser resolvidas através da leitura do FAQ (ou Perguntas e Respostas)

Porém, mesmo que não seja tão simples encontrar os contatos do SAC do Mercado Livre, o iDinheiro preparou este conteúdo para ajudar a conhecer alguns canais de contato com a empresa.

Vamos lá?

SAC Mercado Livre: como entrar em contato?

Algumas contas costumam ter a “sorte” de ter um canal de contato dentro da área de usuário, localizada bem no centro da tela, na área de “Resumo”.

Entretanto, essa é opção que, normalmente, fica disponível para usuários lojistas.

Assim, se esse não for o seu caso, os outros canais serão as opções recomendadas do marketplace, como veremos a partir de agora.

Telefone de contato do Mercado Livre

Infelizmente o Mercado Livre não dispõe de nenhum telefone direto para que você consiga entrar em contato com a empresa. 

Mesmo assim, é possível utilizar a área de ajuda para tentar falar com alguém. 

Caso o número do telefone esteja disponível, a empresa faz a ligação diretamente no número indicado da solicitação em até cinco minutos.

Para ter acesso a esse recurso, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • acessar o recurso de “Ajuda” no rodapé do seu painel de usuário ou do perfil de comprador / vendedor;
  • selecionar a opção “Fale Conosco”, com um símbolo de telefone ao lado;
  • escolher a opção se você é um comprador ou vendedor;
  • selecionar entre as alternativas disponíveis para conseguir falar com o setor ideal para atender sua solicitação;

Em seguida, você poderá se deparar com essa tela solicitando o preenchimento do telefone em que estará disponível para receber o contato, seja ele fixo, seja ele móvel.

39mfMYVmFQ-tFjHgKi55eZhVHKrAl518H7Z25z6SP7wrQl9wBKyBCQ-_rGVWec1XfjG7SUXKUKQgAfGDvP9SW50LYoKmQ-F4e_5n39PCZj1RRjiscuS0gLu7r7InMupstwDtwNa7

Como você pode reparar no canto inferior esquerdo da imagem, a empresa cronometra o tempo para que você possa digitar as informações de contato.

Após clicar em “Receber ligação”, é só aguardar que um colaborador da empresa irá retornar a ligação em nome do SAC Mercado Livre.

Chat do SAC Mercado Livre

Talvez o chat seja o melhor canal de atendimento do SAC Mercado Livre, afinal, os atendentes costumam ser mais ágeis e solícitos ao atender suas demandas.

Além disso, nesse canal eles fornecerem um número de protocolo de forma automática.

Você também perceberá que o processo para falar com o ML costuma ser bastante similar ao do telefone. Veja:

  • acesse o menu “Ajuda”, localizado no rodapé do desktop ou do seu aplicativo;
  • escolha se você é um vendedor ou comprador;
  • clique em seguida na opção “Chat” (com a previsão de atendimento logo abaixo);
  • em seguida, escolha se você deseja falar com um atendente no chat ou WhatsApp da empresa;
  • aguarde o atendimento para tirar suas dúvidas. 
b6rQED5liubohyGdy4PRkejbeog1EaqvTcWtnsrtrkI6ftuk7tRtZZxnyWLGoki3x6EfJbAKfApMI3M8Q9Ij_2HCvhtFv5U0MzcpY8Vo_Dvng5WR4hNQW73AYPCc4sH3l0WO8Nen

Contato do SAC Mercado Livre por e-mail

Entretanto, se você precisar relatar algum problema mais grave por e-mail, em que o detalhamento precise ser maior e você queira guardar uma cópia como prova, poderá utilizar o e-mail para falar com o ML.

Como este costuma ser um canal de atendimento mais burocrático, na maioria das vezes apenas os vendedores fazem uso dessa alternativa.

Porém, se nenhum dos atendentes estiver disponível, esse será o seu único meio de contato com o Mercado Livre, principalmente aos finais de semana, período da noite e feriados.

Para enviar um e-mail, basta seguir os passos abaixo:

  • acesse o menu “Ajuda”, localizado no rodapé do desktop ou do seu aplicativo;
  • escolha se você é um vendedor ou comprador;
  • clique em seguida na opção “Entre em contato por e-mail”;
  • preencha as informações no pop up que abrirá na sua barra de navegação à direita;
  • selecione a opção “Enviar”;
  • aguarde uma posição em até 05 dias úteis.
qTTOv4zSyb9ezz_jSErCYl-e-K8H1bPmFzfMC-CJe5UH112LrkVZixcvQ4hSq-s1fwLrDCrAwuteetHhJHPK9xb7ZX7e2UX0jfQDIQNMoIYcwxNX1ZywN8aB1P3Ppi2OoEOiv7fD

WhatsApp Mercado Livre

Você poderá entrar em contato diretamente com a plataforma usando seu WhatsApp, que funciona de forma similar ao chat do ML.

Porém, ele costuma ter congestionamento de chamados ou tempo de resposta lento. Assim, caso seja urgente, recomendamos que os outros canais do SAC Mercado Livre.

Para o contato por Whatsapp, siga a seguinte sequência:

  • acesse o menu “Ajuda”, localizado no rodapé do desktop ou do seu aplicativo;
  • escolha se você é um vendedor ou comprador;
  • clique em seguida na opção “Fale conosco pelo Chat”;
  • selecione a opção do WhatsApp;
  • clique no link que dá acesso ao Whatsapp;
  • aperte “Enviar” na mensagem padrão que deverá aparecer no seu celular;
  • aguarde o atendimento.
H8ottQN53H2mqvBhb8QSupooMdHGLjQQdVC6GL8F0v9EomBYohvzVgHSAJOIuXALTYK90LFOq14reP0nMbvVPT6vHrEiwi7Hu29MQHt0yGhnqzR5WaavQws5kHx3SLJ1cci7H1Fu

Em seguida, o Mercado Livre já mandará uma mensagem automática para o seu telefone com o número de protocolo.

É importante lembrar que eles não aceitam nenhum tipo de mídia durante a conversa, ou seja, nada de áudio, foto ou vídeo.

Perguntas e problemas mais frequentes

Algumas dúvidas costumam ser bastante comuns entre os usuários do marketplace, especialmente entre os compradores.

Por isso, selecionamos abaixo alguns dos questionamentos mais comuns para facilitar sua experiência utilizando a plataforma de compra e vendas. 

1. Fazer compras no Mercado Livre é seguro?

Sim, o Mercado Livre é o principal marketplace da América Latina e o mais popular em solo brasileiro.

Nele, você encontra todo e qualquer tipo de produto que esteja buscando, seja ele físico, seja digital, como é o caso de licenças de programas ou disponibilização de acessos.

2. Qual a plataforma que intermedia os pagamentos?

Todos os pagamentos do Mercado Livre são intermediados pelo Mercado Pago, empresa pertencente ao grupo econômico. 

Através da fintech você consegue fazer as compras com segurança e ainda tem garantia de acordo com a entrega do produto adquirido.

A exceção acontece quando o anúncio possui a opção de “negociar diretamente com o vendedor”. 

Neste caso, todas as tratativas acontecem entre o comprador e o lojista.

3. Posso parcelar minhas compras?

As compras realizadas dentro do marketplace podem ser parceladas em até 12x. Porém, algumas delas cobram juros.

Assim, para saber se a compra será com ou sem juros, basta analisar o modelo de anúncio criado pelo vendedor na plataforma.

Sendo assim, vale a pena negociar a forma de pagamento através da caixa de perguntas pois alguns vendedores deixam esse canal aberto justamente para tratar essas nuances com seus clientes. 

4. Eu posso fazer a troca ou devolução dos produtos adquiridos?

Sim, no caso das compras dentro do Mercado Livre, de produtos entregues com a garantia do Mercado Entregas.

Aqui, será possível encontrar três prazos diferentes para a troca ou devolução dos produtos:

  • 07 dias;
  • 15 dias;
  • 30 dias.

O prazo será referente ao seu nível de experiência dentro da plataforma, que costuma categorizar os clientes de 01 a 06. 

No caso do nível 01, você terá direito à troca e devolução em até 07 dias da data de entrega do produto, enquanto o nível 06 consegue ter até 30 dias para fazer a solicitação.

5. O que é o Mercado Full?

O Mercado Full são os produtos que estão disponíveis no galpão de armazenamento do próprio Mercado Livre. 

6. Como as encomendas são entregues?

Com intermediação do Mercado Entregas ou, depois de combinando diretamente com o vendedor.

Caso a opção do produto seja o Mercado Entregas, vale mencionar que os pedidos são:

  • enviados pelos Correios;
  • enviados pelo Mercado Coletas, serviço de transportadora criado pelo marketplace.

7. Existe frete grátis?

A cobrança do frete também pode variar de acordo com o nível do usuário no marketplace.

Assim, o pagamento do frete deverá mudar de acordo com tamanho do produto, categoria cadastrada no site, além da região do comprador. 

Porém, compras acima de R$ 120, independentemente do seu nível de experiência na plataforma, são categorizadas como gratuitas.

Esse procedimento vale tanto para as mercadorias no estoque dos vendedores, como para o formato de entregas Full.

Como pedir o estorno de uma compra no Mercado Livre?

Se você fez uma compra no Mercado Livre e não gostou do produto ou simplesmente se arrependeu do pedido, pode fazer a solicitação do estorno respeitando algumas condições.

Porém, o primeiro passo será sempre abrir uma mediação entre você e o vendedor. 

Além disso, vale mencionar que todas as etapas terão o acompanhamento e o respaldo do SAC Mercado Livre.

Acompanhe abaixo das etapas para fazer esse pedido:

  • vá à sua tela de pedidos, selecionando a opção “Compras”, “Meus Pedidos”;
  • caso a compra ainda esteja no prazo de troca e devolução, você deverá clicar no botão azul à direita da tela, “Devolver Grátis”;
  • aqui, a empresa fará algumas perguntas para saber se o produto é o que você desejava, o motivo da troca e, então abrir a reclamação em questão;
  • caso esteja tudo certo, em até 10 minutos a plataforma enviará um código de devolução para que você possa prosseguir com a devolução do pedido;
  • após o produto retornar ao vendedor, a empresa tem o prazo de até cinco dias úteis para fazer o estorno do valor.

Após esse processo, você receberá o estorno no meio de pagamento em que realizou a compra. 

Ressarcimento no cartão de crédito

No caso do cartão de crédito, o valor estornado é repassado a operadora que, na sequência, fica responsável por liberar o crédito no limite do cliente. 

Devolução do valor com outros meios de pagamento

Para o ressarcimento de boleto bancário, transferência ou saldo do Mercado Pago, a quantia será enviada diretamente para a sua conta digital na fintech. 

Depois da devolução, você poderá escolher o que fazer com o dinheiro, como utilizá-lo para outras compras ou enviá-lo para uma conta corrente da sua escolha. 

Vale a pena entrar em contato com o SAC Mercado Livre?

Se você for um usuário experiente do Mercado Livre, certamente não encontrará muita necessidade de entrar em contato com a central.

Isso deve acontecer por conta do site ser bastante intuitivo e transparente em sua política de uso.

Além disso, com esse conteúdo que o iDinheiro preparou, certamente você já terá uma visualização mais simplificada de como a plataforma funciona na prática, evitando contato para perguntas simples. 

Por isso, podemos dizer que o SAC do Mercado Livre costuma ser necessário somente para os vendedores que encontram dificuldades de uso e operação na plataforma.

Alguns dos motivos de contato, inclusive, costumam ser de ordem técnica, como no caso da devolução do dinheiro ao consumidor ou até mesmo problemas na geração de etiquetas para envio das mercadorias. 

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push para receber todas as novidades sobre o universo financeiro em tempo real.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp