Roaming de dados: entenda como a cobrança funciona e saiba evitá-la!

O roaming de dados pode ser cobrado e custar caro. Por isso, vale a pena entender como funciona na sua operadora para economizar. Veja mais!

WhatsApp Image 2022-05-06 at 11.57.41
Heloisa Moraes

roaming de dados é uma opção para quem está com o celular fora de sua área de cobertura. Portanto, é um serviço disponibilizado sempre que você vai viajar. No entanto, pode haver cobranças extras. Ou seja, é preciso cuidar para evitar que o seu orçamento pessoal vá para o espaço!

Para evitar essa situação, explicamos melhor o que é o roaming de dados e como essa cobrança funciona. Confira!

Continua após a publicidade

O que é roaming de dados?

O roaming de dados é ativado quando você está fora da sua área de cobertura. Em outras palavras, sempre que você está em outro DDD. Isso acontece porque o seu celular se conecta a uma rede diferente da sua e assim, é estabelecida a chamada itinerância.

Normalmente, você nem percebe que isso acontece. Ainda assim, vale a pena entender como funciona. Caso contrário, pode ter uma surpresa na sua fatura ou no seu saldo de recarga.

Existe cobrança de dados em roaming dentro do território nacional?

Para viagens nacionais, dificilmente há cobrança de roaming. Ela só acontece se a sua operadora não funcionar naquele destino. No entanto, algumas empresas ainda insistem nessa prática. Apesar de ser autorizada, vale a pena se informar antes de escolher o seu plano de celular

Leia mais: Melhores planos de celular: saiba quais são os tipos e conheça as opções mais atrativas!

Outra questão válida é a inexistência de cobrança de roaming de dados em serviços de internet. Ela incide somente nas chamadas de voz feitas ou recebidas fora da sua área de cobertura original. Nesse caso, você paga por minuto. Se fizer a ligação, o valor aumenta em relação ao valor normal. Se receber, também precisa arcar com esse custo.

Como proceder com o roaming de dados antes de viajar para outros países?

Agora, se você vai viajar para outro país, o procedimento das operadoras é diferente. Nesse caso, há cobrança de roaming de dados. Pelo menos, se você utilizar o seu chip da operadora atual. Se essa for a sua preferência, o ideal é conversar com a empresa antes para entender o que será cobrado.

É possível que ela ofereça pacotes especializados em roaming de dados. Assim, você permanece com seu número e ainda consegue pagar menos.

icon

Dicas

Porém, existem outras alternativas para você economizar. Uma delas é comprar um chip de uma operadora do país de destino. Você pode fazer isso ao chegar lá. Geralmente, ter essa linha telefônica é barato e você paga apenas chamadas locais.

Ainda existem chips que podem ser usados em vários países. Isso é mais comum na Europa. Portanto, se você pretende visitar vários lugares por lá, vale a pena considerar essa possibilidade. De toda forma, você já sabe o que é roaming de dados e como o serviço funciona. A partir disso, pode definir o que é melhor e aproveitar para gastar menos.

Então, gostou de ver essas dicas? Assine a newsletter do iDinheiro e veja outras informações úteis para sua vida financeira!

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.