Rio Bravo Investimentos: fundos de renda fixa, variável, imobiliários e multimercado

A Rio Bravo Investimentos é uma gestora com fundos voltados para diferentes perfis de investidores. Conheça as opções e suas características.

Fabiola Thibes
Fabíola Thibes

Rio Bravo Investimentos: fundos de renda fixa, variável, imobiliários e multimercado.

Quando você deseja ver seu dinheiro multiplicar, é normal procurar uma corretora de valores. No entanto, elas também oferecem produtos das gestoras de aplicações financeiras, como os da Rio Bravo Investimentos.

A empresa já está consolidada no mercado brasileiro e administra diferentes fundos, que estão disponíveis em algumas corretoras brasileiras.

Continua após a publicidade

Todos têm um gestor especializado e responsável para alocar os recursos. Assim, os riscos são gerenciados e você deixa de se preocupar com os ativos.

A questão então é: vale a pena investir com a Rio Bravo? Conheça o funcionamento da empresa e os fundos que ela oferece para responder a essa pergunta.

Continua após a publicidade

A Rio Bravo Investimentos

A Rio Bravo Investimentos é uma gestora especializada em fundos imobiliários, de renda fixa, de renda variável e multimercado.

No site, alega ter R$ 13 bilhões sob sua gestão. A empresa faz parte da Fosun, um grupo chinês que investe em todo o mundo e consiste em uma holding de aplicações financeiras.

A Fosun foi criada em 1992, em Xangai. Está listada na bolsa de valores chinesa desde 2007.

Por sua vez, a Rio Bravo foi criada em 2000 e apenas oferecia o private equity. No ano seguinte, foi a vez dos fundos imobiliários. Em 2007, chegou a vez da renda fixa. A gestora de investimentos foi adquirida pela Fosun em 2016.

Continua após a publicidade

Os fundos oferecidos pela Rio Bravo Investimentos

A gestora tem em sua estratégia fundos de 4 categorias. A seguir, explicamos quais são eles e suas características.

Renda imobiliária

A oferta é de fundos imobiliários. O portfólio da Rio Bravo tem mais de 20 opções e a empresa alega atuar no setor desde 1999.

No entanto, sua fundação ocorreu em 2000. Por isso, esse dado pode ser relacionado à Fosun. Dentro dessa modalidade, existem várias categorias:

  • edifícios, agências e centros comerciais;
  • fundos de fundos;
  • varejo e shopping centers;
  • educacional;
  • residencial;
  • infraestrutura e logística;
  • saúde.

Os fundos de fundos são modalidades em que você investe no fundo e o gestor aplica apenas em outros fundos. Isso significa que ele não vai comprar e vender ativos, como ações, títulos públicos e privados, e mais. Ele vai investir em outras opções já consolidadas no mercado e com bom histórico de retorno.

Renda fixa

A alocação de recursos é feita no mercado de crédito, que abrange operações de câmbio, capitais e títulos públicos.

Continua após a publicidade

O indexador, portanto, é a taxa de juros pós-fixada e prefixada, e índices de preço. Atendendo, assim, a um público que tem um perfil mais conservador e moderado.

Renda variável

O capital é aplicado especificamente em companhias de capital aberto, ou seja, que negociam suas ações na bolsa de valores.

Por isso, o risco é maior, mas o potencial de retorno também é. Existe apenas uma alternativa, a Rio Bravo Fundamental FIA.

Multimercados

O investimento é feito em diferentes categorias de ativos, sempre de acordo com a análise feita pelos economistas.

Continua após a publicidade

Os fundos multimercado são indicados para a diversificação da carteira, porque eles não estão correlacionados com boa parte dos outros fundos e principais índices de mercado.

Desse modo, a lista completa de fundos da Rio Bravo Investimentos está disponível no site. Você pode clicar em cada um deles para conhecer suas características.

As principais dúvidas sobre a Rio Bravo Investimentos

Se você se interessou pelos fundos de investimentos gerenciados pela empresa, existem algumas dúvidas importantes que precisa saber. Veja quais são as principais.

Como investir com a Rio Bravo?

É preciso, contudo, ter uma conta em uma corretora de valores que comercializa os fundos da gestora. As opções são:

Continua após a publicidade

Caso você queira investir nos fundos imobiliários, é preciso usar o sistema de qualquer corretora de valores para negociar no mercado secundário.

Como entrar em contato com a Rio Bravo?

Atualmente, os canais de contato são:

Ainda existe um canal de denúncias anônimo e a possibilidade de preencher um formulário diretamente no site.

Se você tiver dúvida sobre algum fundo específico, o e-mail é o mesmo, mas o telefone muda para (11) 3509-6657.

Vale a pena investir com a Rio Bravo Investimentos?

A empresa está presente em vários sites de notícias, como Money Times e Exame.

Antes de ser adquirida pela Fosun, a gestora de investimentos era conhecida por ser de Gustavo Franco, um dos economistas que viabilizou a implementação do Plano Real, em 1994, e também foi presidente do Banco Central.

Continua após a publicidade

A Rio Bravo Investimentos tem um perfil no Reclame Aqui, mas não há comentários.

As gestoras de investimento também costumam oferecer atendimento especializado para investidores, mas para aqueles com perfil qualificado, que têm a partir de R$ 1 milhão para investir.

No entanto, você pode aplicar seu capital por meio de outras corretoras de valores. No site, você conhece o histórico passado dos fundos, mas é importante lembrar de que eles nem sempre representam retornos futuros. 

Por isso, a melhor forma de descobrir se a Rio Bravo Investimentos é indicada para você é avaliar as características de cada fundo.

Como eles têm aspectos diferentes, são indicados para diferentes perfis de investidores, do conservador ao arrojado. Agora é só você definir qual alternativa é a melhor para a sua vida financeira.

E você, já chegou a alguma conclusão? Pretende investir com a Rio Bravo Investimentos?

Conheça outras opções e veja análises do mercado assinando a newsletter do iDinheiro.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.