Atualmente, a NuConta, a conta digital do Nubank, já é utilizada por mais de 20 milhões de usuários. Além desta, existem diversas outras contas digitais no Brasil, que oferecem condições vantajosas aos seus usuários, como as contas do Agibank, Banco Inter, Modalmais, Next, Neon, dentro outras. As contas digitais podem ser totalmente controladas e monitoradas pela Internet, por meio de aplicativos, e também oferecem tarifas mais baixas ou até mesmo a isenção destas. Desta forma, os usuários evitam perder tempo em agências, filas e lidar com as muitas burocracias dos bancos tradicionais.

Devido à tantas vantagens oferecidas pelas contas digitais, elas se tornaram cada vez mais populares. E, muitos indivíduos agora desejam usar estas contas para receberem também a restituição do Imposto de Renda. A restituição do IR tem como objetivo devolver o valor pago à mais para a Receita Federal, diferença que é identificada na declaração. Felizmente, por hora, é possível usar a conta digital da Nubank, a NuConta, para receber a restituição. Por enquanto, outras contas não são permitidas.

Continua após a publicidade:

Para receber a sua restituição do IR na NuConta e começar já a rendê-lo a 100% do CDI, basta cadastrar a conta do Nubank como a conta onde será depositada a restituição. Isto deve ser feito no programa gerador da declaração do Imposto de Renda. Abaixo, saiba mais sobre este processo e como usar a conta digital para este fim.

Como usar a NuConta para receber a restituição do IR?

Atualmente, é possível utilizar contas digitais para receber a restituição do Imposto de Renda de 2020. Até ano passado, 2019, isto não era possível. Porém, agora, a Nubank entrou para a lista de instituições que possui este privilégio. Logo, apesar de não poder usar qualquer uma das contas digitais existentes, como do Inter ou do Agibank, pode-se usar do Nubank.

A NuConta, a conta digital do Nubank, é livre de tarifas e taxas, oferecendo transferências gratuitas e ilimitadas para os seus usuários. Além disto, com esta conta, pode-se usar pagamentos, enviar links de cobrança aos seus amigos e clientes, dentre outros serviços. E, a NuConta rende o dinheiro do usuário a 100% do CDI, mais do que a poupança. Assim, a partir do momento que a restituição for depositada na conta, o dinheiro começará a render.

A restituição do Imposto de Renda (IR) ocorre quando o governo identifica que o declarante pagou um valor maior de impostos do que deveria, devido às deduções feitas na declaração. Assim, quanto mais gastos o declarante tiver, passíveis de deduções, maior será a chance de receber a restituição. As deduções podem ser feitas por gastos em saúde, educação, com os dependentes, previdência privada, dentre outras questões.

Restituição IR NuConta
A NuConta pode ser usada para o recebimento da restituição do IR.

Assim, na hora de declarar o Imposto de Renda, no programa gerador, basta cadastrar a conta na qual deseja receber o valor. Como dito, agora é possível incluir a conta do Nubank.

Passo-a-passo

Depois de finalizar a sua declaração do Imposto de Renda, antes de realmente enviá-la, vá em “Resumo da declaração”, no menu esquerdo da tela. Depois, clique em “Cálculo do imposto”, em que verá se tem ou não valores a serem restituídos. Caso faça a declaração simples do Imposto de Renda, o cálculo da restituição é feito de acordo com o preenchimento da declaração.

Se houver qualquer valor a ser devolvido, preencha a seção de “Informações Bancárias“. E, selecione no campo “Banco”, a opção “260 – Nu Pagamentos S.A.”. Este é o código do Nubank, e irá identificar de qual banco é a sua conta. Em Agência, informe somente o número 1. Ainda, no campo “Conta para crédito”, digite o número de sua conta do Nubank. E, no campo DV, insira o dígito de sua conta.

Publicidade