Reserva de oportunidade: como fazer e onde guardar?

Entenda o conceito de reserva de oportunidade de uma vez por todas, como ele funciona e quais as melhores alternativas para guardar essa poupança especial!

Escrito por Melissa Nunes

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Seja para fazer um investimento ou aproveitar uma promoção imperdível, ter uma reserva de oportunidade pode fazer toda a diferença no seu futuro. Afinal, algumas das melhores ocasiões surgem inesperadamente, e é fundamental estar preparado para agarrar essa chance.

Muito se fala, hoje, sobre ter esse tipo de poupança reservada para objetivos específicos, porém, alguns acham que não vale a pena deixar dinheiro guardado. Então, trouxemos esse guia sobre a reserva de oportunidade, para você saber como ela funciona, qual o melhor lugar para se guardar esse dinheiro e se realmente é uma boa ideia.

Entenda, neste artigo:

  • o que é reserva de oportunidade?
  • qual a diferença entre reserva de oportunidade e reserva de emergência?
  • onde guardar a reserva de oportunidade?
  • quanto guardar na reserva de oportunidade?
  • vale a pena ter reserva de oportunidade?

O que é reserva de oportunidade?

Reserva de oportunidade, como o nome indica, é um valor reservado para aproveitar momentos oportunos que possam aparecer. Nesse caso, a quantia é útil para investir em oportunidades que você considere importantes.

Por exemplo, uma promoção de fim de estação, um produto que você estava desejando e ficou mais barato na Black Friday, uma passagem com preço imperdível para aproveitar suas férias. 

Entretanto, esse termo é, geralmente, relacionado a investimentos. Assim, a reserva de oportunidade, em sua essência, estaria destinada a uma utilização para estratégias financeiras. Inclusive, é comum observar a aplicação desse conceito durante a queda no preço de ações de uma empresa conceituada ou um bom produto de renda fixa com taxas pré-fixadas que sejam atrativas às suas metas e objetivos.

No caso da bolsa de valores, com uma reserva apropriada, o investidor poderá adquirir ativos no momento em que eles estiverem em baixa. Isso porque a volatilidade do mercado permite que essas situações ocorram em diversos momentos, especialmente se influenciados por fatores externos.

Em 2020, por exemplo, com a pandemia de coronavírus, o mercado financeiro sofreu duros impactos, e inúmeras empresas tiveram suas ações reduzidas. Segundo o portal Valor Investe, entre as empresas com as ações mais desvalorizadas estão companhias aéreas, marcas de vestuário e organizações de serviços financeiros.

Para muitos, foi um momento de pânico, indecisão e prejuízo. Mas, para o investidor se interessa por essas ações e sabe identificar boas empresas, a desvalorização foi o momento ideal para comprar títulos com preços reduzidos. Então, quem tinha sua reserva de oportunidade, foi às compras. Quem não tinha, ficou “à ver navios”.

Qual a diferença entre reserva de emergência e reserva de oportunidade?

Apesar do conceito ser parecido, não confunda reserva de oportunidade com uma reserva de emergência! A principal diferença entre elas é a que se destinam e o momento em que você deve usá-las.

A reserva de emergência serve para situações inesperadas, previsíveis ou não, mas que podem impactar sua saúde financeira e comprometer sua renda mensal. Alguns exemplos para o uso do fundo de emergência, são:

  • reparos que não podem ser adiados (o carro, o chuveiro, a geladeira…);
  • em caso de demissão;
  • problemas de saúde (compra de remédios, tratamentos, cirurgias…).

Para esse tipo de reserva, recomendamos que você junte o correspondente a cerca de 6 meses do seu custo de vida mensal — mas também depende do seu nível de empregabilidade, podendo ser maior ou menor).

Enquanto isso, a reserva de oportunidade não tem, necessariamente, um valor mínimo, pois cada chance é única. Imagine que você está guardando dinheiro para comprar um produto e encontra uma promoção imperdível. Nesse momento, você pode, e deve, usar sua reserva de oportunidade.

No entanto, você não deve utilizar o valor de emergência nesses casos. É por isso que pode ser útil ter as duas reservas e usar cada qual em sua situação apropriada.

Onde guardar a reserva de oportunidade?

Na hora de escolher onde investir sua reserva de oportunidade, não há mistério, pois a lógica é a mesma daquela para a reserva de emergência: ativos com alta liquidez. Ora, se você vai usar esse dinheiro para oportunidades, ele não pode estar preso, certo?

Então, alguns investimentos que têm essa característica, são:

Eles não precisam ser super rentáveis, mas uma taxa mínima aceitável é de 100% do CDI. Lembre-se que o objetivo não é enriquecer com esse dinheiro, portanto, a rentabilidade não é a prioridade aqui.

Quanto guardar na reserva de oportunidade?

Ao contrário da reserva de emergência, não existe um valor mínimo estipulado para a reserva de oportunidade. Basicamente ela irá depender de cada pessoa, levando em conta alguns fatores, como:

  • renda mensal;
  • gastos;
  • quanto pode aplicar;
  • o que pretende adquirir com o dinheiro.

Assim, o ideal é fazer uma avaliação individual antes de começar sua reserva, para estabelecer um valor que corresponda às suas necessidades e às suas metas. Você pode, por exemplo, estabelecer uma porcentagem da sua renda destinada para investimentos que irá para a reserva de oportunidade. Dessa forma, terá sempre um capital guardado com esse objetivo.

Afinal, vale a pena fazer uma reserva de oportunidade?

Existe uma divergência de opiniões dos especialistas quanto a isso, trazendo pontos positivos e negativos sobre essa reserva.

Por exemplo, pode não valer a pena deixar um investimento aguardando uma oportunidade que talvez não apareça. Nesse caso, o dinheiro poderia estar investido em algum produto que te daria mais retorno. Essa condição é especialmente relevante para quem investe pequenos valores, já que cada um deles impacta no total investido e no retorno do investimento.

Além disso, aplicações de alta liquidez comumente rendem abaixo da inflação, ou seja, seu capital pode perder valor enquanto você espera pela oportunidade perfeita.

Por outro lado, nomes como Warren Buffett defendem essa reserva. Inclusive, sua empresa conta com mais de U$130 milhões para investimentos em momentos de crise! Pergunte a um investidor de bolsa de valores se ele gostaria de ter mais dinheiro para comprar aquela ação ou fundo imobiliário de qualidade que estava barato em certo momento e verá que a resposta é sim!

Então, o recomendável é avaliar as suas necessidades pessoais e entender se essa estratégia faz sentido para você. Em caso positivo, você estará preparado para aproveitar todas as oportunidades que aparecerem, com mais tranquilidade e segurança financeira.

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de ativar as notificações do Push e assinar a newsletter do iDinheiro para receber todas as novidades do universo financeiro.

Referências do artigo
  1. Franklin de

    Excelente novamente – acredito que um investidor com o conhecimento do Warren Buffett sabe o que está falando – Reserva de Oportunidade, nunca sabemos quando elas vão aparecer não é mesmo? Começo a criar uma este mês ainda.

  2. Rc Cursos

    Sou a Cíntia Morais, gostei muito do seu artigo tem muito
    conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp