Cartão de Crédito

Refinanciamento de veículo Itaú: é possível contratar?

Amanda Gusmão
Homem com chave de carro na mão simbolizando o tema Refinanciamento de veículo Itaú

Muitos interessados buscam informações sobre o refinanciamento de veículo Itaú, mas a instituição só trabalha com outras linhas de empréstimo com garantia. Entenda.

O maior banco privado brasileiro na atualidade deve ter algumas alternativas de crédito para seus clientes, não é mesmo? Mas, será que o refinanciamento de veículo Itaú está entre as opções disponíveis para seus correntistas?

Podemos dizer que o refinanciamento é um crédito com garantia de bem, já que o carro do cliente entra na negociação e, por isso, permite uma oferta com taxas mais baixas.

Continua após a publicidade:

E, vamos combinar: quem está procurando crédito, quer as condições de contratação mais econômicas, certo? Então, veja neste post como funciona essa modalidade de crédito e se ela é a ideal para o que você está procurando.

Existe a opção de refinanciamento de veículo Itaú?

A resposta, até o momento, é não. O banco faz financiamento de veículos e oferece algumas linhas de crédito com garantia, como já explicamos, mas essas duas abordagens ainda não foram unidas no portfólio do Itaú.

Continua após a publicidade

No entanto, será que existem alternativas no próprio Itaú ou outras opções no mercado que podem ter condições de contratação mais vantajosas que o refinanciamento de veículo? Vejamos.

Quais as alternativas ao refinanciamento de veículo Itaú?

Como a instituição não oferece o crédito com garantia de veículo, seus correntistas devem optar por outras opções de empréstimo.

É o caso do empréstimo com garantia de imóvel ou investimento, que foi relançado, aliás, considerando as necessidades pós-pandemia de coronavírus.

Empréstimo com garantia de imóvel

A opção de empréstimo com garantia de imóvel é oferecida exclusivamente para os correntistas do banco, como condição pré-aprovada, ou depois de uma análise de crédito do cliente.

Continua após a publicidade

Os moldes do empréstimo com garantia de imóvel são os mesmos do que seria o refinanciamento de veículo Itaú, ou seja, um bem é colocado como garantia do contrato e o valor emprestado vai obedecer uma proporção do valor do bem.

Considerando que os valores de um imóvel, na maioria das vezes, são maiores do que os de um veículo, o volume emprestado pode ser maior, assim como também é o número de parcelas.

Empréstimo com garantia de investimento

A ideia da opção de empréstimo com garantia de investimento é que o correntista não tenha que resgatar sua aplicação caso precise de um recurso emergencial.

Nesse caso, as taxas de juros costumam ser mais baratas que no empréstimo pessoal, principalmente pela garantia existente, mas as condições de contratação variam conforme cada segmento do Itaú, ou seja, cliente agências, Uniclass e Personnalité.

Continua após a publicidade

Entre os investimentos que podem ser utilizados como garantia, temos:

  • CDB;
  • Fundo de investimento de baixo risco;
  • Poupança.

Outras instituições oferecem o refinanciamento de veículo?

A resposta é sim, e pode ser importante para quem não tem um imóvel para ser utilizado no refinanciamento.

Nesse sentido, você pode buscar outras instituições bancárias tradicionais, empresas especializadas ou, até mesmo, um correspondente bancário online.

Algumas plataformas online são correspondentes bancários e podem fazer várias simulações de refinanciamento de veículos e outras modalidades de empréstimos ao mesmo tempo.

Isso vai agilizar sua busca e comparações, certo? Porém, toda atenção às taxas e custos envolvidos é muito importante.

Continua após a publicidade

Algumas delas não cobram pelo valor do serviço, pois são comissionadas pelas empresas que elas sugerem, mas vale a pena olhar todos os detalhes antes de contratar.

Quais as taxas de juros de um refinanciamento de veículo?

As condições de contratação de um refinanciamento variam conforme a análise de crédito do cliente, políticas econômicas do país e, claro, a instituição financeira que vai fazer o empréstimo.

Aqui vale umas dicas: avalie muito bem a instituição, veja se ela é autorizada pelo órgãos competentes, peça recomendações para amigos e parentes, pesquise se existem reclamações em sites como o Reclame Aqui e se a empresa solucionou o problema eficientemente.

Isso é importante, afinal de contas, você iniciará um relacionamento financeiro com a instituição e, eventualmente,  precisará de suporte, orientações ou até fazer uma renegociação de parcelas em atraso.

Continua após a publicidade

Como contratar um refinanciamento de veículo?

O refinanciamento de veículo Itaú, como vimos, ainda não é um produto de crédito ofertado pela instituição, mas você pode buscar outras opções no mercado.

É interessante fazer mais de uma simulação de proposta para garantir a melhor condição de contratação, certo? Por isso, em todas elas, considere:

Avalie também como é feita a gestão do refinanciamento, ou seja, se existe uma plataforma para gerenciar seus pagamentos e se você consegue ter um contato direto com a área de atendimento da empresa.

Quais documentos são necessários para fazer um refinanciamento de veículos?

Depois de simular as condições do refinanciamento de veiculo, alguns documentos serão necessários para a conclusão do negócio. Se você quer agilizar sua contratação, saiba quais são os principais deles:

Continua após a publicidade

  • Documento de identidade oficial com foto;
  • CPF;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Certificado de Registro do Veículo (CRV), que é o documento de compra e venda do veículo;
  • Certificado de Registro e Licenciamento de carros (CRLV), que é aquele que o motorista precisa levar ao dirigir seu veículo;
  • Comprovante de endereço atualizado;
  • Comprovante de renda atualizado.

É provável que o refinanciamento de veículo Itaú fosse disponibilizado apenas para os correntistas do banco, como é o padrão em seus serviços. Porém, em outras instituições financeiras, essa condição, não necessariamente, será um pré-requisito.

Isso torna sua contratação mais interessante, não é mesmo? Vale lembrar que o refinanciamento de veículo, Itaú ou não, é uma operação de empréstimo, assim, vai comprometer sua renda enquanto houverem parcelas a pagar.

Por esse motivo, é necessário que você controle bem suas despesas e, na medida do possível, tente antecipar algumas parcelas.

Quer saber como isso é possível? Assine a newsletter do iDinheiro e receba dicas e orientações para administrar seu dinheiro eficientemente.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *