Segundo o Banco Central, as reclamações oficiais sobre o PIX foram poucas. Apesar disso, órgãos como o Procon já notificaram empresas em relação ao novo sistema de pagamentos, a ser lançado em outubro. A entidade afirmou que segue monitorando os casos de perto.
Segundo o diretor da organização do sistema financeiro e de resolução do Banco Central (BC), João Manoel Pinho de Mello, até o momento, foram recebidas apenas 30 reclamações oficiais sobre os cadastros sem consentimento. Em comparação, há atualmente 17,5 milhões de pessoas com CPF’s ativos no sistema.
Continua após a publicidade
“O BC leva extremamente a sério suas normas e regulamentos, e está vigilante no processo de supervisão”, disse à rádio CNN.
Cadastros indevidos e reclamações do PIX – Entenda o caso
Recentemente, alguns usuários abriram reclamações do PIX a respeito do cadastro de chaves indevidas em seus nomes.
Algumas das instituições que apareceram no topo da lista realizando este procedimento, foram Nubank e Mercado Pago.
Na ocasião, alguns órgãos como Procon-SP precisaram intervir, pedindo para que as empresas se manifestassem sobre o caso e informando algumas medidas que devem ser seguidas pelas instituições financeiras.
Posicionamento do Banco Central
De acordo com Mello na entrevista concedida na tarde da última terça-feira, 20, à rádio CNN, o Banco Central ficará ainda mais atento para que esse tipo de problema não aconteça.
“O Banco Central tem obrigação de supervisionar esses casos, e não se furtará ao mandato de monitorar e pedir às autoridades competentes em caso de fraudes, a atuação preventiva para proteger as pessoas”, mencionou.
Apenas nas primeiras 24h do cadastro para a utilização do PIX, foram mais de 3,5 milhões de solicitações em somatória de todas as empresas do segmento financeiro aptas a operar o sistema do BC.
A plataforma de pagamentos instantâneos do Banco Central terá o lançamento oficial em 16 de novembro deste ano e os registros já podem ser feitos por meio da instituição financeira em que se deseja utilizar.
Gostou do conteúdo? Então não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push para receber todos os conteúdos em tempo real.
Continua após a Publicidade