O que fazer se recebeu uma nota falsa?

O que fazer quando receber uma nota de Real falsa? Tire aqui as suas dúvidas e saiba como proceder nesta situação.

flaviomariano
Flávio Mariano

A alguns dias atrás postamos aqui no blog um artigo ensinando a reconhecer notas falsas de Real, veja o post: Como Identificar uma Nota Falsa. E como dito neste post, é preciso ficar sempre atento à ação de golpistas, que tentam fazer de tudo para tirar vantagem em cima dos mais desavisados.

Mas se você é uma pessoa atenta, que sempre confere as notas recebidas, e percebe que está recebendo uma nota falsa, o que fazer? A maioria das pessoas que se deparam com esta situação não sabem qual é a atitude a ser tomada: devolve para o dono, chama a polícia, entrega a nota para o banco, liga para o Banco Central, fica no prejuízo, pode ser preso, guarda a nota, passa pra frente? É realmente um motivo de dúvida.

Continua após a publicidade

O Banco Central divulgou um documento que indica o que se deve fazer quando se recebe uma nota falsa, em diversas situações.

Saiba o que fazer!

Segundo o BC, quando você recebe uma nota falsa no banco, deve procurar o gerente imediatamente e informar o ocorrido. O banco é obrigado a fazer a troca da nota falsa. Caso você perceba depois de ter saído da agência, poderá voltar e exigir a troca. Não é preciso levar o extrato nem é necessário fazer um Boletim de Ocorrência, pois o banco tem acesso a todos os extratos e poderá conferir a data e o horário do saque.

Caso o saque seja feito em um caixa eletrônico em horário de expediente do banco, deve-se procurar o gerente imediatamente e solicitar a troca da nota falsa por uma nota verdadeira. Da mesma forma que o caso anterior, o banco não pode se negar a trocar a nota. Também não é necessário levar o extrato e nem fazer B.O. (Resolução nº 4.492/16 do Conselho Monetário Nacional e a Circular nº 3.798/16), pois o banco tem acesso a todas as transações, inclusive feitas em caixas eletrônicos.

Se a retirada for feita fora do horário de expediente do banco, deve-se aguardar o dia seguinte e se dirigir à agência onde foi feito o saque para fazer a troca da nota.

E quem não tem Conta em Banco?

Quem recebe através de caixas eletrônicos, mas não possui conta em banco, como os aposentados e pensionistas ou quem recebe auxílio do Governo, como o Bolsa Família, por exemplo, deve se dirigir à qualquer agência do banco onde sacou o dinheiro falso. O banco é obrigado a fazer a troca imediatamente.

nota-falsa
As notas de 50 reais são as mais falsificadas, fique atento!

Recebi a Nota Falsa no Comércio: O que fazer?

Se você receber uma nota suspeita como troco em comércio, ou como pagamento por serviços ou produtos, o correto é levar a nota até um banco. A instituição pegará os seus dados (nome completo, CPF, telefone e endereço) e encaminhará a nota para uma análise no Banco Central.

Caso seja verificado que a nota é verdadeira, você será reembolsado. Mas se a nota for realmente falsificada, não haverá reembolso. Infelizmente, nesse caso, você ficará no prejuízo. por isso é tão importante verificar as notas assim que as receber. Para acompanhar a análise da nota, acesse: www3.bcb.gov.br/mecpublico.

Em hipótese alguma, tente repassar esta nota se você souber que ela é falsa. Repassar notas falsificadas é crime e quem é pego cometendo tal crime é preso.

Observação: Não precisa ter medo de levar uma nota falsa ao banco, caso tenha recebido uma. Nesse caso, você não tem motivos para ser preso, pois está relatando ao banco que foi uma vítima e levando a nota para averiguação. Você só pode ser preso se for pego repassando esta nota para outra pessoa ou estabelecimento.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

16 comentários

  1. juliano

    oi. gostei muito do seu site, vou verificar toda semana as atualizações.Obrigado

  2. Alda

    Peguei uma nota de 100 no mercado que eu trabalho. Eu olhei, toquei risque com a caneta e tudo certinho, não ficou preta.. até rasguei um pedacinho dela pra ver por dentro e nada, ficou normal.. No final fiquei na dúvida pq na parte de juntar a nota ela estava meio cortada, uma maior que a outra. Eu estou super mal, sabe.. Não é nem por descontar do meu salário é mas se me prejudicar aqui no meu trabalho.

  3. Regina Catarina

    Bom dia! Fica aqui uma boa pergunta: Se a pessoa no seu estabelecimento comercial,recebe um nota de 50,00 falsa e no momento por estar sozinha atendendo não examinou a nota e se deu conta no final do dia ao finalizar o caixa, então a pessoa vai ao banco central, leva documentos do estabelecimento,se identifica e mesmo assim o banco não faz o ressarcimento, então de que adianta, buscar ajuda, se seu apoio seria o banco?? É complicado! Deveria sim, quando comprovado através de dados e queixa da vítima.

  4. Continua após a publicidade

  5. thalles

    eu peguei duas notas de 100,00 falsa com meu patrāo porém nao vi na hora e guardei a nota e so depois de uma semana que eu fui ver que ela era falsa pois quando fui colocar gasolina na moto no posto o frentista me avisou e eu fiquei ate sem jeito de falar pq nao sabia que meu proprio patrāo iria fazer isso, passei vergonha, mas ai fui ate a policia e entreguei as duas notas de 100,00 falsa para ela, e agr quero meus direitos, alguem sabe como proceder? pq eu nao tenho como provar que foi ele que me deu a nota, pois ja tinha se passado uma semana.

  6. Karolaine

    Eu peguei uma 100 alguns fala que e falsa outro fala que e verdadeira não sei mais oque fazer vou fica no prejuízo como pode existir pessoas assim hipócritas…

  7. HEWERTON COSTA

    Hoje dia 20/08/18 ,recebi em uma retirada de260,00 2 cédulas de 100,00,uma de 50,00 É uma de 10,00,sendo que uma cédula de 100,00 era falsa.recebi no caixa eletrônico do Banco satande as 12:54 hs. Corri no banco Bradesco pra fazer um depósito é pagar algumas violetas.verficaram que uma das nota era falsa.ficaram com ela dando-me um recibo.voltei imediatamente ao Santander onde ligaram para a Central,Que me deu o protocolo é pediu para aguardar cinco dias PA ser perdoado.fique indignado tirar nota falsa do próprio banco onde sou correntista
    Todas os meus boletos sao pagos em dia.

  8. JOSE APARECIDO

    Recebi uma nota falsa, o próprio papel era de qualidade inferior, não me dei conta na hora.
    Pensei em passar para frente, mas não tive coragem.
    Acabei por dar utilidade maior a ela.
    Fiz um vídeo em que rasguei esta nota, explicando que nota era e dizendo como me sentiria se tivesse passado para frente.
    Pergunto, este vídeo está publico na internet, terei algum problema pelo ato cometido e registrado? mesmo sendo uma nota falsa de 100 reais?

  9. Soledad

    Saquei ontem e entreguei a minha ajudante do lar , que passou vergonha no posto de gasolina. Amanhã irá me devolver para ir até agência e tentar efetuar a troca. Nunca imaginei q receberia nota falsa pelo caixa eletrônico. Estou passada. Em que confiar nos dias atuais.
    Banco precisa passar todas as notas para análise , bem como ter os números das notas para que não tenhamos q nos expor na hora da troca da nota.

  10. Eliane

    Boa tarde.
    eu ja cai uma vez, com uma nota de 50 reais.
    logo mais na frente veio outra moça com uma nota Falsa de 50 reais só que eu ja estava mais esperta. só que eu nn sabia o que fazer, como eu estava com muito odio por esse tipo de gente existir e ainda mais era um menor de idade que estava tentando me passar a nota eu a rasguei todinha.
    mas qual é o procedimento ideal a fazer com a nota ?
    tenho que devolver para o cliente? eu posso rasgar ou riscar a nota ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.