Notícias

“Real digital vai substituir a moeda física”, diz presidente do BC

Lilian Calmon
Lilian Calmon
cédulas de R$ 100,00 e R$ 50,00 representando Real digital vai substituir a moeda física
Conforme Roberto Campos Neto, o real digital deve a moeda física, mas não em curto prazo. Tendência digital no mundo financeiro é global.

Em coletiva de lançamento do PIX na última segunda-feira, 16, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse que o real digital vai substituir a moeda física.

“O projeto de uma CBDC para o Brasil combina com várias iniciativas de inovação, como o aperfeiçoamento do câmbio, o PIX, o open banking. Nessa histeria de inovação, nós também já iniciamos o estudo para emissão de uma moeda digital”, afirmou.

Continua após a publicidade

CBDC é a sigla, em inglês, para Central Banks Digital Currencies, moedas digitais emitidas por bancos centrais. “É uma moeda digital só para pagamentos de câmbio? Não. É uma moeda digital que nós entendemos que vai se estender e que vai, aos poucos, substituir a moeda física“, declarou o presidente do BC.

Com informações da Exame.

“Real digital vai substituir a moeda física”: digitalização total, porém, não será algo rápido

A digitalização total da moeda nacional, porém, não será algo rápido. “Nós estamos avançando nesse caminho de ter uma moeda digital, ter um processo mais digital, mas isso não significa que vai substituir a moeda física totalmente em um primeiro momento”, pontuou.

A emissão de uma CBDC brasileira visa atender novas demandas de uma economia que já caminha a passos largos para a digitalização. 

Essa é a primeira vez que Campos Neto falou sobre os objetivos da criação do “real digital”. No início de novembro, citou a CBDC brasileira como uma possibilidade e disse que tinha “mais perguntas do que respostas”.

No entanto, a partir dessas declarações, ele indicou que o projeto está, realmente, avançando.

“A gente vê uma demanda que existe hoje, através da criação de várias moedas, de várias formas de pagamento, por um sistema que seja mais digitalizado então nos entendemos que devemos também caminhar neste sentido”, finalizou.

Aproveite e leia também “‘Banco central mundial’ pretende lançar moeda digital própria; saiba mais”.

Quer acompanhar as notícias sobre o real digital? Então, assine a newsletter do iDinheiro e receba tudo em tempo real.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *