Notícias

‘Real digital’ será realidade em breve, garante Paulo Guedes

Rodrigo Salgado
Rodrigo Salgado
Notas do real em um telão, simbolizando o real digital
O Brasil em breve emitirá o “real digital”, afirmou o ministro Paulo Guedes. Será um segundo passo da implantação do PIX.

O “real digital” em breve será realidade, afirmou o ministro Paulo Guedes, durante cerimônia de comemoração às 100 milhões de Poupanças Digitais da Caixa Econômica Federal.

“O Banco Central autônomo novamente é algo extraordinário também na dimensão digital. O PIX, o open banking, as fintechs e a moeda digital. O Brasil terá a moeda digital e está a frente de muitos países”, declarou.

Continua após a publicidade

É a primeira vez que o ministro fala sobre o assunto. Nesse sentido, em agosto desse ano, o Banco Central anunciou que um grupo de estudo estava mobilizado para a possível emissão de uma moeda digital lastreada em reais, como um segundo passo do PIX.

Posteriormente, Guedes salientou o fato de o Brasil ser o quarto maior mercado digital do planeta, como força de reforçar a importância da moeda virtual.

Real digital será realidade

Esse projeto de CBDC (Central Bank Digital Currencies ou, simplesmente, Moeda Digital de Bancos Centrais) para o Real está sendo tratado com cautela por Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central. Para ele, o Brasil precisa de um “aperfeiçoamento na moeda”.

“No nosso caso, é muito importante o PIX. Vemos daqui para frente a união de uma forma de pagamento instantâneo, aberto e interoperável, com um sistema de dados abertos. Se encontram em algum momento lá na frente, junto com uma moeda que tem que ser aperfeiçoada”, afirmou.

Apesar de não ter detalhado como será o processo de desenvolvimento do real digital, o BC estima que entre em circulação em 2022. Paulo Guedes, por sua vez, não citou datas – embora já existam movimentações políticas na Câmara para agilizar o processo.

O real digital deve ter importância principalmente para o câmbio. Ele possibilitará um aprimoramento nas transações PIX entre diferentes moedas sem a necessidade de uma conta no exterior.

Então, quando houver a concretização do real digital, o Brasil fará parte do seleto grupo de países que contam com uma moeda virtual. Essa política é incentivada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

Quer continuar acompanhando as novidades sobre o que importa para seu dinheiro? Então, assine nossa newsletter para receber tudo em primeira mão.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *