Qual é o telefone do INSS e os serviços disponíveis?

O telefone do INSS é 135 e funciona das 07h às 22h (horário de Brasília), de segunda a sábado, exceto aos feriados.

Escrito por Ana Júlia Ramos

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Quem é segurado da previdência, em algum momento já deve ter buscado ou precisará acessar algum canal para conseguir atendimento, seja para tirar dúvidas, agendar visitas em uma das agências ou fazer reclamações.

Por isso, é importante estar ciente de todos os canais oficiais de atendimento — incluindo o telefone do INSS, que é 135 — para que você não seja vítima de golpes e possa entrar em contato com eles sempre que for necessário.

Neste conteúdo vamos apresentar qual o número disponibilizado pelo órgão e o horário de atendimento, além de mostrar quais serviços podem ser feitos por lá. Portanto, se você recebe auxílio-doença, maternidade, reclusão, entre outros que não sejam vitalícios, esse conteúdo também é para você.

Quer saber mais? Então, fique com a gente e confira as informações!

Qual é o telefone do INSS?

Um dos grandes benefícios que a tecnologia trouxe foi aumentar as opções de atendimento e conectar pessoas ao redor do mundo. 

No Brasil, não é diferente. O Governo Federal criou uma ambiente online integrado (GOV.BR), onde diversos atendimentos e agendamentos a setores públicos podem ser realizados, inclusive do INSS.

Apesar disso, sabemos que grande parte dos cidadãos que dependem deste órgão são idosos ou, muitas vezes, têm alguma dificuldade com sites, aplicativos ou tecnologia em geral. Devido a isso, eles podem preferir que o atendimento seja feito de forma presencial ou por telefone.

Portanto, além do segurado poder optar entre site ou aplicativo Meu INSS, ele também pode utilizar a central de atendimento telefônico. Se a última opção for a que escolheu, saiba que o número para contato é 135 e funciona das 07h às 22h (horário de Brasília), de segunda a sábado, exceto aos feriados.

Como ligar para o INSS?

A previdência social dispõe de uma central telefônica especializada para atender a grande demanda de ligações que recebem diariamente. Para falar com um de seus atendentes, basta discar 135

O telefone do INSS recebe ligações de aparelhos de celular ou telefone fixo, e o contato pode ser feito de qualquer local do Brasil. Em alguns dias específicos, como em datas de pagamento, o tempo de espera pode ser um pouco maior. Porém, em condições normais, o usuário leva de 10 a 20 minutos para conseguir atendimento.

O que preciso informar no atendimento via telefone para o INSS?

Para manter a segurança durante o atendimento e confirmar que quem está em contato é realmente o beneficiário, alguns dados pessoais podem ser solicitados. Por isso, é importante ter em mãos algumas informações como:

  • CPF;
  • nome completo; 
  • número do benefício (NB);
  • números do NIS ou PIS, NIT, entre outros.

É importante ressaltar que todas as ligações são gravadas e geram protocolo de atendimento. Se for necessário, será possível acompanhar o andamento da solicitação ou resgatar o histórico de um pedido já encerrado.

Quais serviços estão disponíveis pelo telefone do INSS?

Diversos atendimentos e agendamentos podem ser realizados por meio do telefone do INSS, mas alguns deles são mais comuns. Confira a lista abaixo:

  • fazer a inscrição como contribuinte do INSS;
  • agendar atendimentos presenciais nas agências;
  • agendar, consultar e remarcar perícias médicas;
  • pedir auxílio doença, prorrogação ou reconsideração do benefício;
  • solicitar a revisão do benefício em andamento ou já concedido;
  • verificar o andamento dos seus processos e protocolos;
  • conferir a data de recebimento do seu benefício;
  • obter orientações e informações gerais;
  • registrar reclamações, elogios ou denúncias relacionados aos serviços da Previdência Social.

Embora todos esses procedimentos possam ser feitos por ligação, ainda existem os canais de atendimento digitais, feitos por meio do site ou aplicativo do Meu INSS. Por lá, é possível, entre vários outros recursos, emitir e imprimir certidões, extratos e declarações, de forma rápida, fácil e segura.

Quais serviços podem ser feitos apenas presencialmente?

Durante a pandemia, o atendimento presencial nas agências da previdência haviam sido suspensos, deixando disponíveis apenas os canais de atendimento de forma remota. Nesse período, umas das opções mais utilizadas foi o telefone do INSS.

Já no ano de 2022, o atendimento presencial voltou a acontecer. Mas, apesar de todas as facilidades atuais, alguns serviços só podem ser realizados ao se dirigir a uma das agências do INSS. Veja quais são:

  • avaliação social;
  • reabilitação profissional;
  • justificação administrativa;
  • realização de perícias médicas.

Quanto eu pago para ligar para o INSS?

As ligações feitas para o Instituto Nacional de Segurança Social são gratuitas, desde que sejam realizadas por um telefone fixo ou público. Caso utilize o celular para efetuar o contato, o custo pode ser de uma ligação local, dependendo dos pacotes das operadoras. 

Conclusão

Agora que você já conhece todas as funcionalidades do telefone do INSS, sempre que precisar tirar dúvidas, fazer agendamentos ou obter informações sobre seu benefício, poderá contar com mais essa opção de atendimento. 

Dessa maneira, apenas discando 135 é possível que você encontre a solução para seu problema de forma rápida e fácil, seja no conforto do seu lar ou em qualquer local do país.

Perguntas frequentes

  1. O telefone do INSS tem 0800?

    Não. O número 0800 728 0191 foi substituído pelo 135 que é, atualmente, o único telefone oficial de atendimento do órgão.

  2. O INSS vai me ligar sem eu pedir?

    Não. O telefone do INSS apenas recebe ligações e não efetua chamadas para confirmar dados ou solicitar informações pessoais. Por isso, se receber uma ligação suspeita, fique atento e denuncie.

  3. O INSS atende pelo WhatsApp?

    Não. As formas de entrar em contato com o INSS são apenas pelo site e aplicativo Meu INSS, ou pelo número da central de atendimento 135.

  4. INSS envia mensagem para as pessoas?

    Sim. O INSS utiliza o número 280-41 para enviar mensagens SMS para os cidadãos, mas nunca solicita envio de documentos ou pede para clicar em links.

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