Que negócio abrir em uma cidade pequena? Veja 7 opções muito interessantes!

Todo dia, somos bombardeados por milhares de notícias sobre a cidade grande. E, infelizmente, muitas não são boas.

Politicagem na prefeitura da capital, trânsito insano, violência na porta de casa, enfim, estresse, estresse e mais estresse!

Continua após a publicidade:

Quem nunca pensou em fugir desse caos?

Se você já cogitou (ou está cogitando!) ter uma vida mais tranquila no interior, não pode perder esse post que preparamos com as melhores possibilidades de negócios que têm a medida certa para fazer sucesso em uma cidade pequena. 

Porém, antes de pensarmos no melhor negócio para se abrir em uma cidade pequena, vamos te ajudar a entender o que é, de fato, uma cidade pequena.

Continua após a publicidade

Segundo o IBGE, é considerada pequena a cidade com até 100 mil habitantes.

Contudo, o município de Serra da Saudade (MG), a menor cidade do Brasil, tem 781 habitantes.

É bem difícil pensar em um bom negócio para se abrir em uma cidade desse porte. 

Então, vamos pensar no que montar para ganhar dinheiro em cidades pequenas, mas grandes o suficiente para deixar você com uma boa grana no bolso! Combinado?

7 ideias de negócios para cidades pequenas

Antes de pensar em que setor você quer empreender em uma cidade do interior, é importante, para qualquer tipo de atividade, fazer uma pesquisa de mercado e conhecer o negócio, descobrir se vai ter muita concorrência, tentar explorar as carências da cidade.

Continua após a publicidade

Você vai ter que pesquisar quanto vão custar seus equipamentos, contratar (se necessário) funcionários, calcular em quanto tempo seu negócio em uma pequena cidade vai começar a dar lucro… 

Parece tanta coisa, que assusta, não é mesmo?!

Entretanto, se você seguir os nossos conselhos e der um passo de cada vez, e de acordo com o tamanho das suas pernas, vai conseguir ganhar uma boa grana com seu empreendimento em uma cidade do interior.

Leia com atenção e já vai pensando em qual dos ramos você pode se dar bem e começar a projetar o que montar em uma cidade pequena para ganhar dinheiro.

1. Abra um salão de beleza

Seja mulher ou homem, todo mundo se preocupa com a própria aparência.

Assim, um salão de beleza pode ser uma boa ideia de negócio para se abrir em uma cidade pequena.

Continua após a publicidade

Para isso, é preciso criar um ambiente aconchegante e saber todos os “últimos babados” para criar um clima gostoso e cativar a clientela.

2. Abra um negócio no ramo da alimentação

O investidor bilionário dos Estados Unidos, Warren Buffett, tem um carinho especial por investir em alimentação.

Se um dos homens mais ricos do mundo tem xodó, então, há grandes chances de ser um bom negócio para ganhar dinheiro em uma cidade pequena.

Seja uma lanchonete, um trailer com cachorro-quente ou uma pequena fábrica de bolos, todo mundo ama comer, o que pode ser uma apetitosa ideia de negócio para cidade pequena.  

Continua após a publicidade

3. Seja empreendedor, e abra um negócio com economia criativa

Se você sonha longe e quer ter mais impacto na vida tranquila dos moradores da pequena cidade, vale a pena investir algum tempo para conhecer a cultura local e os nichos dentro da cidade.

Abra um curso de artes, ou uma oficina de artesanato.

Valorize a cultura local em seu negócio em uma cidade pequena e você pode conquistar uma clientela fiel e até atrair turistas.

Isso vai dinamizar seu negócio em uma cidade do interior.

4. É mais ligado às Ciências Exatas? Abra uma loja de assistência técnica

Cada vez mais brasileiros têm acesso à internet e smartphones.

Com essa tendência ascendente, você pode pensar em abrir um negócio em uma cidade pequena relacionado à tecnologia.

A vantagem é exigir um baixo custo para equipamento e local de trabalho, que pode ser na sua casa.

Continua após a publicidade

Porém, é preciso conhecimento técnico.

Se for o seu caso, você vai ganhar um bom dinheiro com seu negócio em uma cidade do interior.

5. Use a lábia de vendedor para abrir uma franquia

Se você tem aquele poder de convencimento dos melhores negociantes, mas não tem a paciência de empreender em um negócio próprio, a solução para ganhar dinheiro com um negócio em uma cidade pequena é abrir uma franquia.

O varejo está com muita força hoje, e muitas delas oferecem cursos de formação de lideranças e gestão. 

Segundo o Sebrae, 38% do consumo do país se concentra em cidades de pequeno e médio porte.

Continua após a publicidade

Em 2016, 48% das franquias estavam em cidades do interior, o que mostra a força desse negócio em cidades pequenas.

Que tal entrar nesse setor para ganhar um dinheiro em cidades do interior?

6. Abra um negócio de informática

Com o uso cada vez mais frequente de smartphones e aplicativos para celular, além de surgir a necessidade de abrir negócios em cidades pequenas para assistência técnica, como já falamos aqui, surge também um nicho muito interessante: atender necessidades e peculiaridades das cidades interioranas.

Hoje, os aplicativos estão mais voltados para os consumidores das cidades grandes; então, você pode começar desenvolvendo aplicativos para os comércios locais.

Por exemplo, os aplicativos de entrega, que também podem gerar renda para outros moradores ou os aplicativos de serviços.

Continua após a publicidade

7. Comércio penitenciário?!

Pode soar estranho, mas você pode abrir um negócio em uma cidade pequena que tenha uma penitenciária. Franziu a testa quando leu isso?

A gente te explica! Uma boa parte das penitenciárias está no interior, e as famílias dos presos fazem visitas semanais para seus parentes.

Todas as esposas querem ir com os cabelos arrumados e bem vestidas para ver seus maridos na prisão.

Além disso, há o pernoite dessas famílias.

Em cidades do interior com penitenciárias, você pode abrir um pequeno negócio na hotelaria, ou um salão de beleza voltado às famílias dos presos.

Continua após a publicidade

Seu negócio em uma cidade pequena pode ser, ironicamente, libertador!

Empreenda junto com o Sebrae

O Sebrae entende suas necessidades enquanto empreendedor de um negócio em uma cidade pequena, e pode ser um grande aliado nessa sua jornada.

Entre no Portal Sebrae e busque seus cursos de gestão, economia criativa e estatísticas e dicas para turbinar seu negócio em uma cidade do interior.

Se você pretende abrir um negócio pequeno, procure todas as informações e vantagens em ser MEI (Micro Empreendedor Individual), e assim por diante.

Conclusão

Esse post te dá algumas ideias de negócio para abrir em uma cidade pequena. Mas, com a sua mente inventiva e sua veia empreendedora, você pode fazer muito mais!

Se sua vontade é deixar a loucura da cidade grande para trás e viver de forma mais tranquila no interior, abrace seus sonhos e abra o melhor negócio em uma cidade pequena.

Quer turbinar também sua vida financeira? Comece a utilizar o Mobills e ganhe dinheiro e conhecimento com as nossas dicas!

Publicidade