Um questionamento comum é: quantos dias pode atrasar a fatura do cartão de crédito? Você já deve ter se feito essa pergunta, não é mesmo? Vamos falar sobre isso mais adiante. 

Antes, queremos falar mais sobre o cartão de crédito em si, que é uma ferramenta que permite o pagamento de bens e serviços sem dinheiro em espécie e de forma diferida (pagamento posterior).

Continua após a publicidade:

A operação que envolve o pagamento real do valor devido é conhecida como cobrança por cartão de crédito.

São as famosas faturas do cartão, quer saber mais sobre elas? E quanto quais são as consequências de não fazer o pagamento em dia? Leia até o final e solucione suas dúvidas.

Continua após a publicidade

Vantagens do cartão de crédito no controle financeiro

A conveniência de ter uma quantia virtual de  dinheiro é conhecida.

Por esse motivo, o uso de cartões de crédito é cada vez mais difundido, não apenas para compras diárias, mas também para pagamentos, por exemplo, de despesas domésticas, como as contas básicas da casa.

Graças ao extrato bancário, os pagamentos feitos com cartão de crédito podem ser verificados mensalmente.

E não apenas isso, os mais avançados sistemas de internet e mobile banking permitem que você veja seu extrato bancário em tempo real e, portanto, verifique a evolução da conta corrente e todos os movimentos de cartão de crédito.

Dessa forma, é possível proteger-se do risco de fraude e monitorar as despesas reais do mês, para não exceder seus recursos financeiros.

Continua após a publicidade

Todas essas opções são, portanto, muito úteis, pois permitem evitar surpresas indesejadas no cartão de crédito.

Como acontecem as cobranças no cartão de crédito

Dependendo do tipo de cartão de crédito que você escolheu, a cobrança pode ocorrer de maneiras diferenciadas.

A grande maioria dos cartões de crédito funcionam de maneira semelhante: todas as compras feitas em determinado período, até o fechamento da fatura, devem ser pagas na data estipulada pela empresa (vencimento).

Esse pagamento pode ser automático, ou seja, descontado diretamente da conta bancária, pago por meio de um boleto ou diretamente no aplicativo do banco, por exemplo. 

Continua após a publicidade

E se o valor não for quitado até a data de vencimento, o cliente terá que lidar com juros e multas. 

O impacto de um atraso no pagamento da fatura depende do tempo decorrido entre a data que este deveria ter sido efetuado e a data em que realmente ocorreu.

Não podemos, no entanto, desconsiderar outro fator importantíssimo: os termos do seu cartão de crédito.

Isso porque a taxa de pagamento atrasado pode chegar a até 2%, além da taxa de juros por dia de atraso.

Continua após a publicidade

Em caso de crédito rotativo, o pagar a fatura de forma parcial também é um problema. O saldo restante é acrescido de juros que giram em torno dos 15%!

Atraso no pagamento da fatura do cartão, e agora?

Quais são as consequências e penalidades? É possível adiar alguns pagamentos mensais? A partir de que momento a situação se torna grave? 

A fatura do cartão de crédito é considerada atrasada se for recebida após a data de vencimento ou se o valor pago for menor que o mínimo do cartão.

A administradora do seu cartão de crédito não aparecerá na sua porta depois que você atrasa um pagamento, mas eles definitivamente estão agindo nos bastidores. 

Continua após a publicidade

Conhecer as consequências de um atraso na fatura do cartão de crédito deve ser suficiente para fazer você se esforçar mais para pagar pontualmente.

Ao atrasar o pagamento da fatura do seu cartão de crédito, além de entrar automaticamente no rotativo do cartão, você também pagará juros.

Para evitar arcar com estas altas taxas, tente realizar pelo menos o pagamento mínimo da fatura em dias. Fique de olho na data de vencimento! 

Dica iDinheiro:

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) estipula que o montante dos juros pelo atraso não poderá ultrapassar os 2% do valor total e 1% ao mês de juro de mora.

Continua após a publicidade

Caso o banco ultrapasse este limite poderá arcar com processos por abuso. 

Efetuar o pagamento com cartão de crédito na data de vencimento

Como é possível perceber, efetuar o pagamento do cartão de crédito na data de vencimento é a melhor opção para evitar penalidades, evitando principalmente surpresas futuras ao seu bolso. 

Além disso, algumas administradoras oferecem também a possibilidade de cadastrar o pagamento como débito automático, evitando riscos de esquecimento e quitando seu débito na data correta. 

Queda na pontuação de crédito (score)

O atraso no pagamento pode afetar sua pontuação de crédito e sua capacidade de captação de recursos no futuro.

Isso porque seu score de crédito cai após um pagamento atrasado. Quanto maior o tempo de atraso da fatura, mais sua pontuação tenderá a cair.

Continua após a publicidade

Como agir ao atrasar o pagamento da fatura?

Se você perdeu uma data de vencimento, é importante agir rapidamente. Aqui está o que você deve fazer para minimizar os efeitos negativos de um pagamento em atraso:

  • Pague pelo menos o mínimo o mais rápido possível

Quanto mais cedo você efetuar um pagamento, melhor. Se sua fatura estiver com menos de 30 dias de atraso, você poderá evitar que ela seja inserida no relatório de crédito dos órgãos reguladores como SPC e Boa Vista.

Caso já esteja com mais de 30 dias de atraso, você ainda poderá minimizar os danos ao seu score pagando o mínimo o mais rápido possível.

  • Ligue para o emissor do cartão e tente negociar

Se esse for seu primeiro atraso, é provável que o emissor do cartão renuncie à taxa de juros. 

Continua após a publicidade

  • Não perca outro pagamento

Uma fatura em aberto pode não ser terrível, mas se você tem o hábito de pagar atrasado, isso pode ter sérias implicações.

Busque pagar dentro do prazo para evitar entrar numa bola de neve em sua vida financeira.

Se quiser saber sobre o parcelamento da fatura, clique aqui.

Como evitar atrasar o pagamento de fatura

Aqui estão algumas etapas que você pode executar para evitar atrasar sua fatura:

  • Configurar o débito automático

Os emissores de cartões oferecem uma maneira fácil de evitar pagamentos em atraso: o débito em conta.

Você pode configurar este mecanismo em menos de um minuto e aproveitar a tranquilidade de que o pagamento da sua fatura do cartão de crédito está agendado. 

Continua após a publicidade

  • Definir lembretes

Se você não deseja aderir a modalidade do tópico anterior, pode definir lembretes de calendário ou alertas de texto e e-mail.

Muitos emissores de cartões permitem, ainda, que os clientes ativem lembretes para quando seu extrato estiver disponível; ou ainda avisem que seu pagamento ocorrerá em um número definido de dias; e muito mais. Observe que essas opções podem variar de acordo com o emissor.

  • Alterar a data de vencimento da fatura

Se você tiver várias contas a pagar, pode ocorrer que as datas de vencimento sejam distribuídas ao longo do mês.

Isso pode aumentar as chances de você perder um pagamento, por isso pode ser uma boa ideia ajustar os períodos dos pagamentos conforme necessário.

Continua após a publicidade

Pode ser benéfico tê-los no mesmo dia ou logo após receber seu salário, por exemplo.

Afinal, quantos dias é possível atrasar o pagamento da fatura do cartão de crédito?

A multa por atraso é contada a partir do primeiro dia de atraso e além dela, os juros são acrescidos diariamente.

Você pode atrasar o pagamento da fatura o tempo que desejar, porém é preciso ter em mente que quando for realizá-lo, o valor final será bem maior. 

Além disso, caso o pagamento não tenha sido efetuado em até 45 dias após a data de vencimento, as empresas podem solicitar a inclusão do nome do cliente nos órgãos de proteção ao crédito.

Continua após a publicidade

Com um nome negativado, o cliente irá encontrar dificuldades em contratar novos créditos. 

Por outro lado, em casos de emergência pode ser interessante contatar o seu banco e tentar negociar condições melhores de juros para pagamento e parcelamento da sua fatura, e se o seu histórico for bom, maiores são as chances de conseguir. 

Mas, apesar de todas essas informações, a dica mais valiosa é: tente se organizar e não atrase a fatura de cartão de créditos. Os juros são altos e você pode acabar se envolvendo em grandes dívidas! 

Gostou do conteúdo sobre quantos dias pode atrasar a fatura do cartão de crédito? Então se inscreve na newsletter do iDinheiro e receba os melhores conteúdos sobre assuntos financeiros direto no seu e-mail.

Publicidade