Quantos Dias Demora Para o Depósito Com Envelope Cair na Conta?

Você sabe quantos dias leva para um depósito feito no caixa eletrônico cair na conta do beneficiário? Entenda como funcionam os prazos de compensação bancária.

flaviomariano
Flávio Mariano

Alguns serviços bancários feitos por meio eletrônico são quase automático, mas existem outros que ainda necessitam de passar pelas mãos de um humano antes da confirmação total do serviço.

No saque, por exemplo, o dinheiro é liberado na hora e automaticamente descontado de seu saldo. O mesmo acontece em um transferência simples: o valor é debitado em uma conta e creditado na outra em segundos. Em todos esses casos, o sistema eletrônico é suficiente realizar a transação, mas existem serviços que ainda exigem a verificação de uma pessoa.

Continua após a publicidade

Os depósitos com envelope, por exemplo, precisam ser verificados. Um funcionário do banco é responsável por abrir o envelope, verificar o valor e os dados da transação e depois jogar no sistema da instituição. Por isso, os depósitos feitos em caixa eletrônico não são automáticos, ou seja, leva mais tempo para que sejam lançados na conta que outros serviços bancários.

Compensação Bancária

Os procedimentos feitos dentro do banco para verificação de um transação são chamados de “compensação bancária”. Quando dizemos, por exemplo, que o DOC passa pela compensação bancária e a TED não, isso significa que os dados da transferência passam pelo processo de conferência e, assim, a transação é mais demorada. Outros serviços como depósitos, pagamentos e cheques passam pela compensação bancária.

Os bancos regidos pelos Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) utilizam uma terminologia padrão para definir o prazo da compensação bancária para cada serviço. O sistema é baseado na fórmula D + n, sendo D a data do depósito e n a quantidade de dias úteis para confirmação da transação. Dessa forma, um serviço com prazo de compensação D + 2 leva até dois dias úteis para ser verificado e confirmado. É preciso ressaltar que a compensação só ocorre em dias úteis, não contando os fins de semana e feriados.

Saiba mais sobre os prazos de compensação dos depósitos com envelope
Saiba mais sobre os prazos de compensação dos depósitos com envelope

Cai no mesmo dia?

Como já comentamos antes, os depósitos com envelope passam pelo sistema de compensação bancária. Assim, para saber quantos dias demora para o valor depositado cair na conta é preciso saber sobre o prazo de compensação. Nos depósitos feitos na boca do caixa o prazo é mais curto:

  • Depósitos em dinheiro feitos no guichê de atendimento – o valor cai na conta imediatamente (D + 0);
  • Depósitos em cheque feitos no guichê de atendimento – até 72 horas úteis após a entrega do cheque (D + 3).

Como você pode notar, a compensação de cheques é bem mais demorada. Normalmente, o prazo é maior se o cheque for emitido por outra instituição financeira e dependente dos valores, mas o prazo máximo de D + 3 vale para todos os tipos de cheque.

Já para os depósitos feitos no caixas eletrônicos com envelope, o prazo de compensação é maior tanto para dinheiro quanto para cheque:

  • Depósito em dinheiro feito com envelope – até o fim do dia útil (D +0) caso o valor seja depositado até as 16h ou até o final do dia útil seguinte (D + 1) quando o depósito for feito depois das 16h;
  • Depósito em cheque feito com envelope – até 72 horas úteis (D + 3) caso o depósito seja feito até as 16h ou D +4 para depósitos feitos após o horário de fechamento do banco.

Assim, é preciso ter sempre em mente que os depósitos em cheque são mais demorados e o prazo de compensação dos depósitos com envelope é maior.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

540 comentários

  1. Alex luiz

    Fizeram um deposito em cheque no caixa,no dia 12.04 as 12h e até agora não caiu na conta. O que pode ter acontecido?

  2. Ygor

    Minha namorada me fez um depósito na Quinta feira 12:00, na sexta feira foi feriado de sexta feira santa já e Terça Feira 16:30 e não caiu ainda oque pode ter ocorrido?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.