Após pagar uma dívida, muitas pessoas podem se perguntar sobre quando o nome fica limpo. Isso porque existe um tempo entre a quitação do débito e a baixa nos órgãos de proteção ao crédito.
Pensando em solucionar essa dúvida, o portal da UOL realizou um conteúdo junto à especialistas, como o diretor-executivo do Procon-SP.
Continua após a publicidade
Fernando Capez afirma que quando o consumidor quita integralmente a sua dívida, o nome deve sair das listas de devedores em um prazo de até cinco dias úteis.
Saiba mais informações sobre o assunto neste conteúdo, que conta com os principais pontos da entrevista.
Continua após a publicidade
Quando o nome fica limpo após o pagamento de uma dívida? Entenda
A Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) reitera a fala de Capez e diz que em até cinco dias úteis, as empresas usualmente solicitam a retirada do nome do consumidor do banco de dados.
No entanto, o período pode variar um pouco. Isso ocorre devido ao prazo de compensação bancária e depende do meio de pagamento.
Se ele for feito por meio de um boleto bancário, por exemplo, é preciso haver a confirmação, que pode levar mais tempo do que no cartão.
Falamos sobre a quitação integral de dívidas, mas o mesmo vale para renegociações distribuídas em parcelas.
Continua após a publicidade
O diretor-executivo do Procon-SP afirma: “Quando é efetuado o pagamento da primeira parcela da renegociação, o nome tem que ser retirado da lista de devedores em cinco dias úteis.”
Completando a fala acima, a ANBC afirma que se o consumidor atrasar as parcelas renegociadas, novos apontamentos de inadimplência podem ser registrados no cadastro.
Caso o nome continue sujo mesmo após os pagamentos feitos de forma correta, é preciso entrar em contato com a empresa em que a dívida foi contraída.
Além de pedir para que a situação se normalize, outra forma de seguir é entrando em contato com o Procon. Ao abrir uma reclamação e a instituição comprovar que houve falta de comunicação da empresa ao Procon, ela deverá pagar uma multa.
Continua após a publicidade
Se foi o órgão que não retirou o nome, por sua vez, é ele quem paga.
Outra informação importante é que caso alguém tenha mais de uma dívida e pague apenas uma, o nome pode continuar na lista de devedores.
Gostou desta notícia sobre quando o nome fica limpo? Então, assine a newsletter do iDinheiro para receber mais conteúdos do tipo diretamente no seu e-mail.
Continua após a Publicidade