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Após pagar uma dívida, quando o nome fica limpo?

Ana Júlia Ramos
Ana Júlia Ramos
Imagem de uma pessoa usando o computador para saber quando o nome fica limpo

Depois de pagar uma dívida, quando o nome fica limpo? A dúvida, que é muito comum, será esclarecida no nosso conteúdo a seguir.

Após pagar uma dívida, muitas pessoas podem se perguntar sobre quando o nome fica limpo. Isso porque existe um tempo entre a quitação do débito e a baixa nos órgãos de proteção ao crédito.

Pensando em solucionar essa dúvida, o portal da UOL realizou um conteúdo junto à especialistas, como o diretor-executivo do Procon-SP.

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Fernando Capez afirma que quando o consumidor quita integralmente a sua dívida, o nome deve sair das listas de devedores em um prazo de até cinco dias úteis.

Saiba mais informações sobre o assunto neste conteúdo, que conta com os principais pontos da entrevista.

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Quando o nome fica limpo após o pagamento de uma dívida? Entenda

A Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) reitera a fala de Capez e diz que em até cinco dias úteis, as empresas usualmente solicitam a retirada do nome do consumidor do banco de dados.

No entanto, o período pode variar um pouco. Isso ocorre devido ao prazo de compensação bancária e depende do meio de pagamento.

Se ele for feito por meio de um boleto bancário, por exemplo, é preciso haver a confirmação, que pode levar mais tempo do que no cartão.

Falamos sobre a quitação integral de dívidas, mas o mesmo vale para renegociações distribuídas em parcelas.

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O diretor-executivo do Procon-SP afirma: “Quando é efetuado o pagamento da primeira parcela da renegociação, o nome tem que ser retirado da lista de devedores em cinco dias úteis.”

Completando a fala acima, a ANBC afirma que se o consumidor atrasar as parcelas renegociadas, novos apontamentos de inadimplência podem ser registrados no cadastro.

Caso o nome continue sujo mesmo após os pagamentos feitos de forma correta, é preciso entrar em contato com a empresa em que a dívida foi contraída.

Além de pedir para que a situação se normalize, outra forma de seguir é entrando em contato com o Procon. Ao abrir uma reclamação e a instituição comprovar que houve falta de comunicação da empresa ao Procon, ela deverá pagar uma multa.

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Se foi o órgão que não retirou o nome, por sua vez, é ele quem paga.

Outra informação importante é que caso alguém tenha mais de uma dívida e pague apenas uma, o nome pode continuar na lista de devedores.

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