Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Quando assinar no verso do cheque? Endosso de Cheque

Tire suas dúvidas a respeito dos cheques: Quando devo assinar um cheque atrás? O que é endosso? O que é cheque cruzado, nominal e pré-datado?

flaviomariano
Flávio Mariano Produto

Hoje em dia temos inúmeras formas de pagamento à nossa escolha. Além do pagamento em dinheiro, temos as opções de pagar com cartões (de débito ou de crédito), ou com cheques. Esse último teve seu uso diminuído depois da popularização dos cartões. O que não significa que não é mais usado. Ainda tem muita gente que usa esse papel como forma de pagamento. Por isso, daremos algumas dicas para o bom uso de suas folhas de cheque.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o endosso do cheque: Devo ou não, assinar no verso? A resposta é SIM! Todas as vezes que vamos endossar um cheque, devemos assinar atrás.

Continua após a publicidade

O que é endossar?

Segundo o dicionário online Priberam, o verbo en·dos·sar tem quatro significados:
1. Pôr endosso em.
2. Transferir o direito e ação (de um valor comercial) para outrem.
3. Deitar para cima de outrem um encargo, um incômodo, etc.
4. Apoiar ou solidarizar-se com.

No nosso caso, o endosso de um cheque é exatamente o que a definição diz, transferir um direito a um terceiro. Endossar um cheque é o ato de efetuar um pagamento usando um cheque de outra pessoa, ou seja, um cheque que não é seu.

Exemplo: Se você recebeu um cheque de um cliente e deseja efetuar o pagamento das compras do supermercado usando o mesmo, significa que você está endossando o cheque ao supermercado. Você deve então assinar o cheque no verso, colocando também os seus dados, como endereço e telefone. Esse procedimento evita transtornos para quem recebe o cheque endossado. Caso não tenha fundos no banco, o dono do supermercado deverá procurar quem endossou o cheque, ou seja, você, que assinou no verso do cheque.

Devo assinar um cheque nominal?

No caso do cheque nominal é diferente. Você vai colocar o nome da pessoa que está recebendo o cheque. Nesse caso, somente esta pessoa pode resgatar o valor no banco, não podendo repassá-lo para outro.

Cheque cruzado
Cheque cruzado

Mais informações sobre cheques

Aproveitaremos este post para retirar outras dúvidas comuns sobre os cheques:

O que é cheque pré-datado?

Cheque pré-datado
Cheque pré-datado

O pagamento em cheque permite que você escolha uma data para que esse cheque seja compensado, ou seja, a pessoa que receber um cheque pré-datado só poderá ir ao banco para resgatá-lo ou efetuar o depósito em conta na data estipulada por quem o forneceu. Para isso, é necessário que você consulte o estabelecimento para saber em qual data poderá ser feito o pagamento, e então a data deve ser escrita na parte da frente do cheque. Normalmente usa-se “Bom para 30/09/16”, por exemplo.

Se a pessoa que receber o cheque entrar com o mesmo antes da data estipulada, a pessoa que forneceu o mesmo pode procurar seus direitos junto ao Procon, pois consta como quebra de contrato.

O que é cheque cruzado?

Cheque cruzado é aquele que só pode resgatado através de depósito em conta. Nesse caso, o valor do cheque não pode ser sacado no caixa. Para cruzar um cheque é preciso fazer dua linhas diagonais paralelas na parte da frente da folha de cheque.

E por que cruzar um cheque? Bom a vantagem de cruzar um cheque é que você tem tempo de sustar o cheque caso ele seja roubado. Até que o valor seja depositado em conta, você terá tempo de procurar o seu banco e informar o roubo. Para tornar a transação mais segura, você ainda pode dar um cheque cruzado nominal, ou seja, além de não poder sacar o dinheiro no caixa, somente a pessoa que recebeu o cheque, cujo nome tem que constar no mesmo, poderá resgatá-lo. Isso evita fraudes e roubos.

Continua após a Publicidade

54 comentários

  1. Adilson

    Eu estou querendo depositar um cheque no caixa eletrônico e preciso eu assinar e por CPF no cheque

  2. Dábila Souza

    Meu esposo recebeu um cheque nominal a ele e coloquei os dados da minha agência e conta no verso, e ele não assinou e depositei na minha conta já tem dois dias úteis e ainda não caiu, será que foi porque ele não assinou?

  3. Pedro

    Depositei um cheque no caixa eletronico porem nao coloquei endereco no verso e nao assinei o verso. So coloquei no envelope meu numero e agencia e conta. Tem problema?

  4. Continua após a publicidade

  5. Roberta

    Carimbo de empresa sem assinatura serve com endosso?

  6. eu recebi um cheque nominal e depositei em outra conta, nao coloquei nada no verso o que vai acontecer com o cheque ?

  7. Diani Antonelli

    recebi um cheque, coloquei nominal a mim. depositei na minha conta e ele voltou. quero endossá-lo para outra pessoa receber judicialmente. posso fazer isso?

  8. Continua após a publicidade

  9. Renan

    Recebi um cheque nominal assinado atrás
    Pelo beneficiário
    Mais a agência dele é de outra cidade
    Consigo sacar aqui em outra agência?

  10. Mario

    Tem como depositar um cheque da caixa no banco santander

  11. ELTON MARCIO

    Recebi um cheque com valor menor que 100 reais, mas nominal ao próprio emitente, consigo deposita-lo em minha conta sem a assinatura do emissor atrás do cheque?

  12. Continua após a publicidade

  13. Raquel

    recebi um cheque e fiz o depósito em envelope na minha conta , porém esqueci de assinar no verso e colocar o número da indentidate o cheque não é no meu nome .
    corre o risco dele voltar???

  14. diego

    bom dia, recebi um cheque nominal e cruzado, posso endossar ele para outra pessoa?

  15. Julio

    Cheque é uma ordem de pagamento a vista, sendo assim mesmo estando pré datado, pode ser compensado em qualquer data!

  16. Fábio

    Boa tarde recebi um cheque nominal a fulano e como não entendo direito depositei e voltou por falta de endosso, só que o cara é de longe e vai demorar a voltar eu posso assinar atrás do cheque escrevendo o nome dele ou o banco tem a assinatura dele será?

  17. Julio

    Recibi um cheque no cnpj da minha empresa,porém nao tenho conta bancaria no nome da empresa,posso depositar na minha conta pessoal?
    Como proceder?

  18. Virgina Girão

    Boa tarde, eu recebi um cheque nominal a outra pessoa essa pessoa o endossou a se mesma, e agora ele me deu pra depositar na minha conta como faço

  19. Minha mãe me deu um cheque para pagar a última diária de terapia em uma clínica a qual eu iria me desligar, ela colocou nominal a clínica mas colocou só o nome fantasia sem ” LTDA” nem nada, nem dá pra entender que é para alguma empresa. Chegando lá expliquei que seria o meu último dia e consegui barganhar o não pagamento daquela diária, falei com a minha mãe e ela disse que eu poderia então ficar com o cheque pra mim, só depois percebi que o cheque estava nominal a empresa, e ela teve que viajar. Existe alguma forma de eu endossar esse cheque para depósito em minha conta ? Não tenho problemas em ter que colocar os meus dados ou a minha assinatura pois ela está sabendo e ninguém vai reclamar o cheque !!! O cheque é de 300 reais, e a clínica não vai endossar o cheque, eu já perguntei .

  20. Klaus Almeida

    Bom dia, recebi um cheque administrativo do Bradesco, e nele o banco carimbou: SOMENTE PARA DEPOSITO NA C/C DO FAVORECIDO, a questão que não tenho conta em banco, posso endossar e depositar em uma conta de outra pessoa? Obrigado.

  21. Emprestei alguns cheques a um amigo que assinou atrás carimbo de empresas esses cheques cairão na conta e esse amigo não depositou o valor
    Existe alguma forma judicial de cobrar tal amigo
    Sendo que esse cheque está perdido
    Não estando nas mãos dele
    Ou seja ele não pagou a devolução
    Desde já agradeço

  22. Diana

    Oi recebi um cheque estilo de um cliente fui e depositei o valor caiu na minha conta mais fica dizendo que este valor esta bloqueado pq o que siguinifica isso pelo amor de Deus

  23. Maria Solange

    Recebi um cheque de uma empresa e ao depositar esqueci de assinar no verso ,este cheque e a vista . Corre o risco de ser devolvido?

  24. Michele

    Quem passa um cheque para pagamento e assina atrás quem recebe consegue sacar?

  25. Cíntia

    Posso dá um cheque nominal a uma pessoa e ela passar pra outra receber ???

  26. Carla Monique

    Recebi um cheque com o nominal de outra pessoa, como faço pra depositar na minha conta?

  27. Walter Lopes

    Cheque com o dizeres somente para depósito na conta do favorecido pode ser endossado?
    Minha mãe recebeu um cheque e não tem conta aberta.

  28. jessica

    O cheque cruzado pode ser endossado?

  29. Andre

    Eu depositei um cheque da empresa que era cruzado para pagar a outra Pessoa, o cheque estava cruzado e não estava preenchido o nome e nen atrás o número da conta e agência do favorecido. Eu como funcionário eu consigo resgata-lo e preenche-lo?

  30. Anelise

    Depositei um cheque nominal a mim na minha conta e não assinei atrás tem algum problema?

  31. Daniele

    Recebi um cheque nominal a mim e quero depositar na conta de outra pessoa, é possível fazer isso???

  32. Fernando

    Recebi um cheque nominal à mim e quero depositar na minha própria conta corrente.
    O depósito será feito no caixa eletrônico, eu preciso preencher no verso agência e conta?

  33. roberto

    endossei um cheque para conta de minha mae , o cheque estava sem fundos ,eu posso retirar na agencia ou so ela

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.