Qual score de crédito é bom para financiamento? Entenda agora mesmo!

Para este artigo, você vai aprender sobre qual score de crédito é bom para aprovação de financiamento e empréstimos. VEJA!

Luana de Oliveira
Luana de Oliveira

Qual score de crédito é bom para financiamento? Entenda agora mesmo!

 

A maioria das pessoas que estão interessadas com a obtenção de um financiamento ou empréstimo, acabam se esbarrando com o score de crédito.

Esta pontuação é conhecida por ser um grande influenciador sobre a aprovação deste serviço financeiro, e de outros também, como cartões de crédito.

Continua após a publicidade

No entanto, é possível se esbarrar com várias pessoas que não conhecem ou até mesmo não entendem sobre o seu funcionamento.

Portanto, neste artigo, vamos explicar o que é o score de crédito e como as instituições financeiras utilizam este valor para aprovação de financiamento.

Continua após a publicidade

Vamos também analisar qual score de crédito é bom para financiamento. Assim, acreditamos que poderemos te dar uma média a respeito de um valor interessante, e daquele não muito bom.

Tenha uma ótima leitura!

O que é score de crédito?

O score de crédito é uma forma para compreender os hábitos de pagamento de um cidadão brasileiro.

Pensando nisso, este número pode ser consultado no Serasa Score por meio de uma plataforma completa. Também existem outras empresas, como SPC e Boa Vista.

Muitas empresas, antes de liberar o montante ao seu cliente, acabam fazendo a análise de risco de crédito mais adequado. E é neste ponto que o Score de Crédito é utilizado. Este dado apresenta a probabilidade de a pessoa pagar as contas em dia.

Continua após a publicidade

Como consultar meu score de crédito?

A consulta do score de crédito demanda 3 simples passos. Confira.

  • Passo 1: acesse o site do Serasa, SPC, Boa Vista ou qualquer empresa desejada para consultar o score;
  • Passo 2: Neste ponto, você vai precisar fazer o login na plataforma. Caso seja o seu primeiro acesso, preencha com todas as suas informações pessoais;
  • Passo 3: Pronto! A pontuação aparecerá na sua tela.

Um ponto interessante é que o sistema apresenta a sua pontuação individual, e também a pontuação média das pessoas próximas (CEP) e da mesma faixa etária.

Como as instituições financeiras usam o score de crédito para liberar financiamentos?

Com o intuito de evitar inadimplência e, até mesmo, conseguir oferecer soluções melhores para os seus clientes, as instituições financeiras realizam a análise de crédito antes de aprovar o empréstimo ou financiamento.

Esta análise é realizada por meio de uma série de verificações, onde as empresas financeiras conseguem conhecer a fundo o seu possível cliente. Além disso, sem esta verificação, fica até difícil conceder juros mais interessantes para o determinado usuário.

Dados para a análise de crédito

A maioria das instituições pedem que as pessoas apresentem os seguintes dados para a realização da análise de crédito:

Continua após a publicidade

  • documento que informe o nome completo;
  • CPF;
  • data e cidade de nascimento;
  • nome dos pais;
  • informações de contato, como o endereço, telefone e e-mail;
  • dados profissionais (sua profissão, renda e empregador, quando for o caso);
  • caso seja casado/a, as informações sobre o seu cônjuge.

Existem algumas empresas que solicitam dados referentes ao patrimônio. Então se você tiver alguns bens, vai precisar informar todos os dados para a linha de crédito.

O funcionamento da análise de crédito

Assim que a instituição financeira está com todos os dados em mãos, inicia-se a análise de crédito.

Esta verificação é realizada por meio do banco de dados da própria empresa, e também com os dados coletados pela empresa Serasa e o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).

Verificação de perfil de crédito

Neste momento, a financeira verifica o score de crédito do possível cliente, afinal esse dado é um dos principais para verificar se a pessoa está dentro do perfil adequado.

Continua após a publicidade

O score de crédito leva em consideração os seguintes dados:

  • pagamento das contas até o vencimento;
  • histórico de pagamento de dívidas;
  • pelacionamento financeiro com empresas.

Caso a instituição financeira aprove o cliente pelo score de crédito, é possível que a documentação seja solicitada neste ponto. Esta ação é importante para verificar a autenticidade das informações cadastrais.

Com os dados informados e aprovados, a empresa já pode liberar o crédito para o seu novo cliente. E claro, por mais que neste processo seja preciso que a pessoa informe muitos dados, precisamos ressaltar que tudo é realizado de forma rápida e simples.

Com a ajuda de plataformas digitais, tudo pode ser feito pelo celular. Isto significa que não é preciso comparecer presencialmente no estabelecimento, e o crédito costuma ser liberado no mesmo dia.

Está com o score baixo? Entenda as melhores formas de aumentar a pontuação!

Qual o score de crédito é bom para o financiamento?

A Serasa Score é a pontuação resultante do relacionamento do consumidor com o seu dinheiro no mercado. Este valor está disponível na internet e vai de 0 a 1.000 pontos, onde esta pontuação é referente a uma série de fatores, como:

Continua após a publicidade

  • pagamentos de contas em dia;
  • histórico de dívidas negativadas;
  • relacionamento financeiro com empresas;
  • dados cadastrais atualizados.

Score de crédito bom para financiamento

Para as instituições financeiras, quando um consumidor possui um score alto, existe a possibilidade de o crédito ser liberado, pois existem grandes chances do dinheiro ser retornado no prazo certo.

Portanto, quando falamos de score de crédito para financiamento, precisamos ter em mente que cada instituição pode escolher uma pontuação mínima para a aprovação do crédito.

Por exemplo, para um financiamento de veículo, podemos considerar que um score de 700 é um ótimo valor.

E as pessoas que possuem essa nota, provavelmente vão conseguir cobrir crédito que cubra o valor total do carro sem muitas dificuldades. Mas claro, quem não possui essa nota não precisa se preocupar pois existem algumas formas para conseguir aumentar o score de crédito.

Logo abaixo você vai aprender como se planejar corretamente e seguir as riscas as dicas para conseguir um score de crédito alto.

Continua após a publicidade

Como aumentar o score de crédito?

Logo abaixo, você pode conferir algumas dicas que podem ajudar na melhora do seu score de crédito.

Entretanto, precisamos deixar claro que o aumento da pontuação não é visto de imediato. Vai ser preciso ter um pouco de paciência e dedicação, combinado?

Outro ponto que é interessante enfatizar é que mesmo com um score de crédito alto, apenas este valor não é garantia de conseguir aprovação em um financiamento, por exemplo.

Muitas empresas utilizam vários critérios para a liberação do dinheiro ao cliente.

Limpe o seu nome

A primeira coisa que precisa ser feita para aumentar o score de crédito é quitando as contas em atraso. Podemos dizendo que a sua prioridade precisa ser a limpeza do seu nome no mercado.

Continua após a publicidade

Com o nome negativo, vai ser muito difícil conseguir aprovação em empresas de crédito, por exemplo.

Afinal, nenhuma instituição deseja arriscar o seu capital com consumidores que estão com nome sujo.

Mantenha seus dados atualizados nas instituições financeiras

Sempre que houver alguma alteração nos seus dados, seja endereço ou número de celular, é importante comunicar ao Serasa. Esta prática é simples e muito benéfica, pois vai garantir que o seu cadastro seja o mais confiável possível.

Mas atenção: caso você não consiga realizar as adequações dos seus dados pelo aplicativo, você pode comparecer a uma agência Serasa mais perto de você!

Continua após a publicidade

Pague suas contas em dia (sempre!)

Para conseguir aumentar o score de crédito, é interessante que tenha contas em seu nome e que sejam quitadas no prazo certo. Não adianta ter várias contas em seu nome e a maioria está em atrasos, ok?

Neste caso, a nossa recomendação é que seja feita um bom planejamento financeiro para entender sobre o montante de capital que pode arcar mensalmente.

Prefira pagamentos à vista

Além de pagar as contas em dia, a nossa recomendação é que prefira pagamentos à vista. Desta forma, você evita que situações inesperadas comprometam a sua renda.

Evite utilizar o crédito rotativo

Um dos pontos que garante uma melhora no score de crédito é a inutilização de cheque especial ou parcelamento da fatura do cartão de crédito, por exemplo.

Continua após a publicidade

Essas ações induzem que você está gastando mais dinheiro do que possui, e pode ser mal interpretado para as empresas credoras.

Tenha investimentos

Um ponto interessante que ajuda no score de crédito, é a obtenção de investimentos.

Mesmo que o investimento seja de renda fixa ou de renda variável, o simples fato de ter um dinheiro sendo investido já contribui para a pontuação do score.

Conclusão

Após a leitura do texto, você deve ter percebido quão importante é o score de crédito para o consumidor conseguir bons financiamentos, abertura de contas de banco e entre outros.

E a nosso conselho é que a partir de hoje você fique mais ligado sobre a sua saúde financeira.

Portanto, não deixe de conhecer a sua receita e seus gastos, tenha os pagamentos em dia e de preferência à vista, aproveite para fazer uma reserva de dinheiro e investir em aplicações financeiras interessantes.

Assine a nossa newsletter para receber informações completas sobre score de crédito, financiamento e temáticas relacionadas!

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.