Outros

Qual o Calendário de Pagamento do Auxílio Emergencial?

Flávio Mariano

Confira aqui o calendário de pagamento do Auxílio Emergencial e saiba em qual dia cada grupo irá receber o valor. Ainda, entenda qual grupo irá receber o dinheiro primeiro.

Artigo foi originalmente publicado pelo site Conta em Banco que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.

Devido à pandemia do coronavírus, que afetou maleficamente a economia do país e, consequentemente, as condições financeiras de diversos trabalhadores, a câmara e o senado aprovou o pagamento do auxílio emergencial. Este auxílio, que pode ter o valor de R$ 600,00 ou R$ 1.200,00, será recebido por Microempreendedores Individuais, chamados de MEI, por inscritos Cadastro Único (CadÚnico) até o dia 20 de março, por indivíduos que tenham renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou de até 3 salários mínimos por família, e, também, por pessoas que sejam contribuintes individuais ou facultativos do Regime Geral de Previdência Social.

Como a liberação deste auxílio foi relativamente rápida, devido à urgência necessária para atender a todos os necessitados, muitos ainda têm dúvidas em relação ao calendário que foi adotado. E, também, como serão feitos os pagamentos das demais parcelas deste auxílio. O pagamento se inicia no dia 9 de abril, na quinta-feira. Neste dia, ele será feito apenas para os indivíduos as que foram registradas no CadÚnico até o dia 20 de março, possuem Bolsa Família e têm conta no Banco do Brasil (BB) ou poupança na Caixa Econômica Federal.

Continua após a publicidade:

Depois, este processo será retomado no dia, 14 de abril, contemplando outro grupo, e nos últimos 10 dias úteis de abril. Para os que fizeram cadastro pelo site ou aplicativo da Caixa Econômica Federal, o dinheiro estará disponível até 5 dias úteis após este registro. Abaixo, confira detalhadamente o calendário adotado para o pagamento do Auxílio Emergencial, não só para a primeira parcela mas também para as demais.

Calendário de Pagamento do Auxílio Emergencial

Primeira parcela

Em até 5 dias úteis após registro no app ou site da Caixa: Como mencionamos em outros artigos, apenas os indivíduos que não têm cadastro CadÚnico ou recebem Bolsa Família necessitaram realizar o registro pelo aplicativo ou site da Caixa Econômica Federal. Logo, há a diferenciação entre estes dois grupos, o que também reflete no calendário de pagamentos.

Continua após a publicidade

Os indivíduos que realizaram este cadastro pelas plataformas disponibilizadas pela Caixa não possuem dia certo para receber, visto que o dinheiro estará disponível em até 5 dias úteis após o registro no app ou site da Caixa. Por exemplo, caso uma pessoa realize seu registro no dia 8 de abril, ela irá receber a primeira parcela do auxílio até o dia 15 de abril.

Calendário de pagamento
Calendário de pagamento (Fonte: Ministério da Cidadania) – Clique para ampliar

Quinta-feira, 9 de abril: Na quinta-feira, dia 9 de abril, receberão este auxílio os indivíduos que estão no Cadastro Único, não recebem o Bolsa Família e têm conta no Banco do Brasil (BB) ou poupança na Caixa Econômica Federal.

Terça-feira, 14 de abril: Na terça-feira, dia 14 de abril, será a vez de indivíduos que possuem CadÚnico mas que não recebem Bolsa Família ou têm contas na Caixa ou Banco do Brasil.

Últimos 10 dias úteis de abril: Nos últimos 10 dias úteis de abril, o pagamento será destinado aos indivíduos que são beneficiários do Bolsa Família.

Continua após a publicidade

Segunda parcela

27 de abril: No dia 27 de abril, receberão todos os que tiverem nascido em janeiro, fevereiro e março. E, isto será feito independentemente se o indivíduo possui CadÚnico ou não. Ou seja, mesmo aqueles que realizaram registro pelo aplicativo irão receber nesta data. Este método continua no restante dos dias.

28 de abril: No dia 28 de abril, será a vez do pagamento dos indivíduos nascidos em abril, maio e junho.

29 de abril: Neste dia, receberão os aniversariantes de julho, agosto e setembro.

30 de abril: No dia 30, o pagamento será realizado para os indivíduos nascidos nos meses de outubro, novembro e dezembro.

Últimos 10 dias úteis de abril: Nos últimos dez dias úteis de abril, receberão os  beneficiários do Bolsa Família, conforme ocorreu no mês anterior.

Continua após a publicidade

Terceira parcela

26 de maio: Neste dia, receberão todos os que tiverem nascido em janeiro, fevereiro e março. E, será adotado o mesmo esquema do pagamento da segunda parcela, em que os componentes da base de dados do Cadastro Único e os que se inscreveram pelo site ou aplicativo recebem juntos.

27 de maio: No dia 27 de maio, será a vez do pagamento dos indivíduos nascidos em abril, maio e junho.

28 de maio: No dia 28 de maio, receberão os aniversariantes de julho, agosto e setembro.

29 de maio: No dia 29 de maio, finaliza-se o pagamento, realizando-o para os indivíduos nascidos nos meses de outubro, novembro e dezembro.

Últimos 10 dias úteis de maio: Nos últimos dez dias úteis de abril, receberão os beneficiários do Bolsa Família, conforme ocorreu no mês anterior.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *