Artigo foi originalmente publicado pelo site Conta em Banco que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.
É muito comum que bancos e financeiras exijam a apresentação de um comprovante de renda para a concessão de crédito, seja por meio de empréstimos, financiamentos ou cartões. A renda mensal recebida por aquele consumidor é usada para definir o risco de crédito, bem como para calcular o limite que poderá ser liberado.
Alguém que recebe um salário mínimo dificilmente conseguirá um cartão de crédito com limite de R$10 mil, por exemplo. Isso acontece por uma regra financeira bem simples: você não pode pagar mais do que ganha.
Continua após a publicidade
Dessa forma, o comprovante de renda tem um papel importante na análise de crédito feita pelas instituições financeiras. É a partir das informações sobre os recebimentos mensais que será definido o tipo de serviço a ser oferecido para cada indivíduo.
Quando a pessoa trabalha com carteira assinada, comprovar renda é mais simples porque a própria carteira de trabalho indica quais são os ganhos. Porém, existem várias situações em que essa comprovação fica bastante complicada. Rendas advindas de trabalhos autônomos, alugueis, pequenos negócios não regularizados, dentre outros casos, podem ser difíceis de comprovar.
Em termos legais, ninguém pode ser prejudicado por não ter um holerite ou carteira de trabalho como comprovante de renda. Por essa razão, outros documentos devem ser aceitos pelas instituições financeiras no momento da abertura do crédito. A DECORE, por exemplo, é uma declaração oficial que precisa ser aceita pelos bancos. Existem também casos em que a instituição facilita um pouco a comprovação, aceitando extratos e até mesmo faturas como comprovante.
Declaração do Imposto de Renda
Um dos documentos que podem ser usados oficialmente como comprovante de renda é a declaração do Imposto de Renda, uma vez que ela informa tudo o que foi recebido pelo declarante no ano anterior. O problema é justamente a não atualização das informações. Por isso, os bancos podem solicitar outros documentos que complementem as informações contidas na declaração, como extrato, comprovantes de recebimento, carteira de trabalho e outros. Cada caso é um caso, sendo importante conversar diretamente com o solicitante para saber o que é melhor apresentar juntamente com a declaração.
Carteira de Trabalho
Quem recebe salário fixo com carteira assinada pode usar a CTPS para comprovar renda. No entanto, é comum que o documento não seja suficiente quando o trabalhador recebe mais do que o indicado na carteira. Se você quiser, por exemplo, ter um limite de crédito maior baseado na sua renda real, será necessário apresentar outros documentos que, assim como no uso da declaração do IR, devem ser negociados diretamente com a instituição que está solicitando o comprovante.
Holerite
O holerite é o comprovante de renda mais cômodo porque trás informações um pouco mais específicas sobre os ganhos do funcionário. Porém, ele também pode não incluir benefícios e comissão por vendas. Na maior parte das vezes, as instituições financeiras exigem os comprovantes de renda dos últimos 3 meses para conceder o crédito ou abrir uma conta. Em algumas situações, também poderá ser solicitado o comprovante relativo aos últimos 6 meses (para uma análise mais abrangente).
DECORE
A Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos, mais conhecida como DECORE, é bastante eficaz para quem tem dificuldade de comprovar renda. Nesse caso, um contador solicita os documentos que ajudam na comprovação, como comprovantes, extratos, declaração do IR e outros, e escreve, a partir desses dados, um declaração do valor da renda. Ela precisa ser redigida por um contador registrado no Conselho Regional de Contabilidade. Procure o profissional para saber quais documentos você deve apresentar para a elaboração da DECORE.
Extrato do Banco
Antes de falar do extrato do banco, é preciso salientar que ele nem sempre será aceito como comprovante de renda. Somente nos casos em que a instituição informar que aceita esse documento você poderá apresentá-lo. O ideal é imprimir os comprovantes dos últimos 3 meses, pelo menos, e pedir para que o gerente assine. Assim, o documento ganha mais credibilidade.
Informação Importante
Você pode encontrar na internet comprovantes de renda editáveis. Porém, é muito perigoso utilizar esse tipo de documento falso. Os bancos e financeiras têm meios para verificar a autenticidade do documento e podem, além de não conceder o crédito, acionar a justiça. A falsificação de documentos é crime!
Continua após a Publicidade
oi estou tentando compor minha renda no cef o limite do cartão de credito do banco do brasil serve
Olá, Luciany! Infelizmente, não. Para comprovar renda, você precisa de algum desses documentos: holerite, extrato do banco, carteira de trabalho, DECORE ou declaração do Imposto de Renda.
Preciso abrir uma conta salário á pedido da empresa(1° vez que irei trabalhar de carteira assinada) preciso de comprovante de renda ?
Não precisa, Amanda, apenas seus documentos e a carta da empresa.
Boa tarde, meu nome é Ray,
Eu pretendo comprar um imóvel, mas só declarei o meu imposto de renda agora, sendo assim vou ter que pagar com multa… nesse caso, o banco, mas precisamente a caixa econômica, aceita como comprovante de renda?? Já que eu declarei com atrazo…
Sim, o atraso não é problema. É necessário uma declaração completa e enviada.
Continua após a publicidade
Contrato de prestacao de servico vale como provacao de renda?
Depende de quão rigoroso for a análise. Dependendo do tipo de contrato, duração, valor etc, alguns podem aceitar, outros não.
Olá, apresentei a declaração de imposto de renda ao banco porém me exigiram o comprovante de pagamento da parcelas do imposto de rende, isto é legal? Não seria invasivo?
Talvez porque existe a possibilidade você fazer uma declaração de alto valor para apresentar ao banco como tendo alta renda e, depois, retificá-la.
Mostrando o comprovante de pagamento, elimina as chances de uma manobra como essa.
Quanto a invasão, seria necessário consultar um advogado.
Olá , tenho imóvel alugado , ganho 750,00 por mês e cai na minha conta corrente do banco BB, as vezes na poupança . Não consigo solicitar um catão de crédito ?
aluguel sem contrato não serve como comprovante de renda ?
tenho 18 anos , tenho essa conta corrente – poupança e salário pois entrei pelo aprendiz a 3 anos atrás .
A concessão de cartão de crédito depende de análise do risco pelo banco. É provável que uma renda assim não tenha dada segurança.
Oi,eu tenho 19 anos e trabalho com maquiagem,meu marido trabalha como professor de musica sem carteira assinada,quero me cadastrar no minha casa minha vida,mas não tenho como comprovar minha renda…Eu queria saber se a casa pode ficar no meu nome ,mas mostrando os comprovantes do meu marido?
Quando há composição de renda, o contrato é feito no nome dos dois. E, em caso de separação, seguirá o regime de bens escolhido, independente de quem esteja o nome.
Oi uma pessoa que recebe auxílio doença pode financiar uma moto no seu nome corre algum risco de perder o auxílio?
Não.