Serviços

Quais Documentos Podem Ser Usados Como Comprovante de Renda?

Flávio Mariano
Flávio Mariano
Quais Documentos Podem Ser Usados Como Comprovante de Renda?

Você sabe quais documentos podem ser usados como comprovante de renda? Conheça cada um deles e veja quais são as melhores formar de comprovar ganhos.

Artigo foi originalmente publicado pelo site Conta em Banco que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.

É muito comum que bancos e financeiras exijam a apresentação de um comprovante de renda para a concessão de crédito, seja por meio de empréstimos, financiamentos ou cartões. A renda mensal recebida por aquele consumidor é usada para definir o risco de crédito, bem como para calcular o limite que poderá ser liberado.

Alguém que recebe um salário mínimo dificilmente conseguirá um cartão de crédito com limite de R$10 mil, por exemplo. Isso acontece por uma regra financeira bem simples: você não pode pagar mais do que ganha.

Continua após a publicidade

Dessa forma, o comprovante de renda tem um papel importante na análise de crédito feita pelas instituições financeiras. É a partir das informações sobre os recebimentos mensais que será definido o tipo de serviço a ser oferecido para cada indivíduo.

Quando a pessoa trabalha com carteira assinada, comprovar renda é mais simples porque a própria carteira de trabalho indica quais são os ganhos. Porém, existem várias situações em que essa comprovação fica bastante complicada. Rendas advindas de trabalhos autônomos, alugueis, pequenos negócios não regularizados, dentre outros casos, podem ser difíceis de comprovar.

Em termos legais, ninguém pode ser prejudicado por não ter um holerite ou carteira de trabalho como comprovante de renda. Por essa razão, outros documentos devem ser aceitos pelas instituições financeiras no momento da abertura do crédito. A DECORE, por exemplo, é uma declaração oficial que precisa ser aceita pelos bancos. Existem também casos em que a instituição facilita um pouco a comprovação, aceitando extratos e até mesmo faturas como comprovante.

Documentos que servem como comprovante de rendimentos
Documentos que servem como comprovante de rendimentos

 Declaração do Imposto de Renda

Um dos documentos que podem ser usados oficialmente como comprovante de renda é a declaração do Imposto de Renda, uma vez que ela informa tudo o que foi recebido pelo declarante no ano anterior. O problema é justamente a não atualização das informações. Por isso, os bancos podem solicitar outros documentos que complementem as informações contidas na declaração, como extrato, comprovantes de recebimento, carteira de trabalho e outros. Cada caso é um caso, sendo importante conversar diretamente com o solicitante para saber o que é melhor apresentar juntamente com a declaração.

Carteira de Trabalho

Quem recebe salário fixo com carteira assinada pode usar a CTPS para comprovar renda. No entanto, é comum que o documento não seja suficiente quando o trabalhador recebe mais do que o indicado na carteira. Se você quiser, por exemplo, ter um limite de crédito maior baseado na sua renda real, será necessário apresentar outros documentos que, assim como no uso da declaração do IR, devem ser negociados diretamente com a instituição que está solicitando o comprovante.

Holerite

O holerite é o comprovante de renda mais cômodo porque trás informações um pouco mais específicas sobre os ganhos do funcionário. Porém, ele também pode não incluir benefícios e comissão por vendas. Na maior parte das vezes, as instituições financeiras exigem os comprovantes de renda dos últimos 3 meses para conceder o crédito ou abrir uma conta. Em algumas situações, também poderá ser solicitado o comprovante relativo aos últimos 6 meses (para uma análise mais abrangente).

DECORE

A Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos, mais conhecida como DECORE, é bastante eficaz para quem tem dificuldade de comprovar renda. Nesse caso, um contador solicita os documentos que ajudam na comprovação, como comprovantes, extratos, declaração do IR e outros, e escreve, a partir desses dados, um declaração do valor da renda. Ela precisa ser redigida por um contador registrado no Conselho Regional de Contabilidade. Procure o profissional para saber quais documentos você deve apresentar para a elaboração da DECORE.

Extrato do Banco

Antes de falar do extrato do banco, é preciso salientar que ele nem sempre será aceito como comprovante de renda. Somente nos casos em que a instituição informar que aceita esse documento você poderá apresentá-lo. O ideal é imprimir os comprovantes dos últimos 3 meses, pelo menos, e pedir para que o gerente assine. Assim, o documento ganha mais credibilidade.

Informação Importante

Você pode encontrar na internet comprovantes de renda editáveis. Porém, é muito perigoso utilizar esse tipo de documento falso. Os bancos e financeiras têm meios para verificar a autenticidade do documento e podem, além de não conceder o crédito, acionar a justiça. A falsificação de documentos é crime!

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

    109 resposta em “Quais Documentos Podem Ser Usados Como Comprovante de Renda?

    1. ola boa noite srs estou atualmente desempregado e estou pretendendo comprar um caminhão pra trabalhar como autônomo e como pretendo financiar uma parte deste novo projeto sei que vou precisar de um comprovante de renda
      pra poder retirar carta de credito de um consorcio eles me pediram este tal DECORE e também acredito que pra um possível financiamento também me serve
      seria isso mesmo

    2. Tenho 19 anos, quero fazer um Cartão de crédito, porém eu trabalho no emprego Informal, sem carteira assinada, nesse emprego ganho aproximadamente 800 reais pro mês, com essas informações que eu passe, eu conseguo fazer um Cartão de crédito.???

      1. Jeanderson, é preciso passar pela análise do banco.
        Faça a solicitação e veja se lhe é concedido algum crédito.

      2. pega o cartao digio é muito bom ele é internacional tambem com bandeira visa e alem vc nao paga manutenção menhuma so paga o que vc for usa e se atrazar vc pode parcelar com o menor juros comparado com os do bancos

    3. Continua após a publicidade

    4. Pretendo financiar um carro,tenho so a declaração de imposto de renda? Só com ela e possível conseguir o financiamento?

      1. Zeferino, a declaração de IR é um comprovante de renda, mas o financiamento pode depender de outros fatores.
        Entre em contato com o banco que irá financiar para entender melhor os critérios.

    5. preciso tranferir um financiamento pro nome do meu tio ele não tem holerite nem movimentação em conta porém tem a carteira assinada e é encostado do inss como faço pra comprovar a renda dele ?

    6. Bom dia, eu sou estrangeiro e no momento estou desempregado no Brasil, já tenho cartão de crédito mas é de outro estado, preciso mudar de agência mas não tenho como comprovar as rendas e estão me exigindo o comprovante, q eu posso fazer aí???

      1. Dereck, não tem problema utilizar um cartão em outro estado. Porque deseja mudar de agência, apenas por ter mudado de endereço?

    7. Continua após a publicidade

    8. Boa noite, gostaria de saber se com declaração de imposto de renda consigo aumentar limite do cartão no banco do Brasil?

      1. A declaração é considerada uma forma de comprovar renda. Poderá levar para análise junto ao banco, Jr.

    9. Preciso Fazer um empréstimo, mas sou diarista.. Posso mostrar faturas de cartão de créditos para comprovar renda?

    10. Continua após a publicidade

    11. Flávio boa noite. Sou autônomo e apresentei minha declaração de IR no banco porem não acreditaram na minha declaração, e negaram me o repasse de talões de cheques e ainda cartão de credito por entenderem que sou um laranja, mesmo diante da declarão. Me informaram que seria um tipo de marcação com minha pessoa. Essa situação cabe processo? ou teria uma maneira de resolver formalmente? Desde já agradeço.

      1. Consulte um advogado, Ramon.
        O banco não é obrigado a oferecer produtos, pode negá-los sob justificativa. Agora se ficou ofendido com a a justificativa, então só um advogado pode avaliar a situação.

    12. boa noite, recebo auxilio doença e preciso alugar outra casa o meu extrato do banco e aceito.
      obs o comprovante foi pedido pela seguradora que entrara no lugar do fiador
      obrigada

    13. Trabalho como recepcionista na empresa do meu tio sem carteira assinada e recebo 800,00 reais por mes. Queria fazer um cartão de credito. Recibo vale como comprovante de renda?

    14. Continua após a publicidade

    15. Trabalho sem carteira assinada, recebo um salário mínimo.
      Tem como eu tirar um cartão de crédito apenas com o recibo?

    16. Continua após a publicidade

    17. eu tenho 18 anos e trabalho em um emprego que ganho meio salario, logo não tenho carteira assinada. sera que posso adquirir algum cartão de credito com limite baixo que aceite minhas condições ?

    18. Gostaria de fazer um financiamento habitacional, no banco me informaram que só aceitam holerite ou IR. Como sou autônoma, não tenho holerite, só me resta a IR. Porém não tirei dentro do prazo. A IR tirada fora do prazo é aceita como comprovante de renda para essw tipo de financiamento?

      1. Sim, Pollyanna.
        Você pode fazer a declaração a qualquer tempo, obviamente, cumprindo as normas da receita e com alguma multa.

      1. Você precisa procurar um profissional de contabilidade para auxiliá-lo.
        É um documento que comprova renda, mas a análise de crédito depende de outros fatores, portanto, não dá para dizer se conseguirá utilizar para tirar um carro.

    19. Boa noite! Sou autônoma trabalho como diarista,mas também não tenho como comprovar renda,minha renda e de 2900
      E estou precisando de 15 mil pra da entrada em uma kitinete.
      Tenho conta na caixa econômica e banco do brasil as duas poupança.
      Eu conseguiria pegar esse emprestimo nesse valor?
      Obrigada

    20. Bom dia Flavio.
      Tenho um pequeno comercio, faço compras toda semana entre 1.000 e 1.500.
      Com os comprovante de compras em meu nome das distribuidoras, posso usar como comprovante de renda ?

    21. Oi boa tarde .. Com o comprovante DECORE eu consigo financiar uma casa?? Como consigo fazer esse comprovante??

    22. Eu queria abrir uma conta corrente mas não tenho comprovante renda por que trabalho e recebo o dinheiro em mãos sem nada de comprovante, como podia fazer para abrir uma conta?

    23. Olá . Bom dia . Trabalho como autonoma e pago carnê de INSS. Queria saber se há a possibilidade de o carnê servir como comprovante de renda para eu poder adquirir cartao de crédito de uma loja. Obrigada! Valéria

    24. Como o advogado pode comprovar seus rendimentos para aumentar limite de crédito no cartão?

    25. Como faço para abril uma conta corrente parar receber pagamento do Google ADsense
      em $ dólar vindo do exterior Eua, pois eu não trabalho e não tenho comprovante de renda. Qual a solução?

      1. Encontrar um banco que aceite abrir sem renda e tenha serviço de câmbio, Anjos.
        O Banco não é obrigado a abrir a conta corrente.

    26. Bom tenho 20 e trabalho informal e ganho um salário mínimo se eu pedir uma declaração pra minha patroa consigo um cartão de credito no banco ?

    27. Quero abrir uma conta poupança no bradesco
      Sou autônomo
      Como comprovar a renda neste caso?

    28. Meu nome é renan, e eu tenho menos de 1 mes na empresa, e preciso fazer um emprestimo, posso comprovar minha renda so com a carteira de trabalho assinada, falando quanto eu ganho !?

    29. Estou abrindo um negocio proprio, sei que o decore serve como um comprovante de renda… mas… ele tem prazo de validade? Toda vez que eu for comprovar renda tenho que solicitar meu contador?

    30. Meu nome e Aline… trabalho como autónoma.. tenho restricao no meu nome mais estou limpando… pretendo financiar uma casa… se eu declarar imposto de renda essse ano a folha vai servir pro financiamento? … e eu limpando meu nome consigo o financiamento ou tenho que esperar algum tempo?

    31. boa tarde queria financia uma moto so que nao tebho carteira assinada….so tenho contrato registrado de cafe ameia……sera que serve?

    32. boa noite estou fazendo um financiamento de uma moto ganho 1200 na carteira e o vendendor disse q nao daria financiamento e por isso ele mudou o meu holerite de 1200, para 1800 , sera que da algum poblema para mim ?

    33. Boa tarde tenho 19 anos . E estou para alugar um apartamento. . Arrumei um emprego faz exatos 3 meses ..Pelo que li, só quero ter certeza . Comprovante de renda pode ser então carteira de trabalho né ? Somente leva-lá

      1. A carteira de trabalho traz informações sobre seu vínculo empregatício, mas lembre-se que nem sempre ela é a melhor forma de comprovar renda. Veja as observações no texto.

    34. Bem, tenho conta corrente e cartao de credito BB, porem com limite muito baixo, eles me pediram pra enviar por email comprovante de renda e de residencia… o meu comprovante de renda e dos exterior, moro nos estados unidos e aqui chamamos o contra cheque de W2, enviei, mas eles mandaram um email falando que esta faltando o comprovante de renda, o que devo fazer ? ja epliquei a situacao no email, mas nada.

      1. Aí é com banco com o que eles aceitam ou não. Talvez alguma alternativa como imposto de renda ou equivalente.

    35. Preciso abrir uma conta corrente, mas não tenho como comprovar renda, meus pais me mandam dinheiro mas não é periodicamente, como faço?

      1. Alguns bancos não exigem comprovante de renda, teria de procurar por eles, ou utilizar contas de pagamento.

    36. Boa noite!
      Gostaria de saber oq fazer para completar a minha renda? Trabalho de carteira assinada a 5 anos, salario é em torno de 1200 a 1300, sendo q eu estou tentando tirar um empreendimento, mais tenho q comprovar a renda de 1995mil o que devo fazer pra comprovar o restante!??

      1. Mas você recebe esta renda mesmo para comprovar?
        Porque se você recebe de 1200-1300, só consegue comprovar a renda que tem e não uma complementar, se ela não existir.

    37. Ola estou trabalgando registrado quero aluga casa e dono pediu comprovante de renda no caso pode ser minha carteira de trabalho ??

    38. Ola Flavio ,moro em Portugal, tenho um lote no Brasil pretendo pegar um empréstimo seja de construçao ou pessoal ,como posso comprovar minha renda perante ao banco ?obrigado

      1. Cada banco pode exigir documentos diferentes.
        Se tem renda em outro país, comprove com documentos oficiais de Portugal.

    39. Bom, estou desempregada preciso abrir conta corrente e não tenho renda, poís abri uma loja online mais não consigo receber meu pagamento de vendas, sem a conta corrente, o que posso fazer?

    40. Eu tenho conta corrente no banco e sou autônomo, minha renda gira em torno de 1500 Reais, tem como eu comprovar renda, usando o extrato ?

    41. Tenho o CEI como pescadora artesanal de agua doce , isso serve COMO comprovante de renda ,para abertura de conta corrente

      1. Depende do propósito. Alguns casos são aceitos, outros não.
        É muito fácil manipular a movimentação de conta corrente.

    42. Boa tarde! Meu pai é mototaxista, tem renda de 1.200. Preciso comprovar renda em uma universidade. Como posso comprovar renda? Posso utilizar uma declaração emitida a partir da associação de mototaxista que ele faz parte ou o registro de mototaxista?

    43. Olá! Sou autônoma da área da beleza e não faço movimentação bancária, somente recebo bolsa família pela conta. Bom como é feito o decore? Tenho anotações de entrada e saída em um caderno. Posso usar as anotações do caderno pro decore?

    44. Oi uma pessoa que recebe auxílio doença pode financiar uma moto no seu nome corre algum risco de perder o auxílio?

    45. Oi,eu tenho 19 anos e trabalho com maquiagem,meu marido trabalha como professor de musica sem carteira assinada,quero me cadastrar no minha casa minha vida,mas não tenho como comprovar minha renda…Eu queria saber se a casa pode ficar no meu nome ,mas mostrando os comprovantes do meu marido?

      1. Quando há composição de renda, o contrato é feito no nome dos dois. E, em caso de separação, seguirá o regime de bens escolhido, independente de quem esteja o nome.

    46. Olá , tenho imóvel alugado , ganho 750,00 por mês e cai na minha conta corrente do banco BB, as vezes na poupança . Não consigo solicitar um catão de crédito ?
      aluguel sem contrato não serve como comprovante de renda ?
      tenho 18 anos , tenho essa conta corrente – poupança e salário pois entrei pelo aprendiz a 3 anos atrás .

      1. A concessão de cartão de crédito depende de análise do risco pelo banco. É provável que uma renda assim não tenha dada segurança.

    47. Olá, apresentei a declaração de imposto de renda ao banco porém me exigiram o comprovante de pagamento da parcelas do imposto de rende, isto é legal? Não seria invasivo?

      1. Talvez porque existe a possibilidade você fazer uma declaração de alto valor para apresentar ao banco como tendo alta renda e, depois, retificá-la.
        Mostrando o comprovante de pagamento, elimina as chances de uma manobra como essa.
        Quanto a invasão, seria necessário consultar um advogado.

      1. Depende de quão rigoroso for a análise. Dependendo do tipo de contrato, duração, valor etc, alguns podem aceitar, outros não.

    48. Boa tarde, meu nome é Ray,
      Eu pretendo comprar um imóvel, mas só declarei o meu imposto de renda agora, sendo assim vou ter que pagar com multa… nesse caso, o banco, mas precisamente a caixa econômica, aceita como comprovante de renda?? Já que eu declarei com atrazo…

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *