Notícias

Prova de vida é suspensa até outubro: entenda a prorrogação

Ana Júlia Ramos
Ana Júlia Ramos
Imagem de uma agência do INSS, simbolizando a notícia de que Prova de vida é suspensa até outubro

A prova de vida do INSS é suspensa até outubro. O prazo acabaria na próxima quarta-feira, 30, mas foi prorrogado por uma instrução normativa.

A prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é suspensa até outubro. A prorrogação para servidores aposentados foi publicada nesta terça-feira, 28, por instrução normativa publicada no Diário Oficial da União.

Anteriormente, o prazo acabaria na próxima quarta-feira, 30. Agora, pessoas que precisam fazer o procedimento têm até o dia 31 do próximo mês.

Continua após a publicidade

De acordo com a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, essa medida deve reduzir a possibilidade de contágio dos beneficiários pelo coronavírus.

Informações são da Agência Brasil. Saiba mais detalhes a seguir.

Prova de vida é suspensa até outubro: saiba mais

A prova de vida dos servidores federais está suspensa desde o dia 18 de março. Em um primeiro momento, o recadastramento foi suspenso por 120 dias, e iria até o dia 16 de julho.

Depois, foi feita uma outra extensão para o dia 30 de setembro, a partir de uma instrução normativa.

Nesse sentido, quem teve o pagamento das aposentadorias e pensões suspensos antes do dia 18 de março, podem pedir o restabelecimento do benefício.

Para isso, é preciso acessar o Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe) e pedir, no campo “Requerimento”, o documento “Restabelecimento de Pagamento – Covid-19. Depois, o servidor receberá uma resposta do requerimento por e-mail.

Até o momento, o INSS não divulgou novas informações sobre o retorno da comprovação de vida desses servidores, assim como daqueles que tiveram o pagamento restabelecido por solicitação via requerimento.

A secretaria responsável irá estabelecer novos prazos e formas de realizar o procedimento de forma posterior, então é preciso aguardar por novas informações.

Aquelas pessoas que quiserem se informar de forma mais detalhada sobre o assunto, podem acessar o Portal do Servidor a partir deste link.

Se interessou por esta notícia de que a prova de vida é suspensa até outubro? Então, assine a newsletter do iDinheiro para receber mais conteúdos do tipo diretamente no seu e-mail.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *