Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

O que é a prova de vida do INSS? Veja regras em 2022

A prova de vida do INSS é um dos procedimentos de segurança adotados pelo Instituto para garantir que os beneficiários estão aptos a receber o salário normalmente.

LinkedIn
Ana Júlia Ramos Líder de Crédito e Comunicação

O INSS é o órgão responsável por diversos procedimentos exigidos pelo governo federal, e um deles é a prova de vida. Esta é, basicamente, uma maneira de comprovar que o contribuinte, seja ele aposentado, pensionista, servidor público e federal ou cidadão que recebe auxílio não vitalício, está vivo.

No ano de 2022 muitas coisas mudaram, inclusive a maneira de realizar esse procedimento, que agora pode ser feito também pela internet e dispensa a visita do segurado até uma das agências do banco pagador de seu salário ou unidades do INSS.

Continua após a publicidade

Mas, além dessa atualização, outros fatos relacionados a esse tema estão acontecendo no momento.  E, para te manter atualizado, preparamos um conteúdo com as principais informações.Quer saber mais? Então, fique com a gente e confira!

O que é a prova de vida do INSS?

A prova de vida do INSS é um dos procedimentos de segurança adotados pelo Instituto para garantir que os beneficiários estão efetivamente vivos e aptos a continuar recebendo seu salário normalmente. 

Continua após a publicidade

De acordo com algumas pesquisas e análises que o órgão realizou, foi constatado que estavam ocorrendo muitas fraudes no sistema. Então, para minar o ato desses golpistas, em 2012 criou-se uma solução para este problema. 

Sendo assim, o contribuinte deveria ir presencialmente a uma das agências do INSS ou banco em que recebe seu pagamento, munido de um documento oficial com foto, e realizar o procedimento de comprovação de vida.

Quais são as novas regras da prova de vida em 2022?

Já no ano de 2022, a obrigatoriedade da prova de vida do INSS continua, porém, as regras mudaram um pouco. E essas mudanças vêm ocorrendo desde julho de 2018, quando o site e aplicativo Meu INSS foram lançados. 

Assim, muitas atividades que antes só poderiam ser realizadas presencialmente, passaram a ser possíveis por meio da internet, além da central de atendimento telefônico (135), que foi mantida como opção.

Continua após a publicidade

Essas alterações foram muito importantes para desafogar as filas do instituto e permitir aos servidores dedicarem-se aos atendimentos que eram essencialmente presenciais. Apesar dessas atualizações, só no ano de 2022 que a prova de vida do INSS começou a dispensar a presença física dos segurados, para que o procedimento pudesse ser concluído. 

Isso porque, atualmente, a comprovação pode ser feita por meio de cruzamento de dados públicos com outros órgãos do Governo Federal.

Atos como votação nas eleições, vacinação e outras ações podem ser entendidas pelo sistema como suficientes para que o pagamento do benefício continue sendo efetuado de forma automática.

Porém, mesmo com esses novos recursos, em alguns casos, a previdência social ainda pode solicitar que o cidadão faça a comprovação de vida da forma tradicional. Ou seja, indo até uma agência ou banco que é responsável por entregar o salário do segurado.

Continua após a publicidade

A prova de vida está suspensa? Até quando?

Com o aumento das vítimas de COVID-19, os órgãos do governo mobilizaram-se para frear o avanço da doença em nosso país. Com isso, a prova de vida do INSS na pandemia teve que ser suspensa.

icon

Atenção

Recentemente, o órgão informou aos cidadãos que, no ano de 2022, a suspensão do serviço continua e pediu atenção aos segurados, pois muitos golpistas estão solicitando o envio de dados e informações por meio de ligações ou WhatsApp. 

Mas, segundo o INSS, tudo não passa de um golpe para poder coletar as informações dos usuários e cometer delitos, como falsificação. Caso você sinta que está sendo enganado, entre em contato com um dos canais oficiais de atendimento do instituto — aplicativo e site do INSS ou número 135

De qualquer forma, é importante reforçar que o órgão não liga, envia links ou pede o envio de dados e documentos por telefone. Portanto, tenha cuidado!

Como fazer prova de vida pelo celular?

Uma outra maneira de realizar a prova de vida do INSS é utilizando o celular. Mas a comprovação só pode ser feita desta maneira se já houver o cadastro prévio de sua biometria facial no Senatran.

Continua após a publicidade

Caso ainda não tenha, ele pode ser feito por meio de sua CNH digital ou se dirigindo ao TSE — Tribunal Superior Eleitoral da sua região. Esta é uma ótima escolha se você deseja fugir das longas filas, concluir o processo de maneira rápida e poupar seu tempo. Se decidir por essa opção, confira o passo a passo abaixo:

  1. Faça o download do aplicativo gov.br;
  2. Acesse o app com seus dados cadastrados ou crie sua conta;
  3. Na tela inicial, encontre “Serviços”;
  4. Depois, clique em “Prova de vida”;
  5. Acesse a opção “Histórico de Prova de vida”;
  6. Selecione a “Prova de vida pendente”;
  7. Depois, vá em “Autorização” e clique em “Autorizar”;
  8. Agora, siga as recomendações para fazer o reconhecimento facial;
  9. Após concluir o reconhecimento facial com sucesso, clique em “OK”;

Pronto! Se tudo foi feito corretamente, na tela de Autorização, será possível ver o status da sua Prova de Vida como “Autorizado”.

Como fazer prova de vida pela internet (computador)?

A prova de vida do INSS pode ser realizada de forma online, ou seja, pela internet. Mas, para que esse serviço fique disponível para você, é necessário ter baixado em seu smartphone ou tablet os aplicativos Meu Inss e GOV.BR.

O procedimento só poderá ser realizado por lá e, para relembrar como fazê-lo, volte ao tópico anterior e siga os procedimentos já apresentados até o processo ser concluído.

Continua após a publicidade

Uma das facilidades a mais em fazer esse cadastro, é que os dados utilizados para se registrar em um dos apps, também poderão ser usados para acessar os serviços oferecidos pelo GOV.BR, pois as plataformas são integradas e possuem login único.

Além disso, no mesmo portal, será possível acessar as informações de outros órgãos do governo e fazer agendamento de atendimentos presenciais, inclusive para outros benefícios.

Como fazer prova de vida nos bancos?

Uma das maneiras mais comuns que os aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS utilizam para realizar a prova de vida é por meio das agências bancárias. Como todos os meses a maioria dos segurados se dirigem até o banco para receber seu salário, acaba se tornando mais prático cumprir essa obrigatoriedade anual.

Veja abaixo como fazer a comprovação por meio das instituições bancárias:

Bradesco

Se você recebe seu pagamento pelo Bradesco, as opções para realizar a prova de vida do INSS serão três, sendo elas: terminais de autoatendimento, rede Banco24Horas ou em qualquer agência da instituição bancária. 

Continua após a publicidade

Lembrando que, caso não possua a biometria facial cadastrada para realizar atividades bancárias, a opção dos terminais de autoatendimento estará indisponível para você. Para habilitá-la será necessário ir até sua agência e fornecer a autorização. Não se esqueça de levar seu documento oficial com foto e cartão da conta.

Em caso de beneficiário com procurador, o banco se reserva ao direito de só concluir o procedimento de forma presencial, no qual será necessário que o representante compareça à agência, juntamente com os documentos necessários.

Caixa

Clientes da Caixa Econômica Federal que recebem benefícios por meio de uma das suas agências, podem fazer a prova de vida comparecendo a uma das unidades. É importante destacar que é necessário apresentar um documento oficial com foto para que o procedimento possa ser concluído por um dos funcionários da instituição.

Banco do Brasil

Recebendo seu salário do INSS pelo Banco do Brasil, você terá uma opção a mais para ficar em dia com a previdência social. Isso porque fica disponibilizado o aplicativo do banco para que o procedimento seja concluído mais facilmente. 

Continua após a publicidade

Porém, a biometria facial do cliente deve ter sido cadastrada previamente em uma das agências da instituição bancária. A facilidade pode ser aproveitada após a instalação do aplicativo em seu smartphone e o dispositivo deve estar liberado para concluir o processo. 

Tudo certo? Então, confira como fazer a prova de vida do INSS pelo app:

  1. Abra o aplicativo e informe seus dados pessoais para acessar a conta;
  2. Clique na opção “Serviços”;
  3. Depois, vá em INSS;
  4. Selecione “Prova de vida INSS”;
  5. Autorize que sua câmera seja utilizada dentro do app;
  6. Tire uma foto da frente e do verso de seu documento de identificação;
  7. Depois, envie uma selfie do seu rosto;
  8. Pronto! Agora é só aguardar a notificação informando se sua biometria foi aprovada ou se será necessário refazê-la.

Apesar dessa nova modalidade, se preferir, ainda é possível ir até a agência mais próxima, levando seu documento oficial com foto, e concluir o serviço no balcão de atendimento do banco. Outra opção é fazer a prova de vida do INSS em um caixa eletrônico do BB, que reconhecerá sua biometria durante o acesso.

Santander

O Santander permite que a comprovação de vida do beneficiário seja feita nos caixas eletrônicos, desde que o cliente seja correntista do banco e sua biometria facial já esteja cadastrada na instituição.

Caso contrário, vá até uma das agências mais próximas, leve sua identidade ou outro documento aceito em todo território nacional e faça a análise com um dos funcionários capacitados, diretamente no guichê de atendimento.

Continua após a publicidade

Itaú

O Itaú também permite que a prova de vida do INSS seja realizada por meio de seus caixas eletrônicos, sob as mesmas regras dos bancos citados acima. Porém, antes de conseguir realizar esse ato, primeiro sua biometria facial deve estar cadastrada. Se ainda não estiver, dirija-se até sua agência e realize o cadastro biométrico.

Caso não possa fazer isso no momento, terá que ir até o balcão de atendimento do banco, apresentar seu documento oficial com foto e realizar a comprovação de vida do INSS com o auxílio de um atendente.

Minha prova de vida foi suspensa, o que aconteceu?

Atualmente, a prova de vida do INSS está suspensa para todos os beneficiários. No ano anterior, havia uma determinação da justiça que permitia o bloqueio do pagamento, caso o procedimento não fosse realizado.

Porém, essa decisão foi revogada e, em 2022, mesmo com a suspensão do serviço estar em vigor, os beneficiários conseguem receber seus benefícios normalmente. Assim que for restabelecida a obrigatoriedade da prova de vida do INSS, o órgão divulgará a informação e, se necessário, convocará os cidadãos por meio de seus canais oficiais de atendimento.

Continua após a publicidade

Conclusão

Como vimos ao longo do conteúdo, durante o ano de 2022 alguns processos mudaram, principalmente em relação à comunicação com os órgãos federais. Com isso, hoje já é possível realizar a prova de vida do INSS de forma virtual, no conforto do nosso lar.

Porém, apesar da tecnologia ser uma grande aliada no nosso dia a dia, é preciso ficar atento para não cair em golpes e ser vítima de pessoas mal intencionadas. 

Com o serviço de comprovação de vida suspenso neste ano, redobre sua atenção e tome cuidado com ligações e mensagens suspeitas. Além disso, confira sempre as notícias nos canais oficiais do governo, para que você mantenha seus dados e seu benefício seguros.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.