Pronampe terá nova rodada e deve ser transformado em programa permanente

Segundo o secretário de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos da Costa, o Pronampe terá nova rodada. Terceira fase será lançada.

Isabella Proença
Isabella Proença

De acordo com o secretário de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos da Costa, o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) terá nova rodada. A terceira fase do programa terá alterações em relação às etapas anteriores.

A informação foi concedida na última quarta-feira, 21, em live realizada com entidades que representam as micro e pequenas empresas.

Continua após a publicidade

Pronampe terá nova rodada

Nessa nova etapa, a perda coberta pelo Governo será de 25% — em vez dos 85% da carteira atual — e a taxa de alavancagem será de 4 vezes.

Além disso, a taxa de juros será mais alta do que a atual (Selic + 1,2% ao ano). No entanto, o secretário declarou que não ultrapassará um dígito.

Segundo a subsecretária de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato, Antonia Tallarida, a cobertura de 25% será suficiente para proporcionar segurança aos bancos. Isso porque o maior nível da taxa de inadimplência registrado em 2017 por parte das micro e pequenas empresas foi de 21%.

“O Pronampe será um programa permanente”, disse da Costa. O governo prepara também um Sistema Nacional de Garantias para dar apoio às operações de crédito.

De acordo com Antonia, o projeto está sendo construído pelas secretarias de de Política Econômica, Produtividade, Emprego e Competitividade, e pelo Banco Central.

Ele é apoiado pela Corporación Andina de Fomento (CAF). Até o fim de 2020, um decreto regulamentador deverá ser publicado.

Sobre o Pronampe

O Pronampe é um programa do Governo Federal destinado ao desenvolvimento das microempresas e das empresas de pequeno porte, instituído pela Lei nº 13.999, de 18 de maio de 2020.

Para entender como ele funciona e saber quem pode aderir, acesse nosso conteúdo sobre o assunto.

Assine a newsletter do iDinheiro e receba nossas atualizações em primeira mão sobre o Pronampe e tudo o que importa para o seu dinheiro.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.