Notícias

Governo lança programa para substituir GRU, conheça o PagTesouro

Ana Júlia Ramos
Ana Júlia Ramos
Imagem de uma mulher usando o computador para saber mais sobre o programa para substituir GRU

O governo lança o PagTesouro, programa para substituir GRU, a Guia de Recolhimento da União. Saiba mais detalhes a seguir.

O governo lançou um programa para substituir GRU, a Guia de Recolhimento da União, a partir de um decreto publicado na última quinta-feira, 24.

Chamada de PagTesouro, a plataforma digital será usada para pagamento e recolhimento de valores à Cota Única do Tesouro Nacional.

Continua após a publicidade

Informações são do Tecmundo. Saiba mais detalhes e formas de acessá-lo a seguir.

Governo lança programa para substituir GRU, saiba mais

O método de pagamento data de setembro de 2019. O objetivo é modernizar a interação entre governo e cidadãos.

Antigamente, o governo utilizava a GRU, sigla para Guia de Recolhimento da União. Ela funcionava na forma de um boleto bancário, compensado em um período de três dias úteis.

Agora, a plataforma funcionará 24h por dia, sem exceção de dias da semana, oferecendo transações instantâneas que terão um pequeno custo adicional.

Nesse sentido, o contribuinte deve ter os custos informados antes de fazer a transação, para que ele possa avaliar o método que desejar.

Os serviços do PagTesouro são aqueles que envolvem taxas, como a solicitação de documentos (identidade ou passaporte) e inscrições em concursos públicos.

Sendo assim, será possível fazer o pagamento pela plataforma usando cartão de débito, crédito ou carteiras digitais.

Um dos principais benefícios é que, com o PagTesouro, não haverá problemas relacionados a atrasos na compensação, o que gerava a necessidade de se dirigir até uma agência bancária.

Até o momento, o GRU não será descontinuado, mas terá a nova ferramenta como um complemento. Eventualmente, o sistema comportará o PIX como método de pagamento.

Serviço está disponível para clientes do Banco do Brasil

No período de lançamento da plataforma, somente clientes do Banco do Brasil terão acesso. Além disso, só será possível usar via cartão de crédito.

Isso ocorre devido a um convênio entre a Secretaria do Tesouro Nacional, que é o principal órgão envolvido no projeto, e o BB.

Assim que houver segurança, praticidade no método e estabelecimento dos benefícios, outros órgãos e cidadãos poderão ter acesso ao serviço.

Gostou desta notícia sobre a notícia de que o governo lança programa para substituir GRU? Então, assine a newsletter do iDinheiro para receber mais conteúdos do tipo diretamente no seu e-mail.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *