A privatização dos Correios é uma das pautas que leva à paralisação dos funcionários da estatal, que estão em greve há um mês. Apesar dos esforços, a desestatização já é uma realidade, segundo o presidente dos Correios, Floriano Peixoto.
Peixoto deu entrevista exclusiva ao portal Exame e falou sobre o processo de privatização do serviço. Segundo ele, desestatização já está “em andamento” e trará ganhos logísticos para o sistema de entregas no Brasil.
Continua após a publicidade
Privatização dos Correios está em andamento
Floriano Peixoto concordou na entrevista com o posicionamento do ministro das Comunicações, Fabio Faria, que declarou na última quarta-feira, 16, que a venda da estatal é uma “certeza”.
“As palavras do ministro refletem o posicionamento do governo e, principalmente, a opinião da sociedade. É preciso transformar os Correios em uma empresa moderna, eficiente e que respeite o consumidor”, afirma.
Segundo ele, a consultoria contratada para realizar os estudos sobre a empresa entregará, até novembro deste ano, a primeira parte do trabalho, uma das etapas para a desestatização.
Com isso, ocorrerá o envio de proposta de projeto de lei ao Congresso que pode levar à privatização.
Ganhos com desestatização
Para o presidente dos Correios, o fato de serviço de entregas no Brasil ser estatal traz perdas logísticas devido à falta de competitividade.
“Quaisquer alternativas que venham a extinguir (ou ao menos aliviar) essas amarras tornarão a empresa mais ágil, moderna e eficiente, algo muito difícil nas atuais condições”, considera.
Ele destaca que é preciso “aproveitar melhor a experiência logística consolidada e a capilaridade dos Correios, ativos muito valiosos para continuarem subaproveitados”.
Greve já dura um mês
Os funcionários da estatal decretaram greve no dia 17 de agosto, reclamando “negligência com a saúde dos trabalhadores” na pandemia. Os trabalhadores também são contra a privatização dos Correios.
A expectativa é que fim da greve chegue na próxima segunda-feira, 21, quando caso será julgado pelo Tribunal Superior do Trabalho.
Quer continuar acompanhando as novidades sobre a privatização dos Correios? Então não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push.
Continua após a Publicidade