Previdência Privada Sicoob: será que vale a pena?

Pensar em previdência privada é cada vez mais urgente. Atualmente o mercado oferece várias opções e a Previdência Privada Sicoob é uma delas.

Cleonice Evellyn
Cleonice Evellyn

Previdência Privada Sicoob: será que vale a pena?

Recessão na economia, desemprego, crise financeira global e reformas econômicas são assuntos que permeiam o dia a dia dos brasileiros.

Diante desse cenário instável, muitas pessoas começam a se questionar sobre qual será sua fonte de renda no futuro, seja a médio ou longo prazo. Nesse contexto, Previdência Privada Sicoob é uma opção.

Continua após a publicidade

Mas você sabe como esse produto financeiro funciona? Para te ajudar, neste artigo, vamos falar tudo sobre a Previdência Privada Sicoob, desde o básico até os serviços oferecidos.

Também explicaremos como fazer a contratação do produto, além de outras informações como a reputação da empresa e seus canais de atendimento. Confira. 

Continua após a publicidade

O que é a previdência privada?

Antes de falar do produto ofertado pela Sicoob, vamos entender, primeiramente, o que é essa modalidade de investimento.

Assim, entenda que a previdência privada nada mais é do que um tipo de investimento que você pode fazer para acumular dinheiro para a aposentadoria ou qualquer plano de longo prazo.

O que é a Previdência Privada Sicoob?

A Previdência Privada Sicoob é um plano de previdência oferecido aos associados e também para os funcionários do Sicoob.

A aplicação pode contar com juros compostos e facilita o planejamento de renda, por isso é ideal para quem quer poupar aos poucos e de forma segura para garantir uma aposentadoria mais tranquila.

Segundo a empresa, pelo fato do Sicoob ser uma cooperativa sem fins lucrativos, o retorno é 100% para o associado, gerando taxas mais atrativas.

Continua após a publicidade

Além disso, os principais benefícios do plano são:

  • aposentadoria programada: você escolhe a idade para receber a renda mensal;
  • pensão por morte;
  • aposentadoria por invalidez;
  • dedução no Imposto de Renda: no período em que você estiver contribuindo para a previdência privada, você pode deduzir o valor do investimento anual na sua declaração de Imposto de Renda (limitado a 12%).

Quais são os tipos de remuneração oferecidos?

Ao optar por investir na Previdência Privada Sicoob, você também precisará optar por um tipo de remuneração.

Ou seja, precisa decidir a forma que pretende receber seus recursos no futuro, e os tipos de remuneração oferecidos pelo Sicoob Previ para isso são:

Pagamento único

Nesta modalidade você pode fazer o saque total do dinheiro investido ao longo do tempo.

Ou seja, se você optar por contribuir com R$ 200 por um período de 20 anos, resgatará todo esse valor corrigido pelos juros remuneratórios de uma só vez.

Continua após a publicidade

Renda mensal temporária 

Outra forma de remuneração da Previdência Privada Sicoob são os pagamentos mensais por um prazo definido. Você pode escolher esse prazo na hora da contratação do plano.

Por exemplo, você pode contribuir com R$ 300 por 10 anos e optar por receber o montante investido durante 15 anos.

Renda mensal vitalícia 

Este tipo de remuneração é o que mais se assemelha à aposentadoria paga pelo INSS.

Isso porque optando por este tipo de plano, você receberá pagamentos mensais durante todo o tempo de vida, ou até que se esgote o recurso, o que ocorrer primeiro.

Continua após a publicidade

Renda mensal vitalícia reversível ao beneficiário

Existe ainda o plano de renda mensal vitalícia reversível ao beneficiário, no qual os pagamentos mensais duram além da vida do contratante.

Ou seja, após a morte, os recursos são destinados a um beneficiário pré-estabelecido (até o esgotamento do recurso).

Esses são os tipos de remuneração mais comuns oferecidos pela Previdência Privada Sicoob, entre os planos abertos.

Mas, se ainda restar alguma dúvida, é possível saber mais sobre a regulamentação específica de cada um deles consultando o site da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).

Continua após a publicidade

Como fazer a contratação?

O associado pode fazer a contratação da Previdência Privada Sicoob em qualquer agência que esteja mais próxima da sua casa.

Além disso, também é possível fazer a simulação de renda futura do Sicoob Previ através do site da instituição.

Neste canal você irá preencher informações como sexo, idade, com quantos anos você pretende começar a receber a sua renda, valor do seu salário, quanto deseja contribuir mensalmente, dentre outros detalhes.

Em seguida, você poderá simular a idade em que gostaria de receber a sua renda e se seria por prazo determinado ou indeterminado.

Continua após a publicidade

Ao final da simulação, um resumo mostra os dados de como ficaria o plano. Inclusive, você pode simular diferentes possibilidades de acordo com suas necessidades e condições.

Qual é a nota da Previdência Privada Sicoob no Reclame Aqui? 

Uma boa forma de saber sobre a reputação de uma empresa é pesquisar as avaliações dos seus clientes.

Na internet, o site Reclame Aqui reúne os principais problemas de clientes de todo o Brasil com as marcas e atribui uma nota com base nas reclamações.

No entanto, no caso da Previdência Privada Sicoob, não há uma categoria específica no Reclame Aqui com a nota deste produto. É possível, porém, saber a avaliação que os clientes fazem do Banco Sicoob.

Continua após a publicidade

A nota atual do Banco Sicoob no Reclame Aqui é 7.1, o que significa “boa” conforme os parâmetros da plataforma.

Além disso, a empresa totaliza 793 reclamações, com 95.6% delas respondidas e 72.6% de índice de solução dos problemas.

Previdência Privada Sicoob vale a pena?

Se você está pensando em investir na Previdência Privada Sicoob, saiba que esse pode ser considerado um produto financeiro que vale a pena, a depender dos seus objetivos.

O que isso significa? Muita gente no Brasil não está poupando o suficiente, ou nem mesmo está poupando para ter algum tipo de renda no futuro.

Continua após a publicidade

Assim, quando você investe seu dinheiro na Previdência Privada Sicoob, pode ter a garantia de uma instituição sólida administrando seus recursos, sem pensar estritamente nos lucros que obterá com eles.

No entanto, é preciso ficar atento às taxas cobradas por cada tipo de remuneração que você irá optar e também as estratégia de investimento.

Algumas estratégias são voltadas para ativos de renda fixa, que são mais conservadores, enquanto outras têm uma composição com maior volume de renda variável, que tende a ser mais arrojada.

Esses detalhes podem fazer a diferença para o seu investimento na Previdência Privada Sicoob ser vantajoso ou não, já que, em cada caso, terá uma performance e taxas de administração diferentes.

Continua após a publicidade

Quais são os canais de atendimento da Previdência Privada Sicoob?

É possível entrar em contato para saber mais informações, tirar dúvidas ou contratar os planos de Previdência Privada Sicoob através da Central de Atendimento Sicoob, que funciona 24 horas todos os dias da semana. Confira abaixo os telefones:

  • 4000 1111 para capitais e regiões metropolitanas;
  • 0800 642 0000 para as demais localidades.

A previdência privada é um tipo de investimento de longo prazo, ou seja, vale a pena escolher esse produto para acumular dinheiro por mais tempo pois esse é um fator que impacta diretamente em seus rendimentos.

Para uma reserva emergencial, ou seja, um recurso que você consiga resgatar fácil para uma urgência, a previdência privada Sicoob ou qualquer outra, não é recomendável.

Nesse caso, a liquidez, que é a capacidade de transformar um bem em dinheiro, é essencial. Quer saber quais as melhores opções para isso? Então, veja como montar sua reserva emergencial.

Além disso, para saber tudo sobre os melhores planos de previdência privada e outros assuntos financeiros, assine a nossa Newsletter!

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.