Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Pré-pago e pós-pago: qual é o melhor? Entenda a diferença e saiba escolher!

Quer entender qual é a diferença entre pré pago e pós pago? Tire suas dúvidas nesse artigo e saiba qual é o melhor para você!

WhatsApp Image 2022-05-06 at 11.57.41
Heloisa Moraes Analista de Marketing Jr.

Na hora de contratar um plano de celular, as duas opções de pacotes mais comuns são os planos pré-pago e pós-pago. A seguir, vamos apresentar um guia completo explicando essas duas opções e quais as vantagens de cada uma. Te ajudando a definir qual delas está mais de acordo com suas necessidades. Confira!

O que é plano pré-pago?

O plano pré-pago é um pacote de telefonia móvel, no qual você não necessita firmar um contrato com a empresa e nem pagar um valor fixo todos os meses. Com ele, é possível ter a liberdade de realizar as recargas quando achar necessário.

Continua após a publicidade

Vantagens

A principal vantagem do plano pré-pago é que você não fica atrelado a um contrato anual ou mensal, recarregando quando quiser usar. Além disso, esse modelo pode te ajudar a controlar melhor seus gastos, já que para utilizar os créditos, é preciso fazer uma recarga prévia no seu aparelho.

Outro fator que pode ser considerado uma vantagem é que grande parte das operadoras têm oferecido pacotes promocionais em seus planos pré-pago, como:

Continua após a publicidade

  • ligações ilimitadas para a própria operadora ou para todo o Brasil;
  • SMS ilimitados nas mesmas condições das ligações;
  • acesso gratuito às principais redes sociais, sem descontar da sua franquia de dados.
icon

Prós

O fato de não estar atrelado a nenhum contrato, faz com que você tenha liberdade de recarregar quando quiser e dessa maneira não se comprometer com dívidas futuras.

O que é plano pós-pago?

No plano pós-pago, é necessário assinar um contrato com a concessionária por um determinado tempo — geralmente um ano —, pagando as faturas mensalmente. Porém, você tem mais segurança em relação aos seus pacotes, tendo em vista que a recarga é feita automaticamente todos os meses.

Vantagens

Como dito, uma das principais vantagens do plano pós-pago é contar com a segurança de que seu pacote será renovado todos os meses — desde que as faturas sejam pagas corretamente. Com isso, você não precisa ficar se preocupando em recarregar seu chip.

Leia: Melhores planos de celular: saiba quais são os tipos e conheça as opções mais atrativas!

Diferentemente do modelo pré-pago, no pós você pagará um valor mais em conta por ligação e SMS, principalmente em relação a outras empresas de telefonia. Na maioria dos casos essas ligações já estão incluídas no plano, sendo ilimitadas e gratuitas. 

Continua após a publicidade

Além disso, os pacotes de internet são maiores e mais flexíveis, permitindo que você utilize melhor os recursos e outros benefícios que a operadora entrega para os clientes pós-pago.

icon

Prós

Nesse caso, o usuário pode aproveitar seus benefícios de internet, ligação e SMS de maneira mais tranquila. Já que, muitos planos oferecem isso de maneira ilimitada.

Qual a diferença entre plano pré-pago e pós-pago?

A principal diferença entre pré-pago e pós-pago está na forma de uso dos dois planos. Enquanto o pré não exige qualquer assinatura, para utilizar o pós é preciso fazer um contrato com a concessionária que vai te entregar os pacotes todos os meses.

Apesar da liberdade do pré-pago em recarregar quando quiser, os pacotes duram menos tempo, pois o consumo por minuto ou Mb de dados são maiores e mais limitados. No pós-pago, você tem pacotes maiores e os preços cobrados por minuto são bem menores.

icon

Atenção

Só que com o pós-pago, caso você queira cancelar o contrato antes do fim do prazo estabelecido, será necessário arcar com a multa rescisória.

Pré-pago e pós-pago: qual plano é mais barato?

Para definir se o pré-pago ou pós-pago é mais barato, é necessário analisar as necessidades do cliente e o custo-benefício de cada solução.

Continua após a publicidade

Pré-pago

No pré-pago, o custo pode ser menor, caso você seja um usuário que não utiliza tanto os recursos e coloca crédito apenas ocasionalmente. Se você usa um pouco mais, uma boa opção é encontrar uma operadora que ofereça o máximo de benefícios possível para você.

Com ligações ilimitadas e redes sociais sem descontar da franquia, por exemplo. Caso contrário, você irá gastar um valor alto, consumindo muito menos que os outros planos com contrato.

Pós-pago

Agora, se você é do tipo que usa bastante o celular — seja para fazer ligações ou utilizar a internet na rua — o plano pós, apesar de ter um custo mensal fixo mais elevado se torna o melhor custo-benefício.

Isso porque, os preços do minuto ou internet são bem menores, se comparados ao pré-pago. Na maioria das vezes, as ligações são ilimitadas e o pacote de dados bem alto. Sendo possível utilizá-lo o mês todo.

Continua após a publicidade

Quais são os outros tipos de planos que existem?

Além dos planos pré-pago e pós-pago, é possível encontrar outras assinaturas que podem se encaixar melhor às suas necessidades. Confira!

Controle

O plano controle costuma ser um meio termo entre os pacotes pré-pago e pós-pago. Seus preços são menores do que os planos pós e você tem a segurança da renovação automática, diferentemente do modelo pré.

Além disso, você tem flexibilidade para montar de acordo com o que você precisa e ainda contar com pacotes de internet interessantes para quem não navega tanto, mas que também não ficará na mão quando precisar.

Conjunto

Um plano conjunto — também conhecido como plano família — é uma categoria mais próxima do pós-pago e muitas vezes acima dele. A grande diferença desse plano é que seus valores e pacotes costumam ser maiores, e você pode adicionar dependentes à sua conta, compartilhando a internet, ligações e os outros benefícios do plano.

Continua após a publicidade

Como escolher entre pré-pago e pós-pago?

A melhor maneira para escolher entre o plano pré-pago e pós-pago é definindo quais são suas prioridades e analisando com bastante atenção as opções e benefícios que cada operadora oferece em cada um deles.

Confira: Qual é a melhor operadora de celular do Brasil? Conheça os critérios avaliados!

Se você utiliza pouco e precisa do telefone em momentos mais pontuais, o plano pré-pago pode ser suficiente para o que você precisa. Caso seja um usuário mais assíduo e que prefere curtir diversos outros benefícios, o pós-pago certamente será a melhor solução.

Conclusão

E agora que você já conhece as diferenças e principais vantagens dos planos pré-pago e pós-pago, basta comparar suas principais características e definir qual será o melhor custo-benefício para o seu dia a dia. 

Após isso, pesquise pelas melhores operadoras e opte pela que entrega mais recursos e uma boa cobertura para que você possa aproveitar tudo sem sofrer com quedas de sinal ou instabilidade nas ligações ou na rede.

E aí? Gostou do nosso artigo? Então não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações!

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.