Qual o prazo para pagar o cheque especial? Entenda!

Precisou recorrer ao cheque especial, mas tem dúvida sobre o prazo para pagamento? Então, acompanhe a leitura deste artigo, pois vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Escrito por Regyane Bittencourt

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Em um cenário que o mês ainda não acabou, mas o saldo da conta já está no zero, o cheque especial surge como uma solução fácil e prática. Afinal, o principal objetivo desse recurso é proporcionar alívio quando a situação financeira pede socorro.

Contudo, para não perder de vez o controle da situação é preciso que o cheque especial seja usado por pouco tempo em momentos muito específicos. Isso porque, devido às altas taxas de juros cobradas, o uso desenfreado e sem planejamento pode aumentar o problema financeiro resultando, assim, na sua inadimplência. 

Por esse motivo, antes de solicitar o benefício é muito importante que você se atente aos valores dos encargos cobrados e, principalmente, ao prazo dado para pagar o cheque especial. Aliás, mesmo sendo um recurso muito utilizado pelos brasileiros, sabemos que a maioria tem dúvidas sobre o prazo de pagamento. 

Então, se você quer entender como funciona o prazo para pagar o cheque especial, basta seguir com a leitura deste conteúdo. Acompanhe!

O que é cheque especial?

O cheque especial é um crédito pré aprovado que o banco disponibiliza na conta corrente. Diferentemente das demais linhas de crédito, o cheque especial não exige do cliente uma garantia, por esse motivo, os juros são considerados um dos mais altos.   

Na maioria das vezes, o recurso é liberado na conta do cliente sem que ele tenha solicitado. Isso acontece porque o cheque especial, assim que aprovado, fica disponível para o usuário da conta utilizar no momento que preferir.

Por isso, é visto como um recurso extra que serve para acudir uma situação de aperto financeiro. Aliás, reforçamos que o cheque especial deve ser usado por curtos períodos, para que você consiga quitar o débito com tranquilidade.

Qual o prazo para pagar o cheque especial?

Entender o objetivo do cheque especial não é difícil. Mas em contrapartida, quando o assunto é o prazo de pagamento muitas são as dúvidas. Tendo em vista que a oferta do serviço segue as diretrizes estabelecidas pelo Banco Central, haverá um padrão nas condições adotadas pelas instituições financeiras.

Sendo assim, a maioria dos bancos costumam conceder para o cliente 10 dias, corridos ou alternados, de uso do cheque especial sem cobranças de juros. Logo, os pagamentos feitos durante esse período ficam isentos dos encargos. 

Contudo, a partir do décimo primeiro dia,  são cobrados juros retroativos por todo o período. Por esse motivo, é ideal efetuar o pagamento do cheque especial o quanto antes. Nas instituições financeiras que não disponibilizam esse benefício, a contagem dos juros é feita de forma diária e imediata. 

Assim que o saldo da conta fica disponível, o valor do débito é descontado. Alguns bancos costumam fazer a cobrança no primeiro dia útil do mês. Já outros, permitem que o cliente escolha a data de pagamento. 

Vale deixar claro que até mesmo os bancos que oferecem condições com isenção de encargos cobram o IOF, uma vez que se trata de um imposto obrigatório que está presente em todos os empréstimos concedidos pelos bancos. 

Esclarecido isso, veja agora o prazo dado pelas principais instituições financeiras do país para o pagamento do cheque especial. 

Bradesco

O Bradesco sempre buscou oferecer para seus clientes serviços com condições favoráveis. Então, não seria diferente com o cheque especial. Nesse caso, o Bradesco concede para o seu cliente o prazo de 10 dias para usar o cheque especial sem a cobrança das tarifas. Mas vale reforçar que após esse período, são cobrados juros retroativos por todo o período.  

Banco do Brasil

Os clientes do Branco do Brasil também podem contar com o prazo de 10 dias sem isenção de impostos para usar o cheque especial. No entanto, essa condição é válida quando o cliente atende os seguintes critérios:

  • tem um dos pacotes de Serviço Estilo ou pacote com valor superior;
  • tem saldo médio mensal de investimentos igual ou superior a R$ 50 mil. 

Caixa Econômica Federal 

Diferentemente dos demais, a Caixa Econômica Federal não oferece para os seus clientes o prazo de 10 dias de isenção de impostos. Contudo, as condições do serviço não deixam de ser atraentes.

Isso porque as tarifas cobradas pela Caixa são uma das mais baixas. Além disso, as taxas de juros do Cheque Azul, cheque especial da Caixa, são flexíveis de acordo com a reciprocidade do cliente.

Então, conforme o cliente estreita o relacionamento com o banco, os valores das taxas de juros passam a ser menores. Outro ponto positivo do Cheque Azul é a liberação de limites a partir de R$ 500,00. 

Ao utilizar o Cheque Azul você fica em débito com a Caixa. Então, assim que um depósito é feito na sua conta, automaticamente é feita a compensação do limite utilizado. 

Caso o valor depositado seja menor que o devido, é cobrado juros somente sobre o valor restante. Lembrando que o limite fica disponível pelo prazo de 180 dias e os juros são debitados no primeiro dia útil de cada mês. 

Banco Itaú

O Banco Itaú também oferece o cheque especial para seus clientes. No que diz respeito ao pagamento, o Itaú oferece o prazo de 10 dias, corridos ou alternados, para o cliente usar o limite e pagar sem a cobrança de impostos. 

Além disso, os juros cobrados são referentes aos dias de uso. Isso significa que quando o débito é quitado no mesmo dia que usou, você não paga as tarifas. O Itaú também permite parcelar o cheque especial quando quiser. Sem burocracia, tudo de forma simples e prática. 

Santander

Para os clientes que mantêm o CPF e o número de celular como chave Pix na conta corrente, o Santander oferece 10 dias sem juros no limite da conta como forma de agradecimento. Nesse caso, o período de apuração dos juros é de 30 dias corridos.

Então, se você pagar, por exemplo, os juros no dia 10 de um mês, o seu ciclo de apuração será do dia 10 ao dia 09 do mês seguinte. Dentro deste período, você pode utilizar o cheque especial sem a cobrança dos juros por 10 dias corridos ou alternados. Caso passe desse prazo, os juros serão cobrados de forma retroativa levando em consideração todo o período. 

Ficou claro para você como funciona o prazo para pagar o cheque especial? Embora existam algumas diferenças nas condições estabelecidas pelos bancos, na prática, a quitação do débito gerado pelo uso do cheque especial é mais simples do que se imagina.

Mas atenção! O cheque especial é um recurso que deve ser usado para atender situações de emergência. Logo, não deve ser usado de forma rotineira, uma vez que você corre o risco de perder o controle e se tornar um inadimplente. 

Gostou deste artigo e quer saber mais sobre o assunto? Então, confira a taxa de juros do cheque especial cobrada em cada banco

Perguntas frequentes

  1. O que acontece se não pagar a dívida do cheque especial?

    Além da taxa elevada dos juros diários que aumentam ainda mais a sua dívida, o não pagamento do débito gerado pelo uso do cheque especial pode resultar em consequências, como o registro do seu nome em órgãos de proteção ao crédito e a maior dificuldade em acessar novas linhas de crédito no futuro. 

  2. Quanto tempo eu tenho para pagar o cheque especial?

    Se o seu banco oferece o benefício de 10 dias isentos de impostos, é ideal que o pagamento da dívida seja feito dentro desse período para evitar a cobrança dos juros. Já nos casos em que não existe essa condição, o pagamento do cheque especial deve ser feito antes do encerramento do período de apuração. 

  3. É possível parcelar a dívida do cheque especial?

    Sim. O parcelamento do saldo devedor com juros mais baixos é uma regra do cheque especial válida para todos os bancos.

  4. O que acontece se eu usar o limite da conta corrente?

    Você recebe uma notificação do banco informando que o serviço do cheque especial foi utilizado. A partir desse momento, você tem um débito com o seu banco.

  5. Quantos dias posso usar o limite do Santander?

    O cliente Santander pode usar o limite da conta por no máximo 10 dias ao longo do mês sem pagar imposto. Após esse prazo, é cobrado juros retroativos. 

Referências do artigo
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp