O Que é Poupança Variação 73, no Banco do Brasil?

Muitas pessoas ainda não conhecem a poupança variação 73, do Banco do Brasil, criada automaticamente para os beneficiários do Auxílio Emergencial. Conheça esta conta aqui e entenda qual o seu propósito.

Continua após a publicidade

flaviomariano
Flávio Mariano

De acordo com o Governo Federal, a segunda parcela do Auxílio Emergencial será paga a todo os beneficiários do programa por meio das contas sociais digitais. Anteriormente, durante o processo de pagamento da primeira parcela, apenas os indivíduos que não possuíam conta bancária, tiveram algum problema cadastral com estas ou optaram pelas contas sociais digitais, por algum motivo pessoal, receberam o pagamento desta forma. As contas digitais são hospedadas pela Caixa Econômica Federal, e podem ser movimentadas por meio do aplicativo Caixa TEM, que proporciona a realização de pagamentos, transferências, dentre outros serviços.

Infelizmente, estão sendo apresentadas diversas reclamações acerca do funcionamento do app Caixa TEM, que vem apresentando certas instabilidades e erros. Um dos problemas relatados foi relativo às transferências, que não estavam caindo nas contas do Banco do Brasil, mesmo após dias dos DOCs terem sido realizados, a partir da conta social digital. Porém, não é preciso se preocupar, pois, de acordo com o Banco do Brasil, para os clientes do BB que estejam de acordo com a legislação e possuam conta corrente ou poupança ativa, serão abertas poupanças vinculadas, com variação 73. E, é para esta conta que está indo o dinheiro dos indivíduos.

Continua após a publicidade

Logo, os que irão receber a segunda parcela do Auxílio Emergencial deverão conhecer a poupança variação 73, pois com certeza terão contato com esta modalidade de conta caso sejam clientes BB. Abaixo, saiba mais sobre a poupança com variação 73 e entenda qual o seu propósito.

Como funciona a poupança com variação 73?

Muitas pessoas nem mesmo sabem da existência da poupança com variação 73, do Banco do Brasil. E, isto vem gerado muitos desentendimentos em relação às transferências feitas do app Caixa TEM para as contas do BB. De acordo com os beneficiários do Auxílio Emergencial, as transferências feitas para contas poupança ou corrente, pré-existentes no Banco do Brasil, não estão caindo, mesmo após dias. Na realidade, o que muitos não sabem é que o dinheiro está caindo em uma diferente, aberta apenas para este propósito. Esta conta é a poupança com variação 73.

Portanto, não é preciso se preocupar. O dinheiro transferido da conta social digital da Caixa para uma conta do Banco do Brasil não foi perdido, mas sim está em uma outra conta poupança aberta no nome do beneficiário. De acordo com o BB, a poupança com variação 73 foi criada exclusivamente para o pagamento do Auxílio Emergencial, e terá características específicas.

Esta conta possui abertura automática, sem a necessidade de apresentar documentos, não tem a cobrança de tarifas e também não possui a emissão de cartão, cheques ou ordens de pagamento. Além disso, segundo o Banco do Brasil, a poupança vinculada, com variação 73, será aberta para os clientes do Banco do Brasil, que estejam de acordo com o previsto na Lei e possuam conta corrente ou poupança ativa no banco.

Poupança variação 73
A poupança 73 será aberta para os beneficiários clientes do BB.

Ou seja, quando for feita a transferência da poupança social digital, aberta automaticamente pelo governo federal, para alguma conta do Banco do Brasil, pré-existente em seu nome, o dinheiro será enviado para a poupança vinculada, e não par a conta indicada.

Este processo foi instaurado para que o dinheiro do Auxílio Emergencial chegue integralmente aos beneficiários, sem que seja debitado devido à alguma dívida existente na conta indicada. Por exemplo, caso o Auxílio caia em alguma conta corrente do Banco do Brasil que possua dívida com o cheque especial, o valor poderá ser descontado para o pagamento deste débito.

Ademais, o Banco do Brasil afirmou que, assim que o pagamento tiver disponível, os beneficiários que são clientes do Banco do Brasil poderão realizar transferências para contas de sua escolha e saques nos caixas eletrônicos BB, Banco24Horas, lotéricas e correspondentes bancários.

Continua após a Publicidade

57 comentários

  1. Marcia

    Quando transferi meu saldo do Caixa Tem para minha conta corrente do BB achei que tinha perdido meu dinheiro. Três dias depois o saldo caiu na minha conta poupança bar.73.
    Sempre acontece isso. Já fiz transferência para a conta corrente e caiu na poupança.

  2. Diana Santos

    N consigo mais usar meu cartão de debito na variação 51. O q faço?

  3. Fátima

    Interessante. Faltou mencionar se mudou algo nos indices de correção da poupança com essa nova variação.

  4. Continua após a publicidade

  5. Karina

    Transferii meu auxílio pra minha conta do BB dia 20/05 e hoje dia 30 ainda não caiu o dinheiro,como que eu faço alguém me ajuda porque tô precisando muito ????????

  6. Adriane oliveira

    Tenho conta poupanca no bb e deste segunda dia 03/05 nao consegui pegar o auxilio e nao mudou ainda a variacao para 73 esta ainda no 51.Mas consta q ta na minha conta devo esperar?Esta tudo certinho eu deveria receber os 375,00 se nao cair no banco vou entrar com processo

  7. Nery santos

    Transferi meu dinheiro que estava na conta gital nasexta feira pro banco brasil eu já posso sacar ele? Ele caiu nessa poupança digital

  8. Continua após a publicidade

  9. Luis

    Mas eu posso usar meu cartão de débito pra usar o dinheiro q está na poupança 73 ??

  10. Evandro

    Transferi ontem meio dia o PIS pra minha conta digital pelo caixa tem. não caiu até então. O numero de atendimento da caixa é péssimo porque não consigo ser direcionado para um atendente. como descubro se o valor caiu em uma dessas contas (73)?

  11. Maria Clara

    Tem taxa para realizar transferências da variação 73? Conta/desconta das transferências gratuitas dos serviços essenciais?

  12. Continua após a publicidade

  13. Arlinda

    Boa tarde
    Todo saque que fiz da poupança, saiu automaticamente da variação 73, (sem opção pra 51). O valor que eu tinha nessa variação *acabou*
    Agora, qdo vou no caixa fazer saque, aparece que não tenho saldo na variação 73 e *não me dá opção* da variação 51 que tenho saldo.
    Não consigo sacar da variação 51.
    Porque os caixas não estão dando opção da variação 51???

  14. Mykaellem Silva

    Eu não sei os dados da minha conta poupança, e não estou conseguindo transferir dinheiro pra ela. Como faço para saber a conta e a agencia da poupança com variação 73?

  15. Rodrigo

    É possível encerrar a poupança e devolver o dinheiro do auxílio sem precisar sacar? Recebi o auxílio mas não usei. Qual o procedimento?

  16. Vanessa

    Se eu não usar o dinheiro da variação 73, deixar guardado, pode sumir depois de alguns dias ou meses?

  17. JOSIRA

    Oi, tem prazo pra sacar? O que acontece se não sacar caso tenha prazo?
    tbm é criado outra conta para transferência de outra pessoa na conta?

  18. Jota

    Porque na tela inicial do aplicativo, só esta aparecendo a soma dos saldos das variações 01 e 51? porque o valor da variação 73 não aparece somado junto na tela inicial?

  19. Clara

    A poupança 73 criada para recebe o auxílio emergencial vai render igual a poupança 51 se eu deixar o dinheiro lá?

  20. Andreia Trindade

    Gostaria de saber se posso transferir o dinheiro da variação 51 para a variação 73?
    É uma forma de guardar dinheiro sem que o banco desconte de alguma divida né?

  21. Franciane Paiva

    Olá como faço para sacar o dinheiro que está na minha conta com a variação 73? Eu não tenho idéia.

  22. MAURICIO FIGUEIREDO

    O dinheiro está caindo nessa variação.. Mais não tem opção de saque ou transferência, posso sacar é posso usar a mesma senha que eu uso pra sacar?

  23. Jane Cameron

    Alguém sabe dizer se à essa ‘Variação 73’, da poupança do Banco do Brasil, se aplica a mesma regra da conta digital do ‘Coronavoucher’, que quando após 90 dias sem movimentação o dinheiro é devolvido ao governo? Ou a ‘Variação 73’ seria diferente e podemos deixar o dinheiro depositado lá sem fazer qualquer movimentação por anos e ele nunca vai sumir? Obrigado.

  24. Weder Alves

    Ola bom dia a Poupança ouro 73 ganha Rendimento de Juros

  25. Bárbara

    Posso continuar usando a poupança variação 73 normalmente ou só é destinada para o auxilio emergencial?

  26. Gleison Marinho

    olá, tô com o dinheiro na minha conta poupança variação 73, porém a opção pra saque será daqui alguns dias . Queria perguntar se eu usar o meu cartão poupança variação 73 em compras com débito antes da data do saque, irá gerar alguma taxa ou juros quando eu for realizar o saque.

  27. Gean Carlos

    Como eu transfiro para minha conta poupança ouro var. 73 ,de outro banco? Não consigo encontrar o número da conta poupança ouro, só dá corrente.

  28. Laryssa

    Olá estou em dúvida apareceu na minha conta essa variação 73. Como faço pra pegar o dinheiro ?

  29. Kopchak

    Posso tranferir valores de minha CC para a poupança variação 73???

  30. LARISSA GUERRA

    Depois que acabar o auxílio, posso ficar usando as poupança variação 73, mesmo que eu já tenha a variação 51?

  31. Israel alves

    Como pedir o cartão da poupança do Banco do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.