De acordo com o Governo Federal, a segunda parcela do Auxílio Emergencial será paga a todo os beneficiários do programa por meio das contas sociais digitais. Anteriormente, durante o processo de pagamento da primeira parcela, apenas os indivíduos que não possuíam conta bancária, tiveram algum problema cadastral com estas ou optaram pelas contas sociais digitais, por algum motivo pessoal, receberam o pagamento desta forma. As contas digitais são hospedadas pela Caixa Econômica Federal, e podem ser movimentadas por meio do aplicativo Caixa TEM, que proporciona a realização de pagamentos, transferências, dentre outros serviços.

Infelizmente, estão sendo apresentadas diversas reclamações acerca do funcionamento do app Caixa TEM, que vem apresentando certas instabilidades e erros. Um dos problemas relatados foi relativo às transferências, que não estavam caindo nas contas do Banco do Brasil, mesmo após dias dos DOCs terem sido realizados, a partir da conta social digital. Porém, não é preciso se preocupar, pois, de acordo com o Banco do Brasil, para os clientes do BB que estejam de acordo com a legislação e possuam conta corrente ou poupança ativa, serão abertas poupanças vinculadas, com variação 73. E, é para esta conta que está indo o dinheiro dos indivíduos.

Continua após a publicidade:

Logo, os que irão receber a segunda parcela do Auxílio Emergencial deverão conhecer a poupança variação 73, pois com certeza terão contato com esta modalidade de conta caso sejam clientes BB. Abaixo, saiba mais sobre a poupança com variação 73 e entenda qual o seu propósito.

Como funciona a poupança com variação 73?

Muitas pessoas nem mesmo sabem da existência da poupança com variação 73, do Banco do Brasil. E, isto vem gerado muitos desentendimentos em relação às transferências feitas do app Caixa TEM para as contas do BB. De acordo com os beneficiários do Auxílio Emergencial, as transferências feitas para contas poupança ou corrente, pré-existentes no Banco do Brasil, não estão caindo, mesmo após dias. Na realidade, o que muitos não sabem é que o dinheiro está caindo em uma diferente, aberta apenas para este propósito. Esta conta é a poupança com variação 73.

Portanto, não é preciso se preocupar. O dinheiro transferido da conta social digital da Caixa para uma conta do Banco do Brasil não foi perdido, mas sim está em uma outra conta poupança aberta no nome do beneficiário. De acordo com o BB, a poupança com variação 73 foi criada exclusivamente para o pagamento do Auxílio Emergencial, e terá características específicas.

Esta conta possui abertura automática, sem a necessidade de apresentar documentos, não tem a cobrança de tarifas e também não possui a emissão de cartão, cheques ou ordens de pagamento. Além disso, segundo o Banco do Brasil, a poupança vinculada, com variação 73, será aberta para os clientes do Banco do Brasil, que estejam de acordo com o previsto na Lei e possuam conta corrente ou poupança ativa no banco.

Poupança variação 73
A poupança 73 será aberta para os beneficiários clientes do BB.

Ou seja, quando for feita a transferência da poupança social digital, aberta automaticamente pelo governo federal, para alguma conta do Banco do Brasil, pré-existente em seu nome, o dinheiro será enviado para a poupança vinculada, e não par a conta indicada.

Este processo foi instaurado para que o dinheiro do Auxílio Emergencial chegue integralmente aos beneficiários, sem que seja debitado devido à alguma dívida existente na conta indicada. Por exemplo, caso o Auxílio caia em alguma conta corrente do Banco do Brasil que possua dívida com o cheque especial, o valor poderá ser descontado para o pagamento deste débito.

Ademais, o Banco do Brasil afirmou que, assim que o pagamento tiver disponível, os beneficiários que são clientes do Banco do Brasil poderão realizar transferências para contas de sua escolha e saques nos caixas eletrônicos BB, Banco24Horas, lotéricas e correspondentes bancários.

Publicidade