Notícias

Poupança rende menos que a inflação, mas brasileiro continua investindo

Isabella Proença
Isabella Proença
Poupança rende menos que a inflação

Embora saiba que a poupança rende menos que a inflação, brasileiro segue considerando o investimento na caderneta uma boa opção.

Poupança rende menos que a inflação, mas brasileiro continua investindo

 

Uma pesquisa encomendada pelo C6 Bank ao Data Folha revelou que a cada 10 brasileiros, 3 acreditam que investir dinheiro na poupança é uma boa alternativa.

Mesmo tendo consciência de que a poupança está negativa desde o ano passado, com rentabilidade abaixo da inflação, os brasileiros mantêm o interesse.

Continua após a publicidade

No mês de agosto, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) foi de 0,24%.

Já a poupança, levando em consideração as aplicações realizadas a partir de 4 de maio de 2012, rendeu 0,13% no mesmo mês.

Ainda assim, o último levantamento do Banco Central mostrou que, também em agosto, no país inteiro, os depósitos nas cadernetas de poupança foram superiores aos saques em R$ 11,40 bilhões.

Este foi o melhor resultado para o mês desde 1995, início da série histórica. Ou seja, foi o maior ingresso líquido de recursos para agosto em 26 anos. 

Por que o brasileiro continua investindo na poupança?

O educador financeiro do C6 Bank, Liao Yu Chieh, afirma que o gosto do brasileiro pela poupança tem como base o histórico de confiança e a garantia de que o dinheiro está protegido.

“No entanto, hoje em dia, outros produtos, como CDB e LCI, contam com a mesma garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) que a poupança tem”, explica.

Além disso, também podemos citar o Tesouro Selic, que inclusive pode ser considerado uma das aplicações mais seguras do mercado, visto que o responsável pelo pagamento é o próprio Tesouro Nacional.

Esta matéria sobre o fato de que a Poupança rende menos que a inflação foi útil? Então, assine a newsletter do iDinheiro e receba nossas atualizações diretamente no seu e-mail.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *