A poupança, mesmo com as mudanças nos rendimentos, segue como investimento preferido dos brasileiros. A principal explicação para esse sucesso está na facilidade de aplicação e resgate na caderneta de poupança, bem como na segurança do investimento. Mas a fama não significa que todo mundo entende perfeitamente o funcionamento da poupança. Muitas pessoas ainda têm dúvida em relação aos rendimentos e se há diferença entre diferentes modalidades da aplicação.

Pensando nisso, hoje vamos esclarecer a diferença entre dois tipos de poupança do Banco do Brasil: a Poupança Ouro  e a Poupex.

Continua após a publicidade


Qual é o rendimento atual da poupança?

Antes de falar mais sobre a Poupança Ouro e a Poupex, é necessário explicar como funcionam os rendimentos da poupança atualmente. Desde 2012, o cálculo para remuneração da aplicação está atrelado à taxa básica de juros Selic. Com essa nova fórmula, a poupança rende da seguinte forma:

  • Taxa Referencial (TR) + 0,5% ao mês quando a Selic está acima de 8,5%;
  • Taxa Referencial (TR) + 70% da Selic quando a taxa é inferior a 8,5%.

Como todos sabem, a alta de juros é um dos problemas atuais da economia brasileira e a Selic se encontra em 12,75%. Isso quer dizer que com essa configuração a remuneração da poupança é de 0,5% ao mês + Taxa Referencial.

Poupanca ouro poupex banco do brasil
Poupança Ouro e Poupex do Banco do Brasil

Poupança do Banco do Brasil

Agora vamos tratar mais especificamente das cadernetas de poupança do Banco do Brasil. Qual será a diferença entre elas? A distinção está na utilização dos recursos aplicados, ou seja, como o dinheiro será usado enquanto estiver “guardado” no banco.

Poupex

A Poupex é uma das modalidades de poupança disponibilizadas pelo banco, contando com toda a segurança e praticidade de qualquer caderneta de poupança. Quando o cliente opta por aplicar na Poupex, os recursos, enquanto estiverem aplicados,  serão usados em financiamentos imobiliários administrados pela Associação de Poupança e Empréstimo (POUPEX).

Poupança Ouro

A outra modalidade de poupança do Banco do Brasil é a Poupança Ouro, que funciona do mesmo modo que a anterior. O que muda, como mencionamos, é a utilização dos recursos investidos. Nessa modalidade, o dinheiro aplicado é investido principalmente no financiamento rural, contribuindo para os avanços econômicos do país.

Qual modalidade é melhor para se investir?

Diante dessas informações, a pergunta que não quer calar é se devemos investir na Poupex ou na Poupança Ouro. A primeira coisa que deve ficar clara para o investidor, no entanto, é que não existe diferença na remuneração dessas modalidades. Dito de outro modo, se você investir na Poupex ou na Poupança Ouro no mesmo dia, terá ao final da aplicação os mesmos rendimentos. Isso quer dizer que a distinção entre elas é na verdade muito pequena e não interfere diretamente no bolso do investidor.

Enfatizando mais uma vez: o que muda é somente o uso pelo banco do recurso aplicado. Nada muda para o aplicador.

Conclusão

Mais importante do que se preocupar com a diferença entre a Poupex e a Poupança Ouro é a necessidade de se investir parte da renda recebida mensalmente. Hoje em dia, várias opções de investimento podem ser mais vantajosas que a poupança, mas aplicar na caderneta já é um bom passo para quem está começando a cuidar mais do próprio dinheiro.

Com tempo e mais informações, é possível fazer escolhas acertadas e apostas em investimentos mais rentáveis. O que realmente importa é poupar!