Poupança Itaú: saiba mais sobre essa opção

A Poupança Itaú é uma das opções de investimento conservadores existentes no mercado. Mas, será que tem um bom rendimento? Confira essa e outras dúvidas comuns do investidor.

Amanda Gusmao
Amanda Gusmão

Poupança Itaú: saiba mais sobre essa opção.

Apesar das diversas formas de investimento que existem atualmente, a poupança ainda é uma das formas de investimento mais usadas.

Por isso, as instituições financeiras geralmente oferecem essa modalidade aos seus clientes, como é o caso da Poupança Itaú.

Continua após a publicidade

Os principais motivos para a escolha da caderneta são a facilidade e a segurança da aplicação. Os rendimentos não são tão elevados, mas, apesar disso, a ela ainda é recomendada para quem está iniciando no mundo dos investimentos.

Por falar nisso, você sabe qual o rendimento da poupança hoje? E, qual o indicador influencia seu desempenho? Falaremos sobre tudo isso a seguir.

Continua após a publicidade

Qual seu objetivo de investimento?

Para início de papo, antes de investir em qualquer aplicação como a poupança Itaú, você deve refletir sobre seus objetivos para essa estratégia.

Para quem está criando um fundo de emergência, por exemplo, com o objetivo de juntar uma reserva que sirva de “socorro” em situações inesperadas, aplicar mensalmente na caderneta pode ser uma boa escolha.

Você pode sacar o valor investido na poupança a qualquer momento. Dessa forma, você poderá recorrer ao que está guardado para dar aquela “mãozinha” na vida financeira quando a coisa apertar.

Essa é a principal vantagem da poupança em qualquer instituição, ou seja, a possibilidade de resgate imediato. Já quanto a sua rentabilidade, não podemos afirmar o mesmo.

Continua após a publicidade

Isso porque ela é muito sensível às mudanças da taxa Selic e, quanto mais baixa a taxa básica de juros do Brasil (como é o caso na atualidade), menores são seus ganhos.

Além disso, o pagamento de seus juros remuneratórios, aqueles trazem lucro para o poupador, acontecem somente se o recurso permanecer aplicado por 30 dias, que é o aniversário da poupança.

Em resumo, a poupança não está com uma performance interessante para quem quer ver seu dinheiro render bem ou, ao menos, acima da inflação.

Vale lembrar que em 2020 vimos a poupança rendendo menos que a inflação várias vezes!

Continua após a publicidade

Então, com isso compreendido, podemos passar para o próximo ponto, a escolha da instituição que você vai aplicar na poupança (Sim! Todas oferecem esse tipo de aplicação com as mesmas condições.)

Sobre o Itaú e seus serviços

O Banco Itaú está presente em 18 países, sendo a maior instituição financeira da América Latina e o maior banco privado do Brasil. Dessa forma, com atuação em diversas áreas e um amplo portfólio de serviços.

Os serviços do banco atendem as necessidades de pessoas físicas, microempresas e até mesmo organizações de grande porte.

Dentre os serviços oferecidos pelo banco, tem-se a Poupança Itaú, uma forma de investir dinheiro e obter retorno financeiro a partir do seu rendimento.

Continua após a publicidade

Uma das formas mais tradicionais de investimentos, a poupança oferece risco baixo, além de ser uma opção isenta de IOF, Imposto de Renda para pessoa física e de fácil de resgatar.

Como funciona a Poupança Itaú

Ao escolher um banco para ter uma caderneta de poupança, é sempre bom optar uma instituição sólida no setor financeiro. Como vimos no tópico anterior, o Itaú é uma marca reconhecida no mercado e, por isso, você pode usá-lo para investir na poupança sem grandes riscos.

Se você está pensando em começar a aplicar na poupança agora, o Itaú oferece um sistema de simulação pela internet bem eficiente e simples.

Assim, basta informar o valor com o qual você deseja iniciar o investimento, selecionar a opção “Poupança” e clicar em “Simular”.

Continua após a publicidade

Seja qual for o tipo de investimento ou serviço, fazer uma simulação é fundamental para entender se aquela opção realmente está dentro de suas condições e se atende às suas necessidades e objetivos.

Quanto rende?

O rendimento da poupança é fixado pelo Banco Central (BC) e, portanto, não varia conforme o banco. Assim, os juros da Poupança Itaú são os mesmos de qualquer outra instituição financeira do país. Todas as aplicações na poupança feitas a partir de 04/05/2012 têm o rendimento mensal calculado da seguinte forma:

  • 0,5% ao mês + Taxa Referencial quando a taxa Selic estiver acima de 8,5%;
  • 70% da Selic + Taxa Referencial quando a taxa Selic estiver igual ou inferior a 8,5%.

A taxa referencial é calculada diariamente pelo BC. Ela é o resultado da média dos juros diários das principais instituições financeiras do país. Esses juros são cobrados pelos Certificados de Depósitos Bancários (CDBs).

Diferenciais da Poupança Itaú

Se os juros são sempre os mesmos, então são outras características que devem ser analisadas para que você decida onde abrir uma poupança. No caso do Itaú, o grande atrativo é a Poupança Multidata.

Continua após a publicidade

São 28 datas de aniversário, garantindo um sistema inteligente de aproveitamento dos rendimentos da poupança.

Além disso, segundo a empresa, a Poupança Itaú oferece ainda os seguintes diferenciais:

  • isenção do Imposto de Renda.
  • resgate fácil: você pode resgatar seu dinheiro a qualquer momento por meio de transferência via site e aplicativo, ou fazer saque nos caixas eletrônicos.
  • baixo risco: de todas as formas de investir o seu dinheiro, a poupança é uma das que possui o índice de risco mais baixo.
  • proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), com cobertura de até 250 mil reais por CPF/CNPJ.
  • serviço de assessoria financeira. Qualquer cliente pode usar os canais de atendimento para esclarecer suas dúvidas e obter orientações sobre seus investimentos. Os telefones da consultoria especializada são: 4004 4828 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 970 4828 (outras localidades).

Outra vantagem da poupança Itaú é que ela pode ser vinculada a conta corrente, facilitando a movimentação. Aliás, toda conta do banco tem, uma conta poupança e, para ativar, bastar fazer um depósito.

A partir dessas vantagens colocadas pela empresa, compare com as demais opções do mercado e verifique qual delas oferece mais benefícios para você, de acordo com os seus objetivos com a poupança.

Qual é a reputação do serviço no Reclame Aqui?

O Banco Itaú possui pontuação 7.4 no site Reclame Aqui, plataforma que reúne avaliações sobre produtos e serviços.

Continua após a publicidade

Apesar de não ser das melhores notas, o site ainda a considera como boa. Além disso, 99,9% dos questionamentos obtiveram respostas e o índice de problemas solucionados soma quase 75%.

A Poupança Itaú é boa?

De acordo com as avaliações e as vantagens apresentadas pelo banco, a Poupança Itaú é uma boa opção de investimento se estiver alinhada com seus objetivos, ou seja, o resgate imediato sendo mais relevante que uma boa rentabilidade.

A instituição oferece recursos práticos e de fácil utilização pela internet. O sistema de assessoria financeira também é interessante, principalmente se você quiser usar a aplicação da poupança para realocar em outros investimentos.

No entanto, como já pontuamos anteriormente, sempre compare os serviços oferecidos por outros bancos. Além disso, lembre-se que, no caso da poupança, o que mais importa é o atendimento e os recursos on-line disponibilizados pela instituição financeira.

Continua após a publicidade

Como aplicar na Poupança Itaú?

Você pode aplicar na poupança a partir de 4 canais, são eles:

  1. Internet: no menu do site selecione a opção “Poupança” e, em seguida, clique em “Aplicar”.
  2. Aplicativo: no app do banco vá até a aba “serviços” e, posteriormente, clique em “poupança”.
  3. Caixa eletrônico: escolha “depósito sem cartão” e, depois, no “tipo de conta” opte por “conta poupança”.
  4. Terminal de Caixa: você também pode realizar a aplicação nos terminais de caixa das agências físicas.

Como você pôde perceber, para aplicar na poupança o procedimento é bastante simples, podendo ser feito em casa mesmo, de forma on-line.

Dúvidas frequentes sobre a Poupança Itaú

Aqui vão algumas dúvidas rápidas que costumam surgir para quem pensa em investir na poupança do Banco Itaú.

Como transferir o dinheiro da conta corrente para poupança Itaú?

Você pode fazer uma transferência ou um depósito para o mesmo número de sua agência e conta, acrescentando o complemento /500.

Poupança multidata do Itaú: o que é?

A poupança multidata recebe esse nome por ter vários aniversários. Dessa maneira, as aplicações feitas nos dias 29, 30 e 31 terão como aniversário o rendimento da poupança referente ao dia 1°.

Continua após a publicidade

Como abrir a poupança?

Para correntistas do banco basta acrescentar /500 no final do número. Exemplo: se a sua C/C for 00000-0, a poupança será 00000-0/500.

Mas, se você não possui conta ainda, deve dirigir-se à agência mais próxima com: documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência com data de emissão em até 180 dias e comprovante de renda com data até 60 dias.

Como acessar o app para controlar minha poupança?

Você deve baixar o aplicativo do Bando Itaú. Lá, você terá acesso a todos os serviços como pagamentos, transferências, saldos, extratos e outros.

Como fazer um depósito na conta poupança do Itaú?

É possível aplicar na poupança nos terminais de autoatendimento, nos terminais de caixa, pelo internet banking ou pelo aplicativo.

Continua após a publicidade

Conclusão

A conta poupança é a forma mais tradicional de guardar seu dinheiro. Porém, antes de escolhê-la, é fundamental que você avalie quais são seus objetivos de investimento.

Se deseja fazer seu dinheiro render acima da inflação, por exemplo, é mais interessante buscar outras opções de investimentos, até mesmo de renda fixa que são igualmente conservadores como a poupança.

Algumas instituições, inclusive o Itaú, oferecem CDBs que rendem mais que a poupança, mesmo com o IOF e imposto de renda em um eventual saque.

Mas, se seu objetivo é manter o dinheiro aplicado por longo prazo, então, a diversificação dos seus investimentos, ou seja, escolher dois ou mais tipos de aplicação diferentes é o mais recomendável.

Esse é o seu momento de investidor? Então, assine a newsletter do iDinheiro e acompanhe nossas dicas e conteúdos especializados.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.